A problematização da docência universitária no contexto do capitalismo universitário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/3705 |
Resumo: | O meio acadêmico universitário encontra-se em metamorfose, na possibilidade de sua recriação perante a revolução do conhecimento em pleno século XXI. Sua estrutura, fundamentada por um modelo de ciência, apresenta-se fragilizada por não romper a estagnação em um mundo que inaugura fronteiras de incertezas para todos os partícipes da humanidade. Decorrente dessa percepção, o presente texto procurará entender como a globalização fragiliza a força de trabalho do docente universitário. Além disso, como o domínio dos grupos hegemônicos derivados da inserção do capitalismo e da globalização enfeudaram-se no meio acadêmico – antes tido como espaço de autonomia, vem transformando o trabalho docente por meio de mecanismos de alienação e doutrinação que disseminam a heteronomia como alternativa para a manutenção de dogmas e, portanto, de certezas. |
id |
UNESP-15_d09772af864ae3dd5387340a72a9e0e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3705 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A problematização da docência universitária no contexto do capitalismo universitárioO meio acadêmico universitário encontra-se em metamorfose, na possibilidade de sua recriação perante a revolução do conhecimento em pleno século XXI. Sua estrutura, fundamentada por um modelo de ciência, apresenta-se fragilizada por não romper a estagnação em um mundo que inaugura fronteiras de incertezas para todos os partícipes da humanidade. Decorrente dessa percepção, o presente texto procurará entender como a globalização fragiliza a força de trabalho do docente universitário. Além disso, como o domínio dos grupos hegemônicos derivados da inserção do capitalismo e da globalização enfeudaram-se no meio acadêmico – antes tido como espaço de autonomia, vem transformando o trabalho docente por meio de mecanismos de alienação e doutrinação que disseminam a heteronomia como alternativa para a manutenção de dogmas e, portanto, de certezas.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2011-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/370510.21723/riaee.v5i3.3705Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 5 Núm. 3 (2010); 290-306Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 5 n. 3 (2010); 290-3061982-55872446-860610.21723/riaee.v5i3reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/3705/3465Copyright (c) 2011 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Elaina CurveloGrego, Sonia Maria DuarteRomanatto, Maria José2017-11-07T20:09:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3705Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T20:09:10Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A problematização da docência universitária no contexto do capitalismo universitário |
title |
A problematização da docência universitária no contexto do capitalismo universitário |
spellingShingle |
A problematização da docência universitária no contexto do capitalismo universitário Rodrigues, Elaina Curvelo |
title_short |
A problematização da docência universitária no contexto do capitalismo universitário |
title_full |
A problematização da docência universitária no contexto do capitalismo universitário |
title_fullStr |
A problematização da docência universitária no contexto do capitalismo universitário |
title_full_unstemmed |
A problematização da docência universitária no contexto do capitalismo universitário |
title_sort |
A problematização da docência universitária no contexto do capitalismo universitário |
author |
Rodrigues, Elaina Curvelo |
author_facet |
Rodrigues, Elaina Curvelo Grego, Sonia Maria Duarte Romanatto, Maria José |
author_role |
author |
author2 |
Grego, Sonia Maria Duarte Romanatto, Maria José |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Elaina Curvelo Grego, Sonia Maria Duarte Romanatto, Maria José |
description |
O meio acadêmico universitário encontra-se em metamorfose, na possibilidade de sua recriação perante a revolução do conhecimento em pleno século XXI. Sua estrutura, fundamentada por um modelo de ciência, apresenta-se fragilizada por não romper a estagnação em um mundo que inaugura fronteiras de incertezas para todos os partícipes da humanidade. Decorrente dessa percepção, o presente texto procurará entender como a globalização fragiliza a força de trabalho do docente universitário. Além disso, como o domínio dos grupos hegemônicos derivados da inserção do capitalismo e da globalização enfeudaram-se no meio acadêmico – antes tido como espaço de autonomia, vem transformando o trabalho docente por meio de mecanismos de alienação e doutrinação que disseminam a heteronomia como alternativa para a manutenção de dogmas e, portanto, de certezas. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-03-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/3705 10.21723/riaee.v5i3.3705 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/3705 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v5i3.3705 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/3705/3465 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 5 Núm. 3 (2010); 290-306 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 5 n. 3 (2010); 290-306 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v5i3 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215852645089280 |