A problematização da docência universitária no contexto do capitalismo universitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Elaina Curvelo
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Grego, Sonia Maria Duarte, Romanatto, Maria José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/3705
Resumo: O meio acadêmico universitário encontra-se em metamorfose, na possibilidade de sua recriação perante a revolução do conhecimento em pleno século XXI. Sua estrutura, fundamentada por um modelo de ciência, apresenta-se fragilizada por não romper a estagnação em um mundo que inaugura fronteiras de incertezas para todos os partícipes da humanidade. Decorrente dessa percepção, o presente texto procurará entender como a globalização fragiliza a força de trabalho do docente universitário. Além disso, como o domínio dos grupos hegemônicos derivados da inserção do capitalismo e da globalização enfeudaram-se no meio acadêmico – antes tido como espaço de autonomia, vem transformando o trabalho docente por meio de mecanismos de alienação e doutrinação que disseminam a heteronomia como alternativa para a manutenção de dogmas e, portanto, de certezas.
id UNESP-15_d09772af864ae3dd5387340a72a9e0e9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3705
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling A problematização da docência universitária no contexto do capitalismo universitárioO meio acadêmico universitário encontra-se em metamorfose, na possibilidade de sua recriação perante a revolução do conhecimento em pleno século XXI. Sua estrutura, fundamentada por um modelo de ciência, apresenta-se fragilizada por não romper a estagnação em um mundo que inaugura fronteiras de incertezas para todos os partícipes da humanidade. Decorrente dessa percepção, o presente texto procurará entender como a globalização fragiliza a força de trabalho do docente universitário. Além disso, como o domínio dos grupos hegemônicos derivados da inserção do capitalismo e da globalização enfeudaram-se no meio acadêmico – antes tido como espaço de autonomia, vem transformando o trabalho docente por meio de mecanismos de alienação e doutrinação que disseminam a heteronomia como alternativa para a manutenção de dogmas e, portanto, de certezas.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2011-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/370510.21723/riaee.v5i3.3705Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 5 Núm. 3 (2010); 290-306Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 5 n. 3 (2010); 290-3061982-55872446-860610.21723/riaee.v5i3reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/3705/3465Copyright (c) 2011 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Elaina CurveloGrego, Sonia Maria DuarteRomanatto, Maria José2017-11-07T20:09:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3705Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T20:09:10Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A problematização da docência universitária no contexto do capitalismo universitário
title A problematização da docência universitária no contexto do capitalismo universitário
spellingShingle A problematização da docência universitária no contexto do capitalismo universitário
Rodrigues, Elaina Curvelo
title_short A problematização da docência universitária no contexto do capitalismo universitário
title_full A problematização da docência universitária no contexto do capitalismo universitário
title_fullStr A problematização da docência universitária no contexto do capitalismo universitário
title_full_unstemmed A problematização da docência universitária no contexto do capitalismo universitário
title_sort A problematização da docência universitária no contexto do capitalismo universitário
author Rodrigues, Elaina Curvelo
author_facet Rodrigues, Elaina Curvelo
Grego, Sonia Maria Duarte
Romanatto, Maria José
author_role author
author2 Grego, Sonia Maria Duarte
Romanatto, Maria José
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Elaina Curvelo
Grego, Sonia Maria Duarte
Romanatto, Maria José
description O meio acadêmico universitário encontra-se em metamorfose, na possibilidade de sua recriação perante a revolução do conhecimento em pleno século XXI. Sua estrutura, fundamentada por um modelo de ciência, apresenta-se fragilizada por não romper a estagnação em um mundo que inaugura fronteiras de incertezas para todos os partícipes da humanidade. Decorrente dessa percepção, o presente texto procurará entender como a globalização fragiliza a força de trabalho do docente universitário. Além disso, como o domínio dos grupos hegemônicos derivados da inserção do capitalismo e da globalização enfeudaram-se no meio acadêmico – antes tido como espaço de autonomia, vem transformando o trabalho docente por meio de mecanismos de alienação e doutrinação que disseminam a heteronomia como alternativa para a manutenção de dogmas e, portanto, de certezas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/3705
10.21723/riaee.v5i3.3705
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/3705
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v5i3.3705
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/3705/3465
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 5 Núm. 3 (2010); 290-306
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 5 n. 3 (2010); 290-306
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v5i3
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215852645089280