Ações e estratégias pedagógicas descritas a partir da prática docente voltada a alunos com deficiência que caracterizam os critérios de mediação de Reuven Feuerstein

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caramori, Patricia Moralis
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Dall'Acqua, Maria Júlia Canazza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5395
Resumo: O estudo aborda a temática da educação de pessoas com deficiência intelectual severa. Tem por objetivo descrever e analisar a implementação do processo educacional desses alunos, enfocando as estratégias pedagógicas utilizadas por professoras de Educação Especial na cidade de Araraquara. Abarca uma população pouco investigada, e une dois eixos de discussão de forma inovadora: a Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural (MCE) de Reuven Feuerstein e a educação de alunos com deficiência intelectual severa. De acordo com a MCE e a idéia de Experiência de Aprendizagem Mediada, o professor atua como mediador, interpondo-se entre os estímulos do ambiente e o aluno, selecionando-os, filtrandoos e modelando-os. O método deu-se pelo estabelecimento do perfil do professor, seu mapeamento e localização. A coleta de dados ocorreu por meio de três instrumentos: entrevista com as professoras participantes, protocolo de observação e diário de campo para registro. Os dados foram analisados qualitativamente, extraindo-se o máximo de detalhes possível do cotidiano investigado. Os resultados descrevem o trabalho das quatro professoras e arrola as suas estratégias pedagógicas que permitem a relação com os três principais critérios de medicação: Intencionalidade e Reciprocidade, Significado e Transcendência. Como conclusão o estudo mostra ser possível a associação entre a Experiência de Aprendizagem Mediada de Feuerstein e as práticas pedagógicas voltadas a alunos com deficiência intelectual severa, já que determinados procedimentos empregados trazem em seu cerne preceitos essenciais à mediação.
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