Acessibilidade e inclusão de cadeirantes na Universidade Federal do Pará
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7049 |
Resumo: | Este estudo investigou a acessibilidade na Universidade Federal do Pará considerando a experiência locomotora de uma aluna cadeirante desta instituição. Especificamente, identificou as principais barreiras físicas e arquitetônicas presentes no Campus Universitário do Guamá com base na aplicação das instruções normativas oficiais que tratam da acessibilidade. Participaram da pesquisa de campo, de cunho quanti-qualitativo, do tipo Estudo de Caso, 25 alunos, sendo uma cadeirante. Os resultados obtidos através de entrevista semi-estruturada, questionários e registros fotográficos, indicaram várias adaptações nos espaços de circulação do campus adequadas às normas de acessibilidade. Ao mesmo tempo em que existem barreiras físicas e arquitetônicas dificultando e/ou impedindo a mobilidade de cadeirantes. A análise destas condições sugere que não basta às pessoas com deficiência física ou com mobilidade reduzida, garantir o acesso às universidades, também é necessário dar-lhes condições de permanência. O total cumprimento das normas de acessibilidade é um dos fatores que viabiliza a inclusão no ensino superior com qualidade e dignidade. |
id |
UNESP-15_cecfe1875d9ae7315a7331e638a475ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7049 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Acessibilidade e inclusão de cadeirantes na Universidade Federal do ParáEste estudo investigou a acessibilidade na Universidade Federal do Pará considerando a experiência locomotora de uma aluna cadeirante desta instituição. Especificamente, identificou as principais barreiras físicas e arquitetônicas presentes no Campus Universitário do Guamá com base na aplicação das instruções normativas oficiais que tratam da acessibilidade. Participaram da pesquisa de campo, de cunho quanti-qualitativo, do tipo Estudo de Caso, 25 alunos, sendo uma cadeirante. Os resultados obtidos através de entrevista semi-estruturada, questionários e registros fotográficos, indicaram várias adaptações nos espaços de circulação do campus adequadas às normas de acessibilidade. Ao mesmo tempo em que existem barreiras físicas e arquitetônicas dificultando e/ou impedindo a mobilidade de cadeirantes. A análise destas condições sugere que não basta às pessoas com deficiência física ou com mobilidade reduzida, garantir o acesso às universidades, também é necessário dar-lhes condições de permanência. O total cumprimento das normas de acessibilidade é um dos fatores que viabiliza a inclusão no ensino superior com qualidade e dignidade.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2014-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/704910.21723/riaee.v9i2.7049Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 2 (2014); 459-469Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 2 (2014); 459-4691982-55872446-860610.21723/riaee.v9i2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7049/5062Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Marisa Fernanda Leão daSouza, Christianne Thatiana Ramos de2017-11-08T18:57:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7049Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T18:57:48Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Acessibilidade e inclusão de cadeirantes na Universidade Federal do Pará |
title |
Acessibilidade e inclusão de cadeirantes na Universidade Federal do Pará |
spellingShingle |
Acessibilidade e inclusão de cadeirantes na Universidade Federal do Pará Costa, Marisa Fernanda Leão da |
title_short |
Acessibilidade e inclusão de cadeirantes na Universidade Federal do Pará |
title_full |
Acessibilidade e inclusão de cadeirantes na Universidade Federal do Pará |
title_fullStr |
Acessibilidade e inclusão de cadeirantes na Universidade Federal do Pará |
title_full_unstemmed |
Acessibilidade e inclusão de cadeirantes na Universidade Federal do Pará |
title_sort |
Acessibilidade e inclusão de cadeirantes na Universidade Federal do Pará |
author |
Costa, Marisa Fernanda Leão da |
author_facet |
Costa, Marisa Fernanda Leão da Souza, Christianne Thatiana Ramos de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Christianne Thatiana Ramos de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Marisa Fernanda Leão da Souza, Christianne Thatiana Ramos de |
description |
Este estudo investigou a acessibilidade na Universidade Federal do Pará considerando a experiência locomotora de uma aluna cadeirante desta instituição. Especificamente, identificou as principais barreiras físicas e arquitetônicas presentes no Campus Universitário do Guamá com base na aplicação das instruções normativas oficiais que tratam da acessibilidade. Participaram da pesquisa de campo, de cunho quanti-qualitativo, do tipo Estudo de Caso, 25 alunos, sendo uma cadeirante. Os resultados obtidos através de entrevista semi-estruturada, questionários e registros fotográficos, indicaram várias adaptações nos espaços de circulação do campus adequadas às normas de acessibilidade. Ao mesmo tempo em que existem barreiras físicas e arquitetônicas dificultando e/ou impedindo a mobilidade de cadeirantes. A análise destas condições sugere que não basta às pessoas com deficiência física ou com mobilidade reduzida, garantir o acesso às universidades, também é necessário dar-lhes condições de permanência. O total cumprimento das normas de acessibilidade é um dos fatores que viabiliza a inclusão no ensino superior com qualidade e dignidade. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7049 10.21723/riaee.v9i2.7049 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7049 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v9i2.7049 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7049/5062 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 2 (2014); 459-469 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 2 (2014); 459-469 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v9i2 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215853573079040 |