Avaliação interdisciplinar em um jovem com distúrbio de leitura e escrita: um relato de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2692 |
Resumo: | O distúrbio de leitura e escrita, quando não diagnosticado ainda na infância, leva ao adulto apresentar perturbações de ordem emocional, social e lingüística. O presente trabalho objetivou refletir sobre a importância do diagnóstico precoce, bem como verificar as relações entre as habilidades de compreensão em leitura e de escrita em um adulto jovem. Para tanto, foi aplicado avaliações de áreas interdisciplinares. Os dados obtidos foram descritos e analisados de acordo com critérios específicos e postos em discussão. Os resultados apontaram que a jovem apresenta distúrbio de leitura e escrita. Os achados desse estudo denotam que o diagnóstico por uma equipe interdisciplinar torna-se essencial, tendo o indivíduo oportunidade de mostrar evolução tanto no desenvolvimento educacional quanto nas suas habilidades. |
id |
UNESP-15_c1a73ea87cc1e8ad26043feab030281d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2692 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação interdisciplinar em um jovem com distúrbio de leitura e escrita: um relato de casoDistúrbio de aprendizagemEquipe interdisciplinarDiagnósticoO distúrbio de leitura e escrita, quando não diagnosticado ainda na infância, leva ao adulto apresentar perturbações de ordem emocional, social e lingüística. O presente trabalho objetivou refletir sobre a importância do diagnóstico precoce, bem como verificar as relações entre as habilidades de compreensão em leitura e de escrita em um adulto jovem. Para tanto, foi aplicado avaliações de áreas interdisciplinares. Os dados obtidos foram descritos e analisados de acordo com critérios específicos e postos em discussão. Os resultados apontaram que a jovem apresenta distúrbio de leitura e escrita. Os achados desse estudo denotam que o diagnóstico por uma equipe interdisciplinar torna-se essencial, tendo o indivíduo oportunidade de mostrar evolução tanto no desenvolvimento educacional quanto nas suas habilidades.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2010-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/269210.21723/riaee.v4i1.2692Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 4 Núm. 1 (2009); 76-88Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 4 n. 1 (2009); 76-881982-55872446-860610.21723/riaee.v4i1reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2692/2402Copyright (c) 2010 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Andréa CarlaBorges, Karina KellyHammoud, Janete Alves Dias2017-11-07T19:49:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2692Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T19:49:16Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação interdisciplinar em um jovem com distúrbio de leitura e escrita: um relato de caso |
title |
Avaliação interdisciplinar em um jovem com distúrbio de leitura e escrita: um relato de caso |
spellingShingle |
Avaliação interdisciplinar em um jovem com distúrbio de leitura e escrita: um relato de caso Machado, Andréa Carla Distúrbio de aprendizagem Equipe interdisciplinar Diagnóstico |
title_short |
Avaliação interdisciplinar em um jovem com distúrbio de leitura e escrita: um relato de caso |
title_full |
Avaliação interdisciplinar em um jovem com distúrbio de leitura e escrita: um relato de caso |
title_fullStr |
Avaliação interdisciplinar em um jovem com distúrbio de leitura e escrita: um relato de caso |
title_full_unstemmed |
Avaliação interdisciplinar em um jovem com distúrbio de leitura e escrita: um relato de caso |
title_sort |
Avaliação interdisciplinar em um jovem com distúrbio de leitura e escrita: um relato de caso |
author |
Machado, Andréa Carla |
author_facet |
Machado, Andréa Carla Borges, Karina Kelly Hammoud, Janete Alves Dias |
author_role |
author |
author2 |
Borges, Karina Kelly Hammoud, Janete Alves Dias |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Andréa Carla Borges, Karina Kelly Hammoud, Janete Alves Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Distúrbio de aprendizagem Equipe interdisciplinar Diagnóstico |
topic |
Distúrbio de aprendizagem Equipe interdisciplinar Diagnóstico |
description |
O distúrbio de leitura e escrita, quando não diagnosticado ainda na infância, leva ao adulto apresentar perturbações de ordem emocional, social e lingüística. O presente trabalho objetivou refletir sobre a importância do diagnóstico precoce, bem como verificar as relações entre as habilidades de compreensão em leitura e de escrita em um adulto jovem. Para tanto, foi aplicado avaliações de áreas interdisciplinares. Os dados obtidos foram descritos e analisados de acordo com critérios específicos e postos em discussão. Os resultados apontaram que a jovem apresenta distúrbio de leitura e escrita. Os achados desse estudo denotam que o diagnóstico por uma equipe interdisciplinar torna-se essencial, tendo o indivíduo oportunidade de mostrar evolução tanto no desenvolvimento educacional quanto nas suas habilidades. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-05-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2692 10.21723/riaee.v4i1.2692 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2692 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v4i1.2692 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2692/2402 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2010 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2010 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 4 Núm. 1 (2009); 76-88 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 4 n. 1 (2009); 76-88 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v4i1 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215852216221696 |