O pensamento educacional de Rui Barbosa e Lourenço Filho para o método de ensino intuitivo (1890 – 1930) / The educational thinking of Rui Barbosa and Lourenço Filho for a brazilian education: intuitive education method (1890 – 1930)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Daniele Hungaro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Patrimônio e Memória
Texto Completo: http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/752
Resumo: O objetivo deste artigo é discutir o pensamento educacional de Rui Barbosa e Lourenço Filho para o método de ensino intuitivo a partir de 1890, no processo renovação da escola pública brasileira. Vale mencionar que o primeiro pensou questões educacionais que se apresentaram na transição do Império para a República, já o segundo, foi um dos expoentes do movimento da Escola Nova no Brasil. A análise é conduzida a evidenciar as aproximações e distanciamentos entre essas duas perspectivas de modo a destacar as rupturas e (des)continuidades desses pensamentos no Brasil, no período que atravessa a Primeira República. No mais, o presente artigo buscar fazer relações sobre as diferentes perspectivas desses intelectuais sobre o método de ensino intuitivo no período empreendido de 1890 a 1930.
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