O momento é de avaliar: o quê, por que, para quem, como?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/456 |
Resumo: | Ao propor o título para esta comunicação, veio-me à mente a discussão histórica sobre a avaliação e os rumos que este processo vem tomando, no espaço ─ Escola ─ onde deveria encontrar ambiente favorável para fundar seus alicerces e firmar-se como uma nova ciência. Contudo, e contrariamente ao que se esperava, é justamente na escola que o processo avaliativo encontra seus maiores entraves. Tais percepções vêm promovendo no interior do grupo de pesquisa coordenado por mim, reunindo alunos da graduação, da pós-graduação, meus orientados, ex-orientados (mestres) e professores do ensino fundamental e médio uma discussão profícua sobre os instrumentos utilizados para avaliar os alunos e os usos de seus resultados com vistas a garantir uma aprendizagem significativa e um ensino de qualidade. Discute-se e investiga-se ainda, a prática da avaliação em cursos de formação de professores que visam a preparar profissionais para atuarem junto ao ensino fundamental de 1ª a 4ª séries. |
id |
UNESP-15_d20695562165df9d9d0924bd5c168093 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/456 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O momento é de avaliar: o quê, por que, para quem, como?Ao propor o título para esta comunicação, veio-me à mente a discussão histórica sobre a avaliação e os rumos que este processo vem tomando, no espaço ─ Escola ─ onde deveria encontrar ambiente favorável para fundar seus alicerces e firmar-se como uma nova ciência. Contudo, e contrariamente ao que se esperava, é justamente na escola que o processo avaliativo encontra seus maiores entraves. Tais percepções vêm promovendo no interior do grupo de pesquisa coordenado por mim, reunindo alunos da graduação, da pós-graduação, meus orientados, ex-orientados (mestres) e professores do ensino fundamental e médio uma discussão profícua sobre os instrumentos utilizados para avaliar os alunos e os usos de seus resultados com vistas a garantir uma aprendizagem significativa e um ensino de qualidade. Discute-se e investiga-se ainda, a prática da avaliação em cursos de formação de professores que visam a preparar profissionais para atuarem junto ao ensino fundamental de 1ª a 4ª séries.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2007-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/45610.21723/riaee.v2i1.456Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 2 Núm. 1 (2007); 46-55Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 2 n. 1 (2007); 46-551982-55872446-860610.21723/riaee.v2i1reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/456/335Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMenin, Ana Maria da C. S.2017-11-07T18:23:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/456Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T18:23:08Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O momento é de avaliar: o quê, por que, para quem, como? |
title |
O momento é de avaliar: o quê, por que, para quem, como? |
spellingShingle |
O momento é de avaliar: o quê, por que, para quem, como? Menin, Ana Maria da C. S. |
title_short |
O momento é de avaliar: o quê, por que, para quem, como? |
title_full |
O momento é de avaliar: o quê, por que, para quem, como? |
title_fullStr |
O momento é de avaliar: o quê, por que, para quem, como? |
title_full_unstemmed |
O momento é de avaliar: o quê, por que, para quem, como? |
title_sort |
O momento é de avaliar: o quê, por que, para quem, como? |
author |
Menin, Ana Maria da C. S. |
author_facet |
Menin, Ana Maria da C. S. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menin, Ana Maria da C. S. |
description |
Ao propor o título para esta comunicação, veio-me à mente a discussão histórica sobre a avaliação e os rumos que este processo vem tomando, no espaço ─ Escola ─ onde deveria encontrar ambiente favorável para fundar seus alicerces e firmar-se como uma nova ciência. Contudo, e contrariamente ao que se esperava, é justamente na escola que o processo avaliativo encontra seus maiores entraves. Tais percepções vêm promovendo no interior do grupo de pesquisa coordenado por mim, reunindo alunos da graduação, da pós-graduação, meus orientados, ex-orientados (mestres) e professores do ensino fundamental e médio uma discussão profícua sobre os instrumentos utilizados para avaliar os alunos e os usos de seus resultados com vistas a garantir uma aprendizagem significativa e um ensino de qualidade. Discute-se e investiga-se ainda, a prática da avaliação em cursos de formação de professores que visam a preparar profissionais para atuarem junto ao ensino fundamental de 1ª a 4ª séries. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/456 10.21723/riaee.v2i1.456 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/456 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v2i1.456 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/456/335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 2 Núm. 1 (2007); 46-55 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 2 n. 1 (2007); 46-55 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v2i1 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215852171132928 |