O projeto político-pedagógico e currículo da EFAU: educação para que? E para quem?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7038 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo analisar os pressupostos ontológicos, a ideologia e a efetivação diária do Projeto político-pedagógico da Escola Família Agrícola de Uirapuru-GO (EFAU) e sua relação com o currículo diferenciado proposto pela Pedagogia da Alternância, em que os tempos e espaços educativos não se dão exclusivamente na escola, mas também nas comunidades rurais. Sendo assim, buscou-se socializar dados de um projeto de pesquisa que procurou analisar a configuração da Pedagogia da Alternância na EFAU, seus limites e potencialidades, baseando-se em uma metodologia de pesquisa qualitativa, numa perspectiva participante. Nesse processo investigativo, entrevistou-se educadores, estudantes, funcionários/monitores e pais, observando de forma participativa o cotidiano da escola, além de analisar documentos históricos, como o Projeto político-pedagógico (PPP) e Regimento Escolar. Em específico, as correlações entre o PPP e currículo buscam sistematizar e socializar as falas dos educadores e suas reflexões sobre a Pedagogia da Alternância no cotidiano da escola, no sentido de contribuir para ações e debates no âmbito da Educação do Campo. |
id |
UNESP-15_b3941755a7036f5c776b8d56596beb75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7038 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O projeto político-pedagógico e currículo da EFAU: educação para que? E para quem?Este trabalho tem por objetivo analisar os pressupostos ontológicos, a ideologia e a efetivação diária do Projeto político-pedagógico da Escola Família Agrícola de Uirapuru-GO (EFAU) e sua relação com o currículo diferenciado proposto pela Pedagogia da Alternância, em que os tempos e espaços educativos não se dão exclusivamente na escola, mas também nas comunidades rurais. Sendo assim, buscou-se socializar dados de um projeto de pesquisa que procurou analisar a configuração da Pedagogia da Alternância na EFAU, seus limites e potencialidades, baseando-se em uma metodologia de pesquisa qualitativa, numa perspectiva participante. Nesse processo investigativo, entrevistou-se educadores, estudantes, funcionários/monitores e pais, observando de forma participativa o cotidiano da escola, além de analisar documentos históricos, como o Projeto político-pedagógico (PPP) e Regimento Escolar. Em específico, as correlações entre o PPP e currículo buscam sistematizar e socializar as falas dos educadores e suas reflexões sobre a Pedagogia da Alternância no cotidiano da escola, no sentido de contribuir para ações e debates no âmbito da Educação do Campo.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2014-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/703810.21723/riaee.v9i2.7038Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 2 (2014); 327-337Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 2 (2014); 327-3371982-55872446-860610.21723/riaee.v9i2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7038/5051Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmaral, Ana Paula doMachado, Ilma Ferreira2017-11-08T18:57:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7038Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T18:57:48Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O projeto político-pedagógico e currículo da EFAU: educação para que? E para quem? |
title |
O projeto político-pedagógico e currículo da EFAU: educação para que? E para quem? |
spellingShingle |
O projeto político-pedagógico e currículo da EFAU: educação para que? E para quem? Amaral, Ana Paula do |
title_short |
O projeto político-pedagógico e currículo da EFAU: educação para que? E para quem? |
title_full |
O projeto político-pedagógico e currículo da EFAU: educação para que? E para quem? |
title_fullStr |
O projeto político-pedagógico e currículo da EFAU: educação para que? E para quem? |
title_full_unstemmed |
O projeto político-pedagógico e currículo da EFAU: educação para que? E para quem? |
title_sort |
O projeto político-pedagógico e currículo da EFAU: educação para que? E para quem? |
author |
Amaral, Ana Paula do |
author_facet |
Amaral, Ana Paula do Machado, Ilma Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Ilma Ferreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaral, Ana Paula do Machado, Ilma Ferreira |
description |
Este trabalho tem por objetivo analisar os pressupostos ontológicos, a ideologia e a efetivação diária do Projeto político-pedagógico da Escola Família Agrícola de Uirapuru-GO (EFAU) e sua relação com o currículo diferenciado proposto pela Pedagogia da Alternância, em que os tempos e espaços educativos não se dão exclusivamente na escola, mas também nas comunidades rurais. Sendo assim, buscou-se socializar dados de um projeto de pesquisa que procurou analisar a configuração da Pedagogia da Alternância na EFAU, seus limites e potencialidades, baseando-se em uma metodologia de pesquisa qualitativa, numa perspectiva participante. Nesse processo investigativo, entrevistou-se educadores, estudantes, funcionários/monitores e pais, observando de forma participativa o cotidiano da escola, além de analisar documentos históricos, como o Projeto político-pedagógico (PPP) e Regimento Escolar. Em específico, as correlações entre o PPP e currículo buscam sistematizar e socializar as falas dos educadores e suas reflexões sobre a Pedagogia da Alternância no cotidiano da escola, no sentido de contribuir para ações e debates no âmbito da Educação do Campo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7038 10.21723/riaee.v9i2.7038 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7038 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v9i2.7038 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7038/5051 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 2 (2014); 327-337 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 2 (2014); 327-337 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v9i2 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215853556301824 |