Uma discussão meta-analítica do desempenho em matemática para o ensino médio baseado nos resultados atuais do SARESP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bassetto, Camila Fernanda
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Lemes, Sebastião de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7774
Resumo: O objetivo deste trabalho é realizar uma meta-análise dos resultados atuais do SARESP, considerando a proficiência em matemática de alunos do 3º ano do Ensino Médio da rede pública estadual. Essa meta-análise permitiu identificar descompassos no conjunto do sistema educacional como um todo nos diversos seguimentos envolvidos, direta ou indiretamente, que contribuem para o processo de ensino-aprendizagem do indivíduo. Comparando os resultados atuais do SARESP, foi possível perceber a grande deficiência apresentada pelos alunos da 3ª série do Ensino Médio em resolver problemas matemáticos envolvendo conceitos simples e do cotidiano, classificando-os em níveis abaixo do adequado, quando comparado com os níveis de desempenho esperados para à série em que se encontram. Diante deste fato, o qual não deixa de ser inaceitável, conclui-se que há uma urgente necessidade de buscar explicações e formas de superação para essa situação. Caso contrário, o nível educacional brasileiro permanecerá “abaixo do básico”.
id UNESP-15_e1005d80f087e25297b7d34fc59dc92b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7774
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Uma discussão meta-analítica do desempenho em matemática para o ensino médio baseado nos resultados atuais do SARESPO objetivo deste trabalho é realizar uma meta-análise dos resultados atuais do SARESP, considerando a proficiência em matemática de alunos do 3º ano do Ensino Médio da rede pública estadual. Essa meta-análise permitiu identificar descompassos no conjunto do sistema educacional como um todo nos diversos seguimentos envolvidos, direta ou indiretamente, que contribuem para o processo de ensino-aprendizagem do indivíduo. Comparando os resultados atuais do SARESP, foi possível perceber a grande deficiência apresentada pelos alunos da 3ª série do Ensino Médio em resolver problemas matemáticos envolvendo conceitos simples e do cotidiano, classificando-os em níveis abaixo do adequado, quando comparado com os níveis de desempenho esperados para à série em que se encontram. Diante deste fato, o qual não deixa de ser inaceitável, conclui-se que há uma urgente necessidade de buscar explicações e formas de superação para essa situação. Caso contrário, o nível educacional brasileiro permanecerá “abaixo do básico”.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2015-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/777410.21723/riaee.v10i1.7774Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.1, jan./mar. (2015); 160-179Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.1, jan./mar. (2015); 160-1791982-55872446-860610.21723/riaee.v10i1reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7774/5357Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBassetto, Camila FernandaLemes, Sebastião de Souza2017-11-09T12:19:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7774Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-09T12:19:10Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma discussão meta-analítica do desempenho em matemática para o ensino médio baseado nos resultados atuais do SARESP
title Uma discussão meta-analítica do desempenho em matemática para o ensino médio baseado nos resultados atuais do SARESP
spellingShingle Uma discussão meta-analítica do desempenho em matemática para o ensino médio baseado nos resultados atuais do SARESP
Bassetto, Camila Fernanda
title_short Uma discussão meta-analítica do desempenho em matemática para o ensino médio baseado nos resultados atuais do SARESP
title_full Uma discussão meta-analítica do desempenho em matemática para o ensino médio baseado nos resultados atuais do SARESP
title_fullStr Uma discussão meta-analítica do desempenho em matemática para o ensino médio baseado nos resultados atuais do SARESP
title_full_unstemmed Uma discussão meta-analítica do desempenho em matemática para o ensino médio baseado nos resultados atuais do SARESP
title_sort Uma discussão meta-analítica do desempenho em matemática para o ensino médio baseado nos resultados atuais do SARESP
author Bassetto, Camila Fernanda
author_facet Bassetto, Camila Fernanda
Lemes, Sebastião de Souza
author_role author
author2 Lemes, Sebastião de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bassetto, Camila Fernanda
Lemes, Sebastião de Souza
description O objetivo deste trabalho é realizar uma meta-análise dos resultados atuais do SARESP, considerando a proficiência em matemática de alunos do 3º ano do Ensino Médio da rede pública estadual. Essa meta-análise permitiu identificar descompassos no conjunto do sistema educacional como um todo nos diversos seguimentos envolvidos, direta ou indiretamente, que contribuem para o processo de ensino-aprendizagem do indivíduo. Comparando os resultados atuais do SARESP, foi possível perceber a grande deficiência apresentada pelos alunos da 3ª série do Ensino Médio em resolver problemas matemáticos envolvendo conceitos simples e do cotidiano, classificando-os em níveis abaixo do adequado, quando comparado com os níveis de desempenho esperados para à série em que se encontram. Diante deste fato, o qual não deixa de ser inaceitável, conclui-se que há uma urgente necessidade de buscar explicações e formas de superação para essa situação. Caso contrário, o nível educacional brasileiro permanecerá “abaixo do básico”.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7774
10.21723/riaee.v10i1.7774
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7774
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v10i1.7774
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7774/5357
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.1, jan./mar. (2015); 160-179
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.1, jan./mar. (2015); 160-179
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v10i1
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215853973635072