Pesquisas em História da Educação: problematizando o uso de arquivos, documentos e fontes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furtado, Alessandra Cristina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bezerra, Giovani Ferreira, Moreira, Kênia Hilda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Patrimônio e Memória
Texto Completo: http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/970
Resumo: Este texto tem caráter teórico-metodológico e visa apresentar possibilidades de trabalho com documentos, temas e fontes que têm sido profícuos para o avanço das investigações historiográficas recentes, a partir do trabalho desenvolvido pelos seus autores. Parte-se dos pressupostos legados pela escola francesa dos Annales, particularmente da Nouvelle Histoire que se delimitou na terceira geração dessa escola, já no final do século XX. Diante disso, são abordadas as fontes utilizadas como base empírica nas pesquisas sobre a história da educação rural, possibilidades de uso da imprensa periódica, especialmente no tocante aos estudos sobre a história da educação dos sujeitos com deficiência, bem como os livros didáticos, entendidos como fontes para a História da Educação. Assim, apresentam-se caminhos provocativos para a pesquisa e a operação historiográfica, instigando a emergência de novos problemas, temas e abordagens no estudo e preservação da História da Educação.
id UNESP-18_bf11aed0ca30eda787ca8f960ca3afbb
oai_identifier_str oai:ojs.cedap:article/970
network_acronym_str UNESP-18
network_name_str Patrimônio e Memória
repository_id_str
spelling Pesquisas em História da Educação: problematizando o uso de arquivos, documentos e fontesFontes; Escolas rurais; Impressos periódicos; Livros didáticos.Este texto tem caráter teórico-metodológico e visa apresentar possibilidades de trabalho com documentos, temas e fontes que têm sido profícuos para o avanço das investigações historiográficas recentes, a partir do trabalho desenvolvido pelos seus autores. Parte-se dos pressupostos legados pela escola francesa dos Annales, particularmente da Nouvelle Histoire que se delimitou na terceira geração dessa escola, já no final do século XX. Diante disso, são abordadas as fontes utilizadas como base empírica nas pesquisas sobre a história da educação rural, possibilidades de uso da imprensa periódica, especialmente no tocante aos estudos sobre a história da educação dos sujeitos com deficiência, bem como os livros didáticos, entendidos como fontes para a História da Educação. Assim, apresentam-se caminhos provocativos para a pesquisa e a operação historiográfica, instigando a emergência de novos problemas, temas e abordagens no estudo e preservação da História da Educação.Patrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaFurtado, Alessandra CristinaBezerra, Giovani FerreiraMoreira, Kênia Hilda2019-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/970Patrimônio e Memória; v. 15, n. 2 (2019): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA, v. 15, n. 2; 530-556Patrimônio e Memória; v. 15, n. 2 (2019): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA, v. 15, n. 2; 530-556Patrimônio e Memória; v. 15, n. 2 (2019): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA, v. 15, n. 2; 530-556Patrimônio e Memória; v. 15, n. 2 (2019): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA, v. 15, n. 2; 530-556Patrimônio e Memória; v. 15, n. 2 (2019): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA, v. 15, n. 2; 530-5561808-1967reponame:Patrimônio e Memóriainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/970/1121http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/970/876http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/970/877Direitos autorais 2019 Patrimônio e Memóriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-15T14:27:41Zoai:ojs.cedap:article/970Revistahttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/PUBhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/oaipatrimonioememoria@gmail.com||patrimonioememoria@gmail.com||patrimonio-e-memoria@assis.unesp.br1808–19671808–1967opendoar:2019-12-15T14:27:41Patrimônio e Memória - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisas em História da Educação: problematizando o uso de arquivos, documentos e fontes
title Pesquisas em História da Educação: problematizando o uso de arquivos, documentos e fontes
spellingShingle Pesquisas em História da Educação: problematizando o uso de arquivos, documentos e fontes
Furtado, Alessandra Cristina
Fontes; Escolas rurais; Impressos periódicos; Livros didáticos.
title_short Pesquisas em História da Educação: problematizando o uso de arquivos, documentos e fontes
title_full Pesquisas em História da Educação: problematizando o uso de arquivos, documentos e fontes
title_fullStr Pesquisas em História da Educação: problematizando o uso de arquivos, documentos e fontes
title_full_unstemmed Pesquisas em História da Educação: problematizando o uso de arquivos, documentos e fontes
title_sort Pesquisas em História da Educação: problematizando o uso de arquivos, documentos e fontes
author Furtado, Alessandra Cristina
author_facet Furtado, Alessandra Cristina
Bezerra, Giovani Ferreira
Moreira, Kênia Hilda
author_role author
author2 Bezerra, Giovani Ferreira
Moreira, Kênia Hilda
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Furtado, Alessandra Cristina
Bezerra, Giovani Ferreira
Moreira, Kênia Hilda
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Fontes; Escolas rurais; Impressos periódicos; Livros didáticos.
topic Fontes; Escolas rurais; Impressos periódicos; Livros didáticos.
description Este texto tem caráter teórico-metodológico e visa apresentar possibilidades de trabalho com documentos, temas e fontes que têm sido profícuos para o avanço das investigações historiográficas recentes, a partir do trabalho desenvolvido pelos seus autores. Parte-se dos pressupostos legados pela escola francesa dos Annales, particularmente da Nouvelle Histoire que se delimitou na terceira geração dessa escola, já no final do século XX. Diante disso, são abordadas as fontes utilizadas como base empírica nas pesquisas sobre a história da educação rural, possibilidades de uso da imprensa periódica, especialmente no tocante aos estudos sobre a história da educação dos sujeitos com deficiência, bem como os livros didáticos, entendidos como fontes para a História da Educação. Assim, apresentam-se caminhos provocativos para a pesquisa e a operação historiográfica, instigando a emergência de novos problemas, temas e abordagens no estudo e preservação da História da Educação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/970
url http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/970
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/970/1121
http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/970/876
http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/970/877
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Patrimônio e Memória
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Patrimônio e Memória
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
publisher.none.fl_str_mv Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
dc.source.none.fl_str_mv Patrimônio e Memória; v. 15, n. 2 (2019): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA, v. 15, n. 2; 530-556
Patrimônio e Memória; v. 15, n. 2 (2019): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA, v. 15, n. 2; 530-556
Patrimônio e Memória; v. 15, n. 2 (2019): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA, v. 15, n. 2; 530-556
Patrimônio e Memória; v. 15, n. 2 (2019): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA, v. 15, n. 2; 530-556
Patrimônio e Memória; v. 15, n. 2 (2019): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA, v. 15, n. 2; 530-556
1808-1967
reponame:Patrimônio e Memória
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Patrimônio e Memória
collection Patrimônio e Memória
repository.name.fl_str_mv Patrimônio e Memória - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv patrimonioememoria@gmail.com||patrimonioememoria@gmail.com||patrimonio-e-memoria@assis.unesp.br
_version_ 1800215749222989824