Formação de professores a distância: o que pensam os tutores?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7151 |
Resumo: | O texto discute os desafios enfrentados por atores educacionais que exercem sua prática pedagógica em ambiente virtual de aprendizagem e problematiza concepções que tutores possuem sobre aspectos da formação a distância. Um questionário foi aplicado em 386 tutores de diferentes regiões do Brasil que trabalham com formação de professores em nível superior a distância. Os resultados mostram que a maioria dos tutores acredita na potencialidade da Educação a Distância (EaD) para uma formação de qualidade, apresenta-se dividida quanto a responsabilidade da tutoria para o sucesso do curso, considera ser mais complexo exercer a docência a distância e evidencia em suas concepções que o mercado de trabalho ainda possui forte preconceito com a EaD. |
id |
UNESP-15_b83b1f27788ae432d05730542488b282 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7151 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de professores a distância: o que pensam os tutores?O texto discute os desafios enfrentados por atores educacionais que exercem sua prática pedagógica em ambiente virtual de aprendizagem e problematiza concepções que tutores possuem sobre aspectos da formação a distância. Um questionário foi aplicado em 386 tutores de diferentes regiões do Brasil que trabalham com formação de professores em nível superior a distância. Os resultados mostram que a maioria dos tutores acredita na potencialidade da Educação a Distância (EaD) para uma formação de qualidade, apresenta-se dividida quanto a responsabilidade da tutoria para o sucesso do curso, considera ser mais complexo exercer a docência a distância e evidencia em suas concepções que o mercado de trabalho ainda possui forte preconceito com a EaD.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2015-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/715110.21723/riaee.v10i1.7151Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.1, jan./mar. (2015); 67-82Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.1, jan./mar. (2015); 67-821982-55872446-860610.21723/riaee.v10i1reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7151/5351Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGarcia, Marta FernandesSilva, Dirceu daRiedo, Cássio Ricardo Fares2017-11-09T12:19:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7151Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-09T12:19:10Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores a distância: o que pensam os tutores? |
title |
Formação de professores a distância: o que pensam os tutores? |
spellingShingle |
Formação de professores a distância: o que pensam os tutores? Garcia, Marta Fernandes |
title_short |
Formação de professores a distância: o que pensam os tutores? |
title_full |
Formação de professores a distância: o que pensam os tutores? |
title_fullStr |
Formação de professores a distância: o que pensam os tutores? |
title_full_unstemmed |
Formação de professores a distância: o que pensam os tutores? |
title_sort |
Formação de professores a distância: o que pensam os tutores? |
author |
Garcia, Marta Fernandes |
author_facet |
Garcia, Marta Fernandes Silva, Dirceu da Riedo, Cássio Ricardo Fares |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Dirceu da Riedo, Cássio Ricardo Fares |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Marta Fernandes Silva, Dirceu da Riedo, Cássio Ricardo Fares |
description |
O texto discute os desafios enfrentados por atores educacionais que exercem sua prática pedagógica em ambiente virtual de aprendizagem e problematiza concepções que tutores possuem sobre aspectos da formação a distância. Um questionário foi aplicado em 386 tutores de diferentes regiões do Brasil que trabalham com formação de professores em nível superior a distância. Os resultados mostram que a maioria dos tutores acredita na potencialidade da Educação a Distância (EaD) para uma formação de qualidade, apresenta-se dividida quanto a responsabilidade da tutoria para o sucesso do curso, considera ser mais complexo exercer a docência a distância e evidencia em suas concepções que o mercado de trabalho ainda possui forte preconceito com a EaD. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7151 10.21723/riaee.v10i1.7151 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7151 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v10i1.7151 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7151/5351 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.1, jan./mar. (2015); 67-82 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.1, jan./mar. (2015); 67-82 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v10i1 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215853584613376 |