A teoria histórico-cultural e os pressupostos metodológicos de Celestin B. Freinet na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9670 |
Resumo: | Este trabalho adveio da pesquisa de Doutorado, cujo objetivo foi compreender qual o sentido que as crianças pequenas (última etapa da Educação Infantil) atribuem à escola diante das vivências a elas oferecidas por meio de diferentes propostas pedagógicas. Para esse estudo, foi selecionado a experiência de uma escola freinetiana. Primeiramente, contextualizou-se a cultura escolar, o sentido pessoal via Teoria histórico-cultural, aspectos da teoria Freinet e, finalmente, aspectos gerais da escola pesquisada / entrevistas. As vivencias contribuem para a sua formação autônoma, crítica e participativa das crianças atrelada à produção do sentido humanizador de escola. |
id |
UNESP-15_c934b121cc1e0cd463ac277f337976ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9670 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A teoria histórico-cultural e os pressupostos metodológicos de Celestin B. Freinet na educação infantilEducação Infantil. Vivências. Práticas Educativas. Freinet. Produção de sentidos.Este trabalho adveio da pesquisa de Doutorado, cujo objetivo foi compreender qual o sentido que as crianças pequenas (última etapa da Educação Infantil) atribuem à escola diante das vivências a elas oferecidas por meio de diferentes propostas pedagógicas. Para esse estudo, foi selecionado a experiência de uma escola freinetiana. Primeiramente, contextualizou-se a cultura escolar, o sentido pessoal via Teoria histórico-cultural, aspectos da teoria Freinet e, finalmente, aspectos gerais da escola pesquisada / entrevistas. As vivencias contribuem para a sua formação autônoma, crítica e participativa das crianças atrelada à produção do sentido humanizador de escola.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2017-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/967010.21723/riaee.v12.n.esp.1.2017.9670Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.12, n. esp. 1, (2017). Dossiê: A atualidade da pedagogia Freinet; 649-668Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.12, n. esp. 1, (2017). Dossiê: A atualidade da pedagogia Freinet; 649-6681982-55872446-860610.21723/riaee.v12.n.esp.1.2017reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9670/6376Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarros, Flávia Cristina Oliveira Murbach de2020-12-30T22:26:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9670Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2020-12-30T22:26:06Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A teoria histórico-cultural e os pressupostos metodológicos de Celestin B. Freinet na educação infantil |
title |
A teoria histórico-cultural e os pressupostos metodológicos de Celestin B. Freinet na educação infantil |
spellingShingle |
A teoria histórico-cultural e os pressupostos metodológicos de Celestin B. Freinet na educação infantil Barros, Flávia Cristina Oliveira Murbach de Educação Infantil. Vivências. Práticas Educativas. Freinet. Produção de sentidos. |
title_short |
A teoria histórico-cultural e os pressupostos metodológicos de Celestin B. Freinet na educação infantil |
title_full |
A teoria histórico-cultural e os pressupostos metodológicos de Celestin B. Freinet na educação infantil |
title_fullStr |
A teoria histórico-cultural e os pressupostos metodológicos de Celestin B. Freinet na educação infantil |
title_full_unstemmed |
A teoria histórico-cultural e os pressupostos metodológicos de Celestin B. Freinet na educação infantil |
title_sort |
A teoria histórico-cultural e os pressupostos metodológicos de Celestin B. Freinet na educação infantil |
author |
Barros, Flávia Cristina Oliveira Murbach de |
author_facet |
Barros, Flávia Cristina Oliveira Murbach de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Flávia Cristina Oliveira Murbach de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil. Vivências. Práticas Educativas. Freinet. Produção de sentidos. |
topic |
Educação Infantil. Vivências. Práticas Educativas. Freinet. Produção de sentidos. |
description |
Este trabalho adveio da pesquisa de Doutorado, cujo objetivo foi compreender qual o sentido que as crianças pequenas (última etapa da Educação Infantil) atribuem à escola diante das vivências a elas oferecidas por meio de diferentes propostas pedagógicas. Para esse estudo, foi selecionado a experiência de uma escola freinetiana. Primeiramente, contextualizou-se a cultura escolar, o sentido pessoal via Teoria histórico-cultural, aspectos da teoria Freinet e, finalmente, aspectos gerais da escola pesquisada / entrevistas. As vivencias contribuem para a sua formação autônoma, crítica e participativa das crianças atrelada à produção do sentido humanizador de escola. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9670 10.21723/riaee.v12.n.esp.1.2017.9670 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9670 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v12.n.esp.1.2017.9670 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9670/6376 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.12, n. esp. 1, (2017). Dossiê: A atualidade da pedagogia Freinet; 649-668 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.12, n. esp. 1, (2017). Dossiê: A atualidade da pedagogia Freinet; 649-668 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v12.n.esp.1.2017 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215855574810624 |