Formação de professores a distância: o que pensam os tutores?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Marta Fernandes
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva, Dirceu da, Riedo, Cássio Ricardo Fares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7151
Resumo: O texto discute os desafios enfrentados por atores educacionais que exercem sua prática pedagógica em ambiente virtual de aprendizagem e problematiza concepções que tutores possuem sobre aspectos da formação a distância. Um questionário foi aplicado em 386 tutores de diferentes regiões do Brasil que trabalham com formação de professores em nível superior a distância. Os resultados mostram que a maioria dos tutores acredita na potencialidade da Educação a Distância (EaD) para uma formação de qualidade, apresenta-se dividida quanto a responsabilidade da tutoria para o sucesso do curso, considera ser mais complexo exercer a docência a distância e evidencia em suas concepções que o mercado de trabalho ainda possui forte preconceito com a EaD.
id UNESP-15_b83b1f27788ae432d05730542488b282
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7151
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Formação de professores a distância: o que pensam os tutores?O texto discute os desafios enfrentados por atores educacionais que exercem sua prática pedagógica em ambiente virtual de aprendizagem e problematiza concepções que tutores possuem sobre aspectos da formação a distância. Um questionário foi aplicado em 386 tutores de diferentes regiões do Brasil que trabalham com formação de professores em nível superior a distância. Os resultados mostram que a maioria dos tutores acredita na potencialidade da Educação a Distância (EaD) para uma formação de qualidade, apresenta-se dividida quanto a responsabilidade da tutoria para o sucesso do curso, considera ser mais complexo exercer a docência a distância e evidencia em suas concepções que o mercado de trabalho ainda possui forte preconceito com a EaD.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2015-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/715110.21723/riaee.v10i1.7151Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.1, jan./mar. (2015); 67-82Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.1, jan./mar. (2015); 67-821982-55872446-860610.21723/riaee.v10i1reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7151/5351Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGarcia, Marta FernandesSilva, Dirceu daRiedo, Cássio Ricardo Fares2017-11-09T12:19:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7151Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-09T12:19:10Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores a distância: o que pensam os tutores?
title Formação de professores a distância: o que pensam os tutores?
spellingShingle Formação de professores a distância: o que pensam os tutores?
Garcia, Marta Fernandes
title_short Formação de professores a distância: o que pensam os tutores?
title_full Formação de professores a distância: o que pensam os tutores?
title_fullStr Formação de professores a distância: o que pensam os tutores?
title_full_unstemmed Formação de professores a distância: o que pensam os tutores?
title_sort Formação de professores a distância: o que pensam os tutores?
author Garcia, Marta Fernandes
author_facet Garcia, Marta Fernandes
Silva, Dirceu da
Riedo, Cássio Ricardo Fares
author_role author
author2 Silva, Dirceu da
Riedo, Cássio Ricardo Fares
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Marta Fernandes
Silva, Dirceu da
Riedo, Cássio Ricardo Fares
description O texto discute os desafios enfrentados por atores educacionais que exercem sua prática pedagógica em ambiente virtual de aprendizagem e problematiza concepções que tutores possuem sobre aspectos da formação a distância. Um questionário foi aplicado em 386 tutores de diferentes regiões do Brasil que trabalham com formação de professores em nível superior a distância. Os resultados mostram que a maioria dos tutores acredita na potencialidade da Educação a Distância (EaD) para uma formação de qualidade, apresenta-se dividida quanto a responsabilidade da tutoria para o sucesso do curso, considera ser mais complexo exercer a docência a distância e evidencia em suas concepções que o mercado de trabalho ainda possui forte preconceito com a EaD.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7151
10.21723/riaee.v10i1.7151
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7151
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v10i1.7151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7151/5351
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.1, jan./mar. (2015); 67-82
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.1, jan./mar. (2015); 67-82
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v10i1
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215853584613376