Educação especial: compreendendo a produção do conhecimento com a teoria da complexidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7204 |
Resumo: | O artigo objetiva estabelecer relações entre a produção do conhecimento em educação especial e os métodos de pesquisa nessa área de estudos. Ao encontro do debate proposto e como fio condutor para uma análise qualitativa, a fundamentação teórica apresenta conhecimentos da Teoria da Complexidade (MORIN, 2000, 2005). A produção do conhecimento em educação especial cresce quantitativamente principalmente após a vigência das atuais políticas educacionais, como consequência disso, foi expandida a utilização de métodos de pesquisa. O debate proposto é descrito como um desafio, pois não se deixa por saciar, sendo assim compreendido como constante e emergente. |
id |
UNESP-15_cb37d9cecd955e382d43346f2441d9b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7204 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação especial: compreendendo a produção do conhecimento com a teoria da complexidadeO artigo objetiva estabelecer relações entre a produção do conhecimento em educação especial e os métodos de pesquisa nessa área de estudos. Ao encontro do debate proposto e como fio condutor para uma análise qualitativa, a fundamentação teórica apresenta conhecimentos da Teoria da Complexidade (MORIN, 2000, 2005). A produção do conhecimento em educação especial cresce quantitativamente principalmente após a vigência das atuais políticas educacionais, como consequência disso, foi expandida a utilização de métodos de pesquisa. O debate proposto é descrito como um desafio, pois não se deixa por saciar, sendo assim compreendido como constante e emergente.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2015-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/720410.21723/riaee.v9i4.7204Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 4 (2014); 770-781Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 4 (2014); 770-7811982-55872446-860610.21723/riaee.v9i4reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7204/5313Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAntonioli, CamylaPavão, Sílvia Maria de Oliveira2017-11-08T19:12:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7204Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T19:12:37Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação especial: compreendendo a produção do conhecimento com a teoria da complexidade |
title |
Educação especial: compreendendo a produção do conhecimento com a teoria da complexidade |
spellingShingle |
Educação especial: compreendendo a produção do conhecimento com a teoria da complexidade Antonioli, Camyla |
title_short |
Educação especial: compreendendo a produção do conhecimento com a teoria da complexidade |
title_full |
Educação especial: compreendendo a produção do conhecimento com a teoria da complexidade |
title_fullStr |
Educação especial: compreendendo a produção do conhecimento com a teoria da complexidade |
title_full_unstemmed |
Educação especial: compreendendo a produção do conhecimento com a teoria da complexidade |
title_sort |
Educação especial: compreendendo a produção do conhecimento com a teoria da complexidade |
author |
Antonioli, Camyla |
author_facet |
Antonioli, Camyla Pavão, Sílvia Maria de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Pavão, Sílvia Maria de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antonioli, Camyla Pavão, Sílvia Maria de Oliveira |
description |
O artigo objetiva estabelecer relações entre a produção do conhecimento em educação especial e os métodos de pesquisa nessa área de estudos. Ao encontro do debate proposto e como fio condutor para uma análise qualitativa, a fundamentação teórica apresenta conhecimentos da Teoria da Complexidade (MORIN, 2000, 2005). A produção do conhecimento em educação especial cresce quantitativamente principalmente após a vigência das atuais políticas educacionais, como consequência disso, foi expandida a utilização de métodos de pesquisa. O debate proposto é descrito como um desafio, pois não se deixa por saciar, sendo assim compreendido como constante e emergente. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7204 10.21723/riaee.v9i4.7204 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7204 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v9i4.7204 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7204/5313 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 4 (2014); 770-781 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 4 (2014); 770-781 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v9i4 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215853872971776 |