Disturbios e dificuldades de aprendizagem em crianças : analise do diagnostico interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ciasca, Sylvia Maria, 1955-
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581479
Resumo: Orientador: Maria Valeriana Leme de Moura Ribeiro
id UNICAMP-30_e940314e2d4319df74d63158bb26fda5
oai_identifier_str oai::76186
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Disturbios e dificuldades de aprendizagem em crianças : analise do diagnostico interdisciplinarDistúrbios da aprendizagem nas criançasNeurologia do desenvolvimento - DiagnósticoPsicodiagnósticoAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãoNeuropsicologiaOrientador: Maria Valeriana Leme de Moura RibeiroTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias MedicasResumo: A presente pesquisa teve por objetivo o diagnóstico e a análise de dados relativos a avaliação psicológica, neuropsicológica, neurológica e exames complementares em três grupos de crianças: normais, com dificuldade escolar e com distúrbios da aprendizagem. Foi nossa intenção mostrar quais instrumentos utilizados nas diversas avaliações discriminam ou não os três grupos pesquisados e como se comportam esses grupos quando comparados um a um. Para isso, foram estudadas 34 crianças, assim distribuídas, chegando-se a grupos significativos, caracterizados como: Grupo 1 - 11 crianças de ambos os sexos, com idade média de nove anos e seis meses, com bom aproveitamento acadêmico, sem outro tipo de queixa física e/ou comportamental, selecionadas pela professora de uma escola pública da Região de Campinas; Grupo 2 12 crianças de ambos os sexos, com idade média de nove anos e seis meses, com queixa de dificuldade escolar, porém sem queixas de ordem física ou comportamental; Grupo 3 - 11 crianças, com idade média de nove anos e seis meses, com queixa de dificuldade escolar associada a uma afecção neurológica não-incapacitante. Todas as crianças do grupo 2 e 3 freqüentavam escolas públicas e foram encaminhadas ao Ambulatório de Distúrbios de Aprendizagem no Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP, por seus professores, por causa de dificuldades específicas em leitura, escrita e raciocínio matemático, ou dificuldades acadêmicas generalizadas; as crianças dos três grupos pertenciam ao nível sócio econômico baixo. Os procedimentos avaliativos utilizados mostraram-se inadequados e com desvios da função avaliativa, por não distinguirem os grupos propostos, onde notam-se alguns fatores significativos como: conseguiu-se observar a normalidade de forma global; diferenças pequenas ou tênues entre os grupo, não foram categorizadas; a conjugação de causas levou o Grupo 2 a portar-se como o Grupo 3; em algumas provas e exames, existiu uma pequena preponderância de um sobre o outro, mas os resultados, tanto psicológico, como neurológico, se equivaleram em ambos, por alguns fatores como: lateralidade, percepção visuoespacial e maturidade, outros dados obtidos, foram analisados estatisticamente e comparados à luz da literatura, considerando-se suas implicações no conceito, classificação e diagnóstico dos distúrbios e dificuldades da aprendizagemAbstract: This study was designed to identify three types of children normal, those with difficulties in school not linked to neurological dysfunction, and those with learning disabilities by providing a diagnosis of their psychological, neuropsychological, and neurological status, as well as an analysis of complementary examninatios. 34 lower class children of both sexes (average age 9 years, 6 months) studying in public schools in the area of Campinas were studied, and separated in the three groups. Group 1 consisted of 11 normal children who are successful in school, not revealing any special physical or behavioral problems; Grupo 2 was composed of 12 children selected due to difficulties in school, although no physical or behavioral difficulties were reported; and Grupo 3 contained .11 children with difficulties in school associated with previously identified, non-incapacitating neurological dysfunction. The children in the first group were selected by their teachers, whereas those of the second and third were referred to the Clinic for Learning Disable Children of the Department of Neurology of the Faculty of Medical Sciences of the State University of Campinas (UNICAMP) by their teachers because of specific problems in reading, writing, mathematical reasoning or general academic difficulties. Eight evaluative procedures were used for the analysis of the experimental subjects, but these proved to be inadequate because they failed to distinguish between the groups. It was possible to identify the normal students in general, but no significant differences were revealed between members of the second and third groups for several of the instruments used. The most visible characteristics observed in these two latter groups (especially laterality, visual-spacial perception, and maturation) were analyzed statistically and compared to the results reported in the literature; their implications for concept definition, classification, and diagnosis of learning disabilities are exploredDoutoradoDoutor em Neurociências[s.n.]Moura-Ribeiro, Maria Valeriana Leme de, 1935-Moura-Ribeiro, Maria Valeriana Leme de, 1935-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em NeurociênciasUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCiasca, Sylvia Maria, 1955-19941994-06-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf[207]f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581479CIASCA, Sylvia Maria. Disturbios e dificuldades de aprendizagem em crianças: analise do diagnostico interdisciplinar. 1994. [207]f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581479. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/76186porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:15:09Zoai::76186Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:15:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Disturbios e dificuldades de aprendizagem em crianças : analise do diagnostico interdisciplinar
title Disturbios e dificuldades de aprendizagem em crianças : analise do diagnostico interdisciplinar
spellingShingle Disturbios e dificuldades de aprendizagem em crianças : analise do diagnostico interdisciplinar
Ciasca, Sylvia Maria, 1955-
Distúrbios da aprendizagem nas crianças
Neurologia do desenvolvimento - Diagnóstico
Psicodiagnóstico
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Neuropsicologia
title_short Disturbios e dificuldades de aprendizagem em crianças : analise do diagnostico interdisciplinar
title_full Disturbios e dificuldades de aprendizagem em crianças : analise do diagnostico interdisciplinar
title_fullStr Disturbios e dificuldades de aprendizagem em crianças : analise do diagnostico interdisciplinar
title_full_unstemmed Disturbios e dificuldades de aprendizagem em crianças : analise do diagnostico interdisciplinar
title_sort Disturbios e dificuldades de aprendizagem em crianças : analise do diagnostico interdisciplinar
author Ciasca, Sylvia Maria, 1955-
author_facet Ciasca, Sylvia Maria, 1955-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moura-Ribeiro, Maria Valeriana Leme de, 1935-
Moura-Ribeiro, Maria Valeriana Leme de, 1935-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas
Programa de Pós-Graduação em Neurociências
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Ciasca, Sylvia Maria, 1955-
dc.subject.por.fl_str_mv Distúrbios da aprendizagem nas crianças
Neurologia do desenvolvimento - Diagnóstico
Psicodiagnóstico
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Neuropsicologia
topic Distúrbios da aprendizagem nas crianças
Neurologia do desenvolvimento - Diagnóstico
Psicodiagnóstico
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Neuropsicologia
description Orientador: Maria Valeriana Leme de Moura Ribeiro
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994
1994-06-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581479
CIASCA, Sylvia Maria. Disturbios e dificuldades de aprendizagem em crianças: analise do diagnostico interdisciplinar. 1994. [207]f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581479. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581479
identifier_str_mv CIASCA, Sylvia Maria. Disturbios e dificuldades de aprendizagem em crianças: analise do diagnostico interdisciplinar. 1994. [207]f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581479. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/76186
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
[207]f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188766211899392