Disturbios e dificuldades de aprendizagem em crianças : analise do diagnostico interdisciplinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1994 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581479 |
Resumo: | Orientador: Maria Valeriana Leme de Moura Ribeiro |
id |
UNICAMP-30_e940314e2d4319df74d63158bb26fda5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::76186 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Disturbios e dificuldades de aprendizagem em crianças : analise do diagnostico interdisciplinarDistúrbios da aprendizagem nas criançasNeurologia do desenvolvimento - DiagnósticoPsicodiagnósticoAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãoNeuropsicologiaOrientador: Maria Valeriana Leme de Moura RibeiroTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias MedicasResumo: A presente pesquisa teve por objetivo o diagnóstico e a análise de dados relativos a avaliação psicológica, neuropsicológica, neurológica e exames complementares em três grupos de crianças: normais, com dificuldade escolar e com distúrbios da aprendizagem. Foi nossa intenção mostrar quais instrumentos utilizados nas diversas avaliações discriminam ou não os três grupos pesquisados e como se comportam esses grupos quando comparados um a um. Para isso, foram estudadas 34 crianças, assim distribuídas, chegando-se a grupos significativos, caracterizados como: Grupo 1 - 11 crianças de ambos os sexos, com idade média de nove anos e seis meses, com bom aproveitamento acadêmico, sem outro tipo de queixa física e/ou comportamental, selecionadas pela professora de uma escola pública da Região de Campinas; Grupo 2 12 crianças de ambos os sexos, com idade média de nove anos e seis meses, com queixa de dificuldade escolar, porém sem queixas de ordem física ou comportamental; Grupo 3 - 11 crianças, com idade média de nove anos e seis meses, com queixa de dificuldade escolar associada a uma afecção neurológica não-incapacitante. Todas as crianças do grupo 2 e 3 freqüentavam escolas públicas e foram encaminhadas ao Ambulatório de Distúrbios de Aprendizagem no Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP, por seus professores, por causa de dificuldades específicas em leitura, escrita e raciocínio matemático, ou dificuldades acadêmicas generalizadas; as crianças dos três grupos pertenciam ao nível sócio econômico baixo. Os procedimentos avaliativos utilizados mostraram-se inadequados e com desvios da função avaliativa, por não distinguirem os grupos propostos, onde notam-se alguns fatores significativos como: conseguiu-se observar a normalidade de forma global; diferenças pequenas ou tênues entre os grupo, não foram categorizadas; a conjugação de causas levou o Grupo 2 a portar-se como o Grupo 3; em algumas provas e exames, existiu uma pequena preponderância de um sobre o outro, mas os resultados, tanto psicológico, como neurológico, se equivaleram em ambos, por alguns fatores como: lateralidade, percepção visuoespacial e maturidade, outros dados obtidos, foram analisados estatisticamente e comparados à luz da literatura, considerando-se suas implicações no conceito, classificação e diagnóstico dos distúrbios e dificuldades da aprendizagemAbstract: This study was designed to identify three types of children normal, those with difficulties in school not linked to neurological dysfunction, and those with learning disabilities by providing a diagnosis of their psychological, neuropsychological, and neurological status, as well as an analysis of complementary examninatios. 34 lower class children of both sexes (average age 9 years, 6 months) studying in public schools in the area of Campinas were studied, and separated in the three groups. Group 1 consisted of 11 normal children who are successful in school, not revealing any special physical or behavioral problems; Grupo 2 was composed of 12 children selected due to difficulties in school, although no physical or behavioral difficulties were reported; and Grupo 3 contained .11 children with difficulties in school associated with previously identified, non-incapacitating neurological dysfunction. The children in the first group were selected by their teachers, whereas those of the second and third were referred to the Clinic for Learning Disable Children of the Department of Neurology of the Faculty of Medical Sciences of the State University of Campinas (UNICAMP) by their teachers because of specific problems in reading, writing, mathematical reasoning or general academic difficulties. Eight evaluative procedures were used for the analysis of the experimental subjects, but these proved to be inadequate because they failed to distinguish between the groups. It was possible to identify the normal students in general, but no significant differences were revealed between members of the second and third groups for several of the instruments used. The most visible characteristics observed in these two latter groups (especially laterality, visual-spacial perception, and maturation) were analyzed statistically and compared to the results reported in the literature; their implications for concept definition, classification, and diagnosis of learning disabilities are exploredDoutoradoDoutor em Neurociências[s.n.]Moura-Ribeiro, Maria Valeriana Leme de, 1935-Moura-Ribeiro, Maria Valeriana Leme de, 1935-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em NeurociênciasUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCiasca, Sylvia Maria, 1955-19941994-06-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf[207]f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581479CIASCA, Sylvia Maria. Disturbios e dificuldades de aprendizagem em crianças: analise do diagnostico interdisciplinar. 1994. [207]f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581479. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/76186porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:15:09Zoai::76186Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:15:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Disturbios e dificuldades de aprendizagem em crianças : analise do diagnostico interdisciplinar |
title |
Disturbios e dificuldades de aprendizagem em crianças : analise do diagnostico interdisciplinar |
spellingShingle |
Disturbios e dificuldades de aprendizagem em crianças : analise do diagnostico interdisciplinar Ciasca, Sylvia Maria, 1955- Distúrbios da aprendizagem nas crianças Neurologia do desenvolvimento - Diagnóstico Psicodiagnóstico Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Neuropsicologia |
title_short |
Disturbios e dificuldades de aprendizagem em crianças : analise do diagnostico interdisciplinar |
title_full |
Disturbios e dificuldades de aprendizagem em crianças : analise do diagnostico interdisciplinar |
title_fullStr |
Disturbios e dificuldades de aprendizagem em crianças : analise do diagnostico interdisciplinar |
title_full_unstemmed |
Disturbios e dificuldades de aprendizagem em crianças : analise do diagnostico interdisciplinar |
title_sort |
Disturbios e dificuldades de aprendizagem em crianças : analise do diagnostico interdisciplinar |
author |
Ciasca, Sylvia Maria, 1955- |
author_facet |
Ciasca, Sylvia Maria, 1955- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moura-Ribeiro, Maria Valeriana Leme de, 1935- Moura-Ribeiro, Maria Valeriana Leme de, 1935- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Programa de Pós-Graduação em Neurociências UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ciasca, Sylvia Maria, 1955- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Distúrbios da aprendizagem nas crianças Neurologia do desenvolvimento - Diagnóstico Psicodiagnóstico Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Neuropsicologia |
topic |
Distúrbios da aprendizagem nas crianças Neurologia do desenvolvimento - Diagnóstico Psicodiagnóstico Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Neuropsicologia |
description |
Orientador: Maria Valeriana Leme de Moura Ribeiro |
publishDate |
1994 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1994 1994-06-27T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581479 CIASCA, Sylvia Maria. Disturbios e dificuldades de aprendizagem em crianças: analise do diagnostico interdisciplinar. 1994. [207]f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581479. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581479 |
identifier_str_mv |
CIASCA, Sylvia Maria. Disturbios e dificuldades de aprendizagem em crianças: analise do diagnostico interdisciplinar. 1994. [207]f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581479. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/76186 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf [207]f. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188766211899392 |