A teoria histórico-cultural e os pressupostos metodológicos de Celestin B. Freinet na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Flávia Cristina Oliveira Murbach de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9670
Resumo: Este trabalho adveio da pesquisa de Doutorado, cujo objetivo foi compreender qual o sentido que as crianças pequenas (última etapa da Educação Infantil) atribuem à escola diante das vivências a elas oferecidas por meio de diferentes propostas pedagógicas. Para esse estudo, foi selecionado a experiência de uma escola freinetiana. Primeiramente, contextualizou-se a cultura escolar, o sentido pessoal via Teoria histórico-cultural, aspectos da teoria Freinet e, finalmente, aspectos gerais da escola pesquisada / entrevistas. As vivencias contribuem para a sua formação autônoma, crítica e participativa das crianças atrelada à produção do sentido humanizador de escola.
id UNESP-15_c934b121cc1e0cd463ac277f337976ff
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9670
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling A teoria histórico-cultural e os pressupostos metodológicos de Celestin B. Freinet na educação infantilEducação Infantil. Vivências. Práticas Educativas. Freinet. Produção de sentidos.Este trabalho adveio da pesquisa de Doutorado, cujo objetivo foi compreender qual o sentido que as crianças pequenas (última etapa da Educação Infantil) atribuem à escola diante das vivências a elas oferecidas por meio de diferentes propostas pedagógicas. Para esse estudo, foi selecionado a experiência de uma escola freinetiana. Primeiramente, contextualizou-se a cultura escolar, o sentido pessoal via Teoria histórico-cultural, aspectos da teoria Freinet e, finalmente, aspectos gerais da escola pesquisada / entrevistas. As vivencias contribuem para a sua formação autônoma, crítica e participativa das crianças atrelada à produção do sentido humanizador de escola.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2017-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/967010.21723/riaee.v12.n.esp.1.2017.9670Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.12, n. esp. 1, (2017). Dossiê: A atualidade da pedagogia Freinet; 649-668Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.12, n. esp. 1, (2017). Dossiê: A atualidade da pedagogia Freinet; 649-6681982-55872446-860610.21723/riaee.v12.n.esp.1.2017reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9670/6376Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarros, Flávia Cristina Oliveira Murbach de2020-12-30T22:26:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9670Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2020-12-30T22:26:06Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A teoria histórico-cultural e os pressupostos metodológicos de Celestin B. Freinet na educação infantil
title A teoria histórico-cultural e os pressupostos metodológicos de Celestin B. Freinet na educação infantil
spellingShingle A teoria histórico-cultural e os pressupostos metodológicos de Celestin B. Freinet na educação infantil
Barros, Flávia Cristina Oliveira Murbach de
Educação Infantil. Vivências. Práticas Educativas. Freinet. Produção de sentidos.
title_short A teoria histórico-cultural e os pressupostos metodológicos de Celestin B. Freinet na educação infantil
title_full A teoria histórico-cultural e os pressupostos metodológicos de Celestin B. Freinet na educação infantil
title_fullStr A teoria histórico-cultural e os pressupostos metodológicos de Celestin B. Freinet na educação infantil
title_full_unstemmed A teoria histórico-cultural e os pressupostos metodológicos de Celestin B. Freinet na educação infantil
title_sort A teoria histórico-cultural e os pressupostos metodológicos de Celestin B. Freinet na educação infantil
author Barros, Flávia Cristina Oliveira Murbach de
author_facet Barros, Flávia Cristina Oliveira Murbach de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Flávia Cristina Oliveira Murbach de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil. Vivências. Práticas Educativas. Freinet. Produção de sentidos.
topic Educação Infantil. Vivências. Práticas Educativas. Freinet. Produção de sentidos.
description Este trabalho adveio da pesquisa de Doutorado, cujo objetivo foi compreender qual o sentido que as crianças pequenas (última etapa da Educação Infantil) atribuem à escola diante das vivências a elas oferecidas por meio de diferentes propostas pedagógicas. Para esse estudo, foi selecionado a experiência de uma escola freinetiana. Primeiramente, contextualizou-se a cultura escolar, o sentido pessoal via Teoria histórico-cultural, aspectos da teoria Freinet e, finalmente, aspectos gerais da escola pesquisada / entrevistas. As vivencias contribuem para a sua formação autônoma, crítica e participativa das crianças atrelada à produção do sentido humanizador de escola.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9670
10.21723/riaee.v12.n.esp.1.2017.9670
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9670
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v12.n.esp.1.2017.9670
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9670/6376
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.12, n. esp. 1, (2017). Dossiê: A atualidade da pedagogia Freinet; 649-668
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.12, n. esp. 1, (2017). Dossiê: A atualidade da pedagogia Freinet; 649-668
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v12.n.esp.1.2017
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215855574810624