Integração saúde e educação com o uso das TIC no processo de formação de professores em serviço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Kelly de Lima e
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Silva, Flaviana dos Santos, Romano, Carla Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2690
Resumo: Este artigo tem o propósito de descrever o processo de formação em serviço de professores de ensino médio em uma escola estadual no município de Ilhéus na tentativa de integrar “saúde-educação” iniciado em março/2009. A pesquisa tem o apoio da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB, e o objetivo é o conscientizar os alunos, professores e comunidade acerca dos temas como vulnerabilidade dos jovens às DST/Aids, gravidez precoce, dependência química e suas conseqüências, alimentação saudável, dentre outros. Para tanto, adotou-se como mídias pedagógicas as Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC no desenvolvimento das atividades propostas aos alunos. As intervenções têm sido realizadas semanalmente na escola em dois momentos: nas reuniões pedagógicas e Sala de Aula (S.A.); e na Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, nos Laboratórios de Parasitologia e Zoologia de Vertebrados, favorecendo a construção do conhecimento dos conteúdos curriculares da disciplina de Biologia. Como resultados das atividades realizadas neste processo de formação em serviço, os alunos e professores puderam desenvolver com praticidade e criatividade os temas propostos. Neste sentido, foi possível observar a recontextualização e a integração das diferentes mídias aos conteúdos curriculares e ao contexto da comunidade escolar como um todo, contando, inclusive com a participação dos gestores, dando vida às teorias educacionais na realidade da escola.
id UNESP-15_d1b365a3c09de511f8ebebe1d53f9231
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2690
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Integração saúde e educação com o uso das TIC no processo de formação de professores em serviçoTecnologias de Informação e Comunicação – TICEnsino médioFormação de professoresTrabalho educativoIntegração saúde – educaçãoEste artigo tem o propósito de descrever o processo de formação em serviço de professores de ensino médio em uma escola estadual no município de Ilhéus na tentativa de integrar “saúde-educação” iniciado em março/2009. A pesquisa tem o apoio da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB, e o objetivo é o conscientizar os alunos, professores e comunidade acerca dos temas como vulnerabilidade dos jovens às DST/Aids, gravidez precoce, dependência química e suas conseqüências, alimentação saudável, dentre outros. Para tanto, adotou-se como mídias pedagógicas as Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC no desenvolvimento das atividades propostas aos alunos. As intervenções têm sido realizadas semanalmente na escola em dois momentos: nas reuniões pedagógicas e Sala de Aula (S.A.); e na Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, nos Laboratórios de Parasitologia e Zoologia de Vertebrados, favorecendo a construção do conhecimento dos conteúdos curriculares da disciplina de Biologia. Como resultados das atividades realizadas neste processo de formação em serviço, os alunos e professores puderam desenvolver com praticidade e criatividade os temas propostos. Neste sentido, foi possível observar a recontextualização e a integração das diferentes mídias aos conteúdos curriculares e ao contexto da comunidade escolar como um todo, contando, inclusive com a participação dos gestores, dando vida às teorias educacionais na realidade da escola.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2010-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/269010.21723/riaee.v4i1.2690Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 4 Núm. 1 (2009); 55-64Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 4 n. 1 (2009); 55-641982-55872446-860610.21723/riaee.v4i1reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2690/2400Copyright (c) 2010 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ana Kelly de Lima eSilva, Flaviana dos SantosRomano, Carla Cristina2017-11-07T19:49:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2690Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T19:49:16Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Integração saúde e educação com o uso das TIC no processo de formação de professores em serviço
title Integração saúde e educação com o uso das TIC no processo de formação de professores em serviço
spellingShingle Integração saúde e educação com o uso das TIC no processo de formação de professores em serviço
Silva, Ana Kelly de Lima e
Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC
Ensino médio
Formação de professores
Trabalho educativo
Integração saúde – educação
title_short Integração saúde e educação com o uso das TIC no processo de formação de professores em serviço
title_full Integração saúde e educação com o uso das TIC no processo de formação de professores em serviço
title_fullStr Integração saúde e educação com o uso das TIC no processo de formação de professores em serviço
title_full_unstemmed Integração saúde e educação com o uso das TIC no processo de formação de professores em serviço
title_sort Integração saúde e educação com o uso das TIC no processo de formação de professores em serviço
author Silva, Ana Kelly de Lima e
author_facet Silva, Ana Kelly de Lima e
Silva, Flaviana dos Santos
Romano, Carla Cristina
author_role author
author2 Silva, Flaviana dos Santos
Romano, Carla Cristina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Kelly de Lima e
Silva, Flaviana dos Santos
Romano, Carla Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC
Ensino médio
Formação de professores
Trabalho educativo
Integração saúde – educação
topic Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC
Ensino médio
Formação de professores
Trabalho educativo
Integração saúde – educação
description Este artigo tem o propósito de descrever o processo de formação em serviço de professores de ensino médio em uma escola estadual no município de Ilhéus na tentativa de integrar “saúde-educação” iniciado em março/2009. A pesquisa tem o apoio da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB, e o objetivo é o conscientizar os alunos, professores e comunidade acerca dos temas como vulnerabilidade dos jovens às DST/Aids, gravidez precoce, dependência química e suas conseqüências, alimentação saudável, dentre outros. Para tanto, adotou-se como mídias pedagógicas as Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC no desenvolvimento das atividades propostas aos alunos. As intervenções têm sido realizadas semanalmente na escola em dois momentos: nas reuniões pedagógicas e Sala de Aula (S.A.); e na Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, nos Laboratórios de Parasitologia e Zoologia de Vertebrados, favorecendo a construção do conhecimento dos conteúdos curriculares da disciplina de Biologia. Como resultados das atividades realizadas neste processo de formação em serviço, os alunos e professores puderam desenvolver com praticidade e criatividade os temas propostos. Neste sentido, foi possível observar a recontextualização e a integração das diferentes mídias aos conteúdos curriculares e ao contexto da comunidade escolar como um todo, contando, inclusive com a participação dos gestores, dando vida às teorias educacionais na realidade da escola.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2690
10.21723/riaee.v4i1.2690
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2690
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v4i1.2690
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2690/2400
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 4 Núm. 1 (2009); 55-64
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 4 n. 1 (2009); 55-64
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v4i1
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215852213075968