Educação especial: compreendendo a produção do conhecimento com a teoria da complexidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antonioli, Camyla
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Pavão, Sílvia Maria de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7204
Resumo: O artigo objetiva estabelecer relações entre a produção do conhecimento em educação especial e os métodos de pesquisa nessa área de estudos. Ao encontro do debate proposto e como fio condutor para uma análise qualitativa, a fundamentação teórica apresenta conhecimentos da Teoria da Complexidade (MORIN, 2000, 2005). A produção do conhecimento em educação especial cresce quantitativamente principalmente após a vigência das atuais políticas educacionais, como consequência disso, foi expandida a utilização de métodos de pesquisa. O debate proposto é descrito como um desafio, pois não se deixa por saciar, sendo assim compreendido como constante e emergente.
id UNESP-15_cb37d9cecd955e382d43346f2441d9b4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7204
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Educação especial: compreendendo a produção do conhecimento com a teoria da complexidadeO artigo objetiva estabelecer relações entre a produção do conhecimento em educação especial e os métodos de pesquisa nessa área de estudos. Ao encontro do debate proposto e como fio condutor para uma análise qualitativa, a fundamentação teórica apresenta conhecimentos da Teoria da Complexidade (MORIN, 2000, 2005). A produção do conhecimento em educação especial cresce quantitativamente principalmente após a vigência das atuais políticas educacionais, como consequência disso, foi expandida a utilização de métodos de pesquisa. O debate proposto é descrito como um desafio, pois não se deixa por saciar, sendo assim compreendido como constante e emergente.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2015-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/720410.21723/riaee.v9i4.7204Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 4 (2014); 770-781Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 4 (2014); 770-7811982-55872446-860610.21723/riaee.v9i4reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7204/5313Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAntonioli, CamylaPavão, Sílvia Maria de Oliveira2017-11-08T19:12:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7204Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T19:12:37Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação especial: compreendendo a produção do conhecimento com a teoria da complexidade
title Educação especial: compreendendo a produção do conhecimento com a teoria da complexidade
spellingShingle Educação especial: compreendendo a produção do conhecimento com a teoria da complexidade
Antonioli, Camyla
title_short Educação especial: compreendendo a produção do conhecimento com a teoria da complexidade
title_full Educação especial: compreendendo a produção do conhecimento com a teoria da complexidade
title_fullStr Educação especial: compreendendo a produção do conhecimento com a teoria da complexidade
title_full_unstemmed Educação especial: compreendendo a produção do conhecimento com a teoria da complexidade
title_sort Educação especial: compreendendo a produção do conhecimento com a teoria da complexidade
author Antonioli, Camyla
author_facet Antonioli, Camyla
Pavão, Sílvia Maria de Oliveira
author_role author
author2 Pavão, Sílvia Maria de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antonioli, Camyla
Pavão, Sílvia Maria de Oliveira
description O artigo objetiva estabelecer relações entre a produção do conhecimento em educação especial e os métodos de pesquisa nessa área de estudos. Ao encontro do debate proposto e como fio condutor para uma análise qualitativa, a fundamentação teórica apresenta conhecimentos da Teoria da Complexidade (MORIN, 2000, 2005). A produção do conhecimento em educação especial cresce quantitativamente principalmente após a vigência das atuais políticas educacionais, como consequência disso, foi expandida a utilização de métodos de pesquisa. O debate proposto é descrito como um desafio, pois não se deixa por saciar, sendo assim compreendido como constante e emergente.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7204
10.21723/riaee.v9i4.7204
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7204
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v9i4.7204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7204/5313
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 4 (2014); 770-781
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 4 (2014); 770-781
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v9i4
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215853872971776