Trajetos urbanos do paladar: construção do gosto e sociabilidades burguesas nas crônicas e anúncios do jornal O Estado de S. Paulo (década de 1920) / Urban Trajectory of the palate: taste construction and bourgeois sociability in the chronicles and ads of the newspaper O Estado de S. Paulo (1920s)
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Patrimônio e Memória |
Texto Completo: | http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/972 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados de pesquisa em crônicas e anúncios do jornal O Estado de S. Paulo, especialmente entendendo-os como escritas importantes para o estudo dos hábitos alimentares na cidade. As crônicas e os anúncios dão a ler a modificação dos códigos de civilidade, das formas de agir e consumir em uma cidade em transformação. Entendendo a cidade de São Paulo durante a década de 1920 como um espaço privilegiado para observação da modernidade como experiência física e mental, utilizou-se da mídia impressa, em especial da coluna de crônicas intituladas “Coisas da Cidade” e dos anúncios de restaurantes, confeitarias e demais espaços destinados à alimentação, como documentos importantes para perceber a promoção de novos hábitos burgueses e padrões higiênicos para os locais de sociabilidades no espaço urbano, notadamente os destinados ao comer e ao beber, transformados em lugares de lazer e entretenimento. Entende-se que as publicações na imprensa mediaram a relação do público leitor, promovendo debates com os poderes públicos, prestadores de serviços e cidadãos, fazendo do seu espaço no jornal um meio de promoção e divulgação das formas de se portar na cidade que se anunciava como metrópole. |
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O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados de pesquisa em crônicas e anúncios do jornal O Estado de S. Paulo, especialmente entendendo-os como escritas importantes para o estudo dos hábitos alimentares na cidade. As crônicas e os anúncios dão a ler a modificação dos códigos de civilidade, das formas de agir e consumir em uma cidade em transformação. Entendendo a cidade de São Paulo durante a década de 1920 como um espaço privilegiado para observação da modernidade como experiência física e mental, utilizou-se da mídia impressa, em especial da coluna de crônicas intituladas “Coisas da Cidade” e dos anúncios de restaurantes, confeitarias e demais espaços destinados à alimentação, como documentos importantes para perceber a promoção de novos hábitos burgueses e padrões higiênicos para os locais de sociabilidades no espaço urbano, notadamente os destinados ao comer e ao beber, transformados em lugares de lazer e entretenimento. Entende-se que as publicações na imprensa mediaram a relação do público leitor, promovendo debates com os poderes públicos, prestadores de serviços e cidadãos, fazendo do seu espaço no jornal um meio de promoção e divulgação das formas de se portar na cidade que se anunciava como metrópole. |
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