O pensamento educacional de Rui Barbosa e Lourenço Filho para o método de ensino intuitivo (1890 – 1930) / The educational thinking of Rui Barbosa and Lourenço Filho for a brazilian education: intuitive education method (1890 – 1930)
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Data de Publicação: | 2018 |
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Texto Completo: | http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/752 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é discutir o pensamento educacional de Rui Barbosa e Lourenço Filho para o método de ensino intuitivo a partir de 1890, no processo renovação da escola pública brasileira. Vale mencionar que o primeiro pensou questões educacionais que se apresentaram na transição do Império para a República, já o segundo, foi um dos expoentes do movimento da Escola Nova no Brasil. A análise é conduzida a evidenciar as aproximações e distanciamentos entre essas duas perspectivas de modo a destacar as rupturas e (des)continuidades desses pensamentos no Brasil, no período que atravessa a Primeira República. No mais, o presente artigo buscar fazer relações sobre as diferentes perspectivas desses intelectuais sobre o método de ensino intuitivo no período empreendido de 1890 a 1930. |
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O pensamento educacional de Rui Barbosa e Lourenço Filho para o método de ensino intuitivo (1890 – 1930) / The educational thinking of Rui Barbosa and Lourenço Filho for a brazilian education: intuitive education method (1890 – 1930)Educação. História da Educação. História dos IntelectuaisMétodo de Ensino Intuitivo. Primeira República. Escola Nova. História das Ideias Pedagógicas.O objetivo deste artigo é discutir o pensamento educacional de Rui Barbosa e Lourenço Filho para o método de ensino intuitivo a partir de 1890, no processo renovação da escola pública brasileira. Vale mencionar que o primeiro pensou questões educacionais que se apresentaram na transição do Império para a República, já o segundo, foi um dos expoentes do movimento da Escola Nova no Brasil. A análise é conduzida a evidenciar as aproximações e distanciamentos entre essas duas perspectivas de modo a destacar as rupturas e (des)continuidades desses pensamentos no Brasil, no período que atravessa a Primeira República. No mais, o presente artigo buscar fazer relações sobre as diferentes perspectivas desses intelectuais sobre o método de ensino intuitivo no período empreendido de 1890 a 1930.Patrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaSILVA, Daniele Hungaro2018-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/752Patrimônio e Memória; v. 14, n. 2 (2018): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 434-447Patrimônio e Memória; v. 14, n. 2 (2018): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 434-447Patrimônio e Memória; v. 14, n. 2 (2018): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 434-447Patrimônio e Memória; v. 14, n. 2 (2018): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 434-447Patrimônio e Memória; v. 14, n. 2 (2018): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 434-4471808-1967reponame:Patrimônio e Memóriainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/752/1025Direitos autorais 2018 Patrimônio e Memóriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-12T02:48:35Zoai:ojs.cedap:article/752Revistahttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/PUBhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/oaipatrimonioememoria@gmail.com||patrimonioememoria@gmail.com||patrimonio-e-memoria@assis.unesp.br1808–19671808–1967opendoar:2018-12-12T02:48:35Patrimônio e Memória - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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