O projeto político-pedagógico e currículo da EFAU: educação para que? E para quem?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Ana Paula do
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Machado, Ilma Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7038
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar os pressupostos ontológicos, a ideologia e a efetivação diária do Projeto político-pedagógico da Escola Família Agrícola de Uirapuru-GO (EFAU) e sua relação com o currículo diferenciado proposto pela Pedagogia da Alternância, em que os tempos e espaços educativos não se dão exclusivamente na escola, mas também nas comunidades rurais. Sendo assim, buscou-se socializar dados de um projeto de pesquisa que procurou analisar a configuração da Pedagogia da Alternância na EFAU, seus limites e potencialidades, baseando-se em uma metodologia de pesquisa qualitativa, numa perspectiva participante. Nesse processo investigativo, entrevistou-se educadores, estudantes, funcionários/monitores e pais, observando de forma participativa o cotidiano da escola, além de analisar documentos históricos, como o Projeto político-pedagógico (PPP) e Regimento Escolar. Em específico, as correlações entre o PPP e currículo buscam sistematizar e socializar as falas dos educadores e suas reflexões sobre a Pedagogia da Alternância no cotidiano da escola, no sentido de contribuir para ações e debates no âmbito da Educação do Campo.
id UNESP-15_b3941755a7036f5c776b8d56596beb75
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7038
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling O projeto político-pedagógico e currículo da EFAU: educação para que? E para quem?Este trabalho tem por objetivo analisar os pressupostos ontológicos, a ideologia e a efetivação diária do Projeto político-pedagógico da Escola Família Agrícola de Uirapuru-GO (EFAU) e sua relação com o currículo diferenciado proposto pela Pedagogia da Alternância, em que os tempos e espaços educativos não se dão exclusivamente na escola, mas também nas comunidades rurais. Sendo assim, buscou-se socializar dados de um projeto de pesquisa que procurou analisar a configuração da Pedagogia da Alternância na EFAU, seus limites e potencialidades, baseando-se em uma metodologia de pesquisa qualitativa, numa perspectiva participante. Nesse processo investigativo, entrevistou-se educadores, estudantes, funcionários/monitores e pais, observando de forma participativa o cotidiano da escola, além de analisar documentos históricos, como o Projeto político-pedagógico (PPP) e Regimento Escolar. Em específico, as correlações entre o PPP e currículo buscam sistematizar e socializar as falas dos educadores e suas reflexões sobre a Pedagogia da Alternância no cotidiano da escola, no sentido de contribuir para ações e debates no âmbito da Educação do Campo.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2014-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/703810.21723/riaee.v9i2.7038Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 2 (2014); 327-337Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 2 (2014); 327-3371982-55872446-860610.21723/riaee.v9i2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7038/5051Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmaral, Ana Paula doMachado, Ilma Ferreira2017-11-08T18:57:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7038Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T18:57:48Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O projeto político-pedagógico e currículo da EFAU: educação para que? E para quem?
title O projeto político-pedagógico e currículo da EFAU: educação para que? E para quem?
spellingShingle O projeto político-pedagógico e currículo da EFAU: educação para que? E para quem?
Amaral, Ana Paula do
title_short O projeto político-pedagógico e currículo da EFAU: educação para que? E para quem?
title_full O projeto político-pedagógico e currículo da EFAU: educação para que? E para quem?
title_fullStr O projeto político-pedagógico e currículo da EFAU: educação para que? E para quem?
title_full_unstemmed O projeto político-pedagógico e currículo da EFAU: educação para que? E para quem?
title_sort O projeto político-pedagógico e currículo da EFAU: educação para que? E para quem?
author Amaral, Ana Paula do
author_facet Amaral, Ana Paula do
Machado, Ilma Ferreira
author_role author
author2 Machado, Ilma Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Ana Paula do
Machado, Ilma Ferreira
description Este trabalho tem por objetivo analisar os pressupostos ontológicos, a ideologia e a efetivação diária do Projeto político-pedagógico da Escola Família Agrícola de Uirapuru-GO (EFAU) e sua relação com o currículo diferenciado proposto pela Pedagogia da Alternância, em que os tempos e espaços educativos não se dão exclusivamente na escola, mas também nas comunidades rurais. Sendo assim, buscou-se socializar dados de um projeto de pesquisa que procurou analisar a configuração da Pedagogia da Alternância na EFAU, seus limites e potencialidades, baseando-se em uma metodologia de pesquisa qualitativa, numa perspectiva participante. Nesse processo investigativo, entrevistou-se educadores, estudantes, funcionários/monitores e pais, observando de forma participativa o cotidiano da escola, além de analisar documentos históricos, como o Projeto político-pedagógico (PPP) e Regimento Escolar. Em específico, as correlações entre o PPP e currículo buscam sistematizar e socializar as falas dos educadores e suas reflexões sobre a Pedagogia da Alternância no cotidiano da escola, no sentido de contribuir para ações e debates no âmbito da Educação do Campo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7038
10.21723/riaee.v9i2.7038
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7038
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v9i2.7038
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7038/5051
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 2 (2014); 327-337
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 2 (2014); 327-337
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v9i2
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215853556301824