Integração saúde e educação com o uso das TIC no processo de formação de professores em serviço
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2690 |
Resumo: | Este artigo tem o propósito de descrever o processo de formação em serviço de professores de ensino médio em uma escola estadual no município de Ilhéus na tentativa de integrar “saúde-educação” iniciado em março/2009. A pesquisa tem o apoio da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB, e o objetivo é o conscientizar os alunos, professores e comunidade acerca dos temas como vulnerabilidade dos jovens às DST/Aids, gravidez precoce, dependência química e suas conseqüências, alimentação saudável, dentre outros. Para tanto, adotou-se como mídias pedagógicas as Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC no desenvolvimento das atividades propostas aos alunos. As intervenções têm sido realizadas semanalmente na escola em dois momentos: nas reuniões pedagógicas e Sala de Aula (S.A.); e na Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, nos Laboratórios de Parasitologia e Zoologia de Vertebrados, favorecendo a construção do conhecimento dos conteúdos curriculares da disciplina de Biologia. Como resultados das atividades realizadas neste processo de formação em serviço, os alunos e professores puderam desenvolver com praticidade e criatividade os temas propostos. Neste sentido, foi possível observar a recontextualização e a integração das diferentes mídias aos conteúdos curriculares e ao contexto da comunidade escolar como um todo, contando, inclusive com a participação dos gestores, dando vida às teorias educacionais na realidade da escola. |
id |
UNESP-15_d1b365a3c09de511f8ebebe1d53f9231 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2690 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Integração saúde e educação com o uso das TIC no processo de formação de professores em serviçoTecnologias de Informação e Comunicação – TICEnsino médioFormação de professoresTrabalho educativoIntegração saúde – educaçãoEste artigo tem o propósito de descrever o processo de formação em serviço de professores de ensino médio em uma escola estadual no município de Ilhéus na tentativa de integrar “saúde-educação” iniciado em março/2009. A pesquisa tem o apoio da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB, e o objetivo é o conscientizar os alunos, professores e comunidade acerca dos temas como vulnerabilidade dos jovens às DST/Aids, gravidez precoce, dependência química e suas conseqüências, alimentação saudável, dentre outros. Para tanto, adotou-se como mídias pedagógicas as Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC no desenvolvimento das atividades propostas aos alunos. As intervenções têm sido realizadas semanalmente na escola em dois momentos: nas reuniões pedagógicas e Sala de Aula (S.A.); e na Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, nos Laboratórios de Parasitologia e Zoologia de Vertebrados, favorecendo a construção do conhecimento dos conteúdos curriculares da disciplina de Biologia. Como resultados das atividades realizadas neste processo de formação em serviço, os alunos e professores puderam desenvolver com praticidade e criatividade os temas propostos. Neste sentido, foi possível observar a recontextualização e a integração das diferentes mídias aos conteúdos curriculares e ao contexto da comunidade escolar como um todo, contando, inclusive com a participação dos gestores, dando vida às teorias educacionais na realidade da escola.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2010-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/269010.21723/riaee.v4i1.2690Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 4 Núm. 1 (2009); 55-64Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 4 n. 1 (2009); 55-641982-55872446-860610.21723/riaee.v4i1reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2690/2400Copyright (c) 2010 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ana Kelly de Lima eSilva, Flaviana dos SantosRomano, Carla Cristina2017-11-07T19:49:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2690Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T19:49:16Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Integração saúde e educação com o uso das TIC no processo de formação de professores em serviço |
title |
Integração saúde e educação com o uso das TIC no processo de formação de professores em serviço |
spellingShingle |
Integração saúde e educação com o uso das TIC no processo de formação de professores em serviço Silva, Ana Kelly de Lima e Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC Ensino médio Formação de professores Trabalho educativo Integração saúde – educação |
title_short |
Integração saúde e educação com o uso das TIC no processo de formação de professores em serviço |
title_full |
Integração saúde e educação com o uso das TIC no processo de formação de professores em serviço |
title_fullStr |
Integração saúde e educação com o uso das TIC no processo de formação de professores em serviço |
title_full_unstemmed |
Integração saúde e educação com o uso das TIC no processo de formação de professores em serviço |
title_sort |
Integração saúde e educação com o uso das TIC no processo de formação de professores em serviço |
author |
Silva, Ana Kelly de Lima e |
author_facet |
Silva, Ana Kelly de Lima e Silva, Flaviana dos Santos Romano, Carla Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Flaviana dos Santos Romano, Carla Cristina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ana Kelly de Lima e Silva, Flaviana dos Santos Romano, Carla Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC Ensino médio Formação de professores Trabalho educativo Integração saúde – educação |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC Ensino médio Formação de professores Trabalho educativo Integração saúde – educação |
description |
Este artigo tem o propósito de descrever o processo de formação em serviço de professores de ensino médio em uma escola estadual no município de Ilhéus na tentativa de integrar “saúde-educação” iniciado em março/2009. A pesquisa tem o apoio da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB, e o objetivo é o conscientizar os alunos, professores e comunidade acerca dos temas como vulnerabilidade dos jovens às DST/Aids, gravidez precoce, dependência química e suas conseqüências, alimentação saudável, dentre outros. Para tanto, adotou-se como mídias pedagógicas as Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC no desenvolvimento das atividades propostas aos alunos. As intervenções têm sido realizadas semanalmente na escola em dois momentos: nas reuniões pedagógicas e Sala de Aula (S.A.); e na Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, nos Laboratórios de Parasitologia e Zoologia de Vertebrados, favorecendo a construção do conhecimento dos conteúdos curriculares da disciplina de Biologia. Como resultados das atividades realizadas neste processo de formação em serviço, os alunos e professores puderam desenvolver com praticidade e criatividade os temas propostos. Neste sentido, foi possível observar a recontextualização e a integração das diferentes mídias aos conteúdos curriculares e ao contexto da comunidade escolar como um todo, contando, inclusive com a participação dos gestores, dando vida às teorias educacionais na realidade da escola. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-05-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2690 10.21723/riaee.v4i1.2690 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2690 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v4i1.2690 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2690/2400 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2010 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2010 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 4 Núm. 1 (2009); 55-64 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 4 n. 1 (2009); 55-64 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v4i1 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215852213075968 |