História de vida: trajetória de uma professora de Educação Física.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rangel Betti, Irene Conceição
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motriz (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/6568
Resumo: A história de vida é, atualmente, uma importante fonte de informação sobre a prática profissional docente (NÓVOA, 1992). Desta forma, os resultados de pesquisas realizadas sob este referencial podem atingir sobremaneira a formação inicial de professores. Assim sendo, o objetivo desta pesquisa foi descrever e analisar a trajetória de vida profissional de uma professora de Educação Física, levantando informações que possam ser úteis na formação de professores. A metodologia e material constou de entrevista semi-estruturada, gravada, transcrita e analisada, tendo em vista o referencial teórico de Histórias de Vida e Formação de Professores. Os resultados indicam que existem pontos intrínsecos à pessoa, como por exemplo, a escolha vocativa da profissão, o interesse em continuar estudando (formação continuada), o prazer em dar aula, a influência da família e pontos extrínsecos como, o reconhecimento de outros profissionais pelo seu trabalho, a interdisciplinaridade e as condições de infra-estrutura escolar, que interferem na vida profissional.
id UNESP-17_a1aa0f9b650a25b8645ab26f374ddbac
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6568
network_acronym_str UNESP-17
network_name_str Motriz (Online)
repository_id_str
spelling História de vida: trajetória de uma professora de Educação Física.História de vida. Formação profissional.A história de vida é, atualmente, uma importante fonte de informação sobre a prática profissional docente (NÓVOA, 1992). Desta forma, os resultados de pesquisas realizadas sob este referencial podem atingir sobremaneira a formação inicial de professores. Assim sendo, o objetivo desta pesquisa foi descrever e analisar a trajetória de vida profissional de uma professora de Educação Física, levantando informações que possam ser úteis na formação de professores. A metodologia e material constou de entrevista semi-estruturada, gravada, transcrita e analisada, tendo em vista o referencial teórico de Histórias de Vida e Formação de Professores. Os resultados indicam que existem pontos intrínsecos à pessoa, como por exemplo, a escolha vocativa da profissão, o interesse em continuar estudando (formação continuada), o prazer em dar aula, a influência da família e pontos extrínsecos como, o reconhecimento de outros profissionais pelo seu trabalho, a interdisciplinaridade e as condições de infra-estrutura escolar, que interferem na vida profissional.Universidade Estadual Paulista - Câmpus de Rio Claro2006-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/656810.5016/6568Motriz. Journal of Physical Education. UNESP; V. 3, N. 2 (1997); 108-115Motriz Revista de Educação Física; V. 3, N. 2 (1997); 108-1151980-6574reponame:Motriz (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/6568/4787Rangel Betti, Irene ConceiçãoMizukami, Maria da Graça Nicolettiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-02T16:50:33Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6568Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motrizPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpmotriz@rc.unesp.br||mauerber@rc.unesp.br||azanesco@rc.unesp.br1980-65741415-9805opendoar:2014-06-02T16:50:33Motriz (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv História de vida: trajetória de uma professora de Educação Física.
title História de vida: trajetória de uma professora de Educação Física.
spellingShingle História de vida: trajetória de uma professora de Educação Física.
Rangel Betti, Irene Conceição
História de vida. Formação profissional.
title_short História de vida: trajetória de uma professora de Educação Física.
title_full História de vida: trajetória de uma professora de Educação Física.
title_fullStr História de vida: trajetória de uma professora de Educação Física.
title_full_unstemmed História de vida: trajetória de uma professora de Educação Física.
title_sort História de vida: trajetória de uma professora de Educação Física.
author Rangel Betti, Irene Conceição
author_facet Rangel Betti, Irene Conceição
Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
author_role author
author2 Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rangel Betti, Irene Conceição
Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
dc.subject.por.fl_str_mv História de vida. Formação profissional.
topic História de vida. Formação profissional.
description A história de vida é, atualmente, uma importante fonte de informação sobre a prática profissional docente (NÓVOA, 1992). Desta forma, os resultados de pesquisas realizadas sob este referencial podem atingir sobremaneira a formação inicial de professores. Assim sendo, o objetivo desta pesquisa foi descrever e analisar a trajetória de vida profissional de uma professora de Educação Física, levantando informações que possam ser úteis na formação de professores. A metodologia e material constou de entrevista semi-estruturada, gravada, transcrita e analisada, tendo em vista o referencial teórico de Histórias de Vida e Formação de Professores. Os resultados indicam que existem pontos intrínsecos à pessoa, como por exemplo, a escolha vocativa da profissão, o interesse em continuar estudando (formação continuada), o prazer em dar aula, a influência da família e pontos extrínsecos como, o reconhecimento de outros profissionais pelo seu trabalho, a interdisciplinaridade e as condições de infra-estrutura escolar, que interferem na vida profissional.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Documento Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/6568
10.5016/6568
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/6568
identifier_str_mv 10.5016/6568
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/6568/4787
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista - Câmpus de Rio Claro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista - Câmpus de Rio Claro
dc.source.none.fl_str_mv Motriz. Journal of Physical Education. UNESP; V. 3, N. 2 (1997); 108-115
Motriz Revista de Educação Física; V. 3, N. 2 (1997); 108-115
1980-6574
reponame:Motriz (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Motriz (Online)
collection Motriz (Online)
repository.name.fl_str_mv Motriz (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv motriz@rc.unesp.br||mauerber@rc.unesp.br||azanesco@rc.unesp.br
_version_ 1800215770822606848