Cenário e perspectivas para a melhoria do ensino público no Brasil: mídia, cultura e educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Cláudio B. G.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Costa, Dora I. P. da, Fiscarelli, Silvio H.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5401
Resumo: Pensar a melhoria do ensino público no Brasil significa pensar não apenas em quais competências e habilidades desejamos desenvolver nos indivíduos, mas compreende identificar claramente o tipo de cidadãos que estamos formando e que tipo de sociedade queremos para o futuro. Neste contexto, é importante salientar que a prática em sala de aula hoje não pode ser pensada sem considerar a educação imersa na cultura e, portanto, nas formas de comunicação moderna. Assim, se existe uma crise da educação, ela não pode ser resolvida somente dentro da sala de aula. O grande desafio para a educação escolar é mostrar para os alunos, dentro da sala de aula, como será estar fora dela. A educação de qualidade é um projeto para o futuro, para o desconhecido, para um mundo que não conhecemos agora. Neste sentido direcionar a educação somente para o mercado de trabalho é um erro, pois o mercado é assim hoje, mas poderá ser outro daqui a dez ou quinze anos. Justamente porque não sabemos quais serão os requisitos para o cidadão do futuro, temos que nos concentrar no que é essencial na formação de nossos jovens. Essencial é, então, compreender as idéias, saber discuti-las, saber argumentar e reconhecer o papel das tecnologias na evolução social e cultural da humanidade.
id UNESP-15_ce4cd77f378dfe3581c720d6f06f6cd0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5401
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Cenário e perspectivas para a melhoria do ensino público no Brasil: mídia, cultura e educaçãoPensar a melhoria do ensino público no Brasil significa pensar não apenas em quais competências e habilidades desejamos desenvolver nos indivíduos, mas compreende identificar claramente o tipo de cidadãos que estamos formando e que tipo de sociedade queremos para o futuro. Neste contexto, é importante salientar que a prática em sala de aula hoje não pode ser pensada sem considerar a educação imersa na cultura e, portanto, nas formas de comunicação moderna. Assim, se existe uma crise da educação, ela não pode ser resolvida somente dentro da sala de aula. O grande desafio para a educação escolar é mostrar para os alunos, dentro da sala de aula, como será estar fora dela. A educação de qualidade é um projeto para o futuro, para o desconhecido, para um mundo que não conhecemos agora. Neste sentido direcionar a educação somente para o mercado de trabalho é um erro, pois o mercado é assim hoje, mas poderá ser outro daqui a dez ou quinze anos. Justamente porque não sabemos quais serão os requisitos para o cidadão do futuro, temos que nos concentrar no que é essencial na formação de nossos jovens. Essencial é, então, compreender as idéias, saber discuti-las, saber argumentar e reconhecer o papel das tecnologias na evolução social e cultural da humanidade.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2012-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/540110.21723/riaee.v7i2.5401Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 7 Núm. 2 (2012); 165-182Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 7 n. 2 (2012); 165-1821982-55872446-860610.21723/riaee.v7i2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5401/4325Copyright (c) 2012 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Cláudio B. G.Costa, Dora I. P. daFiscarelli, Silvio H.2017-11-07T20:57:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5401Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T20:57:01Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cenário e perspectivas para a melhoria do ensino público no Brasil: mídia, cultura e educação
title Cenário e perspectivas para a melhoria do ensino público no Brasil: mídia, cultura e educação
spellingShingle Cenário e perspectivas para a melhoria do ensino público no Brasil: mídia, cultura e educação
Souza, Cláudio B. G.
title_short Cenário e perspectivas para a melhoria do ensino público no Brasil: mídia, cultura e educação
title_full Cenário e perspectivas para a melhoria do ensino público no Brasil: mídia, cultura e educação
title_fullStr Cenário e perspectivas para a melhoria do ensino público no Brasil: mídia, cultura e educação
title_full_unstemmed Cenário e perspectivas para a melhoria do ensino público no Brasil: mídia, cultura e educação
title_sort Cenário e perspectivas para a melhoria do ensino público no Brasil: mídia, cultura e educação
author Souza, Cláudio B. G.
author_facet Souza, Cláudio B. G.
Costa, Dora I. P. da
Fiscarelli, Silvio H.
author_role author
author2 Costa, Dora I. P. da
Fiscarelli, Silvio H.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Cláudio B. G.
Costa, Dora I. P. da
Fiscarelli, Silvio H.
description Pensar a melhoria do ensino público no Brasil significa pensar não apenas em quais competências e habilidades desejamos desenvolver nos indivíduos, mas compreende identificar claramente o tipo de cidadãos que estamos formando e que tipo de sociedade queremos para o futuro. Neste contexto, é importante salientar que a prática em sala de aula hoje não pode ser pensada sem considerar a educação imersa na cultura e, portanto, nas formas de comunicação moderna. Assim, se existe uma crise da educação, ela não pode ser resolvida somente dentro da sala de aula. O grande desafio para a educação escolar é mostrar para os alunos, dentro da sala de aula, como será estar fora dela. A educação de qualidade é um projeto para o futuro, para o desconhecido, para um mundo que não conhecemos agora. Neste sentido direcionar a educação somente para o mercado de trabalho é um erro, pois o mercado é assim hoje, mas poderá ser outro daqui a dez ou quinze anos. Justamente porque não sabemos quais serão os requisitos para o cidadão do futuro, temos que nos concentrar no que é essencial na formação de nossos jovens. Essencial é, então, compreender as idéias, saber discuti-las, saber argumentar e reconhecer o papel das tecnologias na evolução social e cultural da humanidade.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5401
10.21723/riaee.v7i2.5401
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5401
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v7i2.5401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5401/4325
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 7 Núm. 2 (2012); 165-182
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 7 n. 2 (2012); 165-182
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v7i2
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215853026770944