O ESTADO, ECONOMIA, IMPRENSA E EDUCAÇÃO NA DITADURA CIVIL MILITAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | História e Cultura |
Texto Completo: | https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/3846 |
Resumo: | Este trabalho aborda as relações entre Estado, economia, imprensa e educação na ditadura civil-militar. Trata-se de um estudo que objetiva a análise de editoriais, artigos e notícias publicados nos jornais O Globo, O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo, que contribuíram para justificar ideologicamente o golpe de 1964, a ditadura que se seguiu e as reformas educacionais do período. Demonstramos que o projeto educacional dos governos militares foi legitimado em nome da eficiência técnica, do desenvolvimento econômico e da modernização das relações capitalistas. Não se tratou, portanto, de um fenômeno isolado das condições históricas que o forjaram, mas de um projeto inerente ao desenvolvimento associado e dependente de nossa economia. Assim, a defesa da igualdade de oportunidades e a ampliação de vagas não passou de um instrumento que reforçou a hegemonia do capital sobre a classe trabalhadora. |
id |
UNESP-21_217229a180053c845b4cbbbd1373599f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.franca.unesp.br:article/3846 |
network_acronym_str |
UNESP-21 |
network_name_str |
História e Cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
O ESTADO, ECONOMIA, IMPRENSA E EDUCAÇÃO NA DITADURA CIVIL MILITAREste trabalho aborda as relações entre Estado, economia, imprensa e educação na ditadura civil-militar. Trata-se de um estudo que objetiva a análise de editoriais, artigos e notícias publicados nos jornais O Globo, O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo, que contribuíram para justificar ideologicamente o golpe de 1964, a ditadura que se seguiu e as reformas educacionais do período. Demonstramos que o projeto educacional dos governos militares foi legitimado em nome da eficiência técnica, do desenvolvimento econômico e da modernização das relações capitalistas. Não se tratou, portanto, de um fenômeno isolado das condições históricas que o forjaram, mas de um projeto inerente ao desenvolvimento associado e dependente de nossa economia. Assim, a defesa da igualdade de oportunidades e a ampliação de vagas não passou de um instrumento que reforçou a hegemonia do capital sobre a classe trabalhadora.ABEC2023-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/384610.18223/hiscult.v12i2.3846História e Cultura (History and Culture); Vol. 12 No. 2 (2023): Cultura impressa no período moderno: debates e possibilidades (XV-XVIII); 275-299História e Cultura; Vol. 12 Núm. 2 (2023): Cultura impressa no período moderno: debates e possibilidades (XV-XVIII); 275-299História e Cultura (Histoire et Culture); Vol. 12 No. 2 (2023): Cultura impressa no período moderno: debates e possibilidades (XV-XVIII); 275-299História e Cultura; v. 12 n. 2 (2023): Cultura impressa no período moderno: debates e possibilidades (XV-XVIII); 275-2992238-62702238-627010.18223/hiscult.v12i2reponame:História e Culturainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/3846/3463Gomes, Marco Antônio de Oliveira Alvarenga, Maria Eduarda AlvarengaFaeda, Krigor de Camargo Barelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-21T15:28:46Zoai:ojs.franca.unesp.br:article/3846Revistahttp://seer.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/indexPUBhttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/oai||revistahistoriaecultura@franca.unesp.br2238-62702238-6270opendoar:2023-12-21T15:28:46História e Cultura - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ESTADO, ECONOMIA, IMPRENSA E EDUCAÇÃO NA DITADURA CIVIL MILITAR |
title |
O ESTADO, ECONOMIA, IMPRENSA E EDUCAÇÃO NA DITADURA CIVIL MILITAR |
spellingShingle |
O ESTADO, ECONOMIA, IMPRENSA E EDUCAÇÃO NA DITADURA CIVIL MILITAR Gomes, Marco Antônio de Oliveira |
title_short |
O ESTADO, ECONOMIA, IMPRENSA E EDUCAÇÃO NA DITADURA CIVIL MILITAR |
title_full |
O ESTADO, ECONOMIA, IMPRENSA E EDUCAÇÃO NA DITADURA CIVIL MILITAR |
title_fullStr |
O ESTADO, ECONOMIA, IMPRENSA E EDUCAÇÃO NA DITADURA CIVIL MILITAR |
title_full_unstemmed |
O ESTADO, ECONOMIA, IMPRENSA E EDUCAÇÃO NA DITADURA CIVIL MILITAR |
title_sort |
O ESTADO, ECONOMIA, IMPRENSA E EDUCAÇÃO NA DITADURA CIVIL MILITAR |
author |
Gomes, Marco Antônio de Oliveira |
author_facet |
Gomes, Marco Antônio de Oliveira Alvarenga, Maria Eduarda Alvarenga Faeda, Krigor de Camargo Barela |
author_role |
author |
author2 |
Alvarenga, Maria Eduarda Alvarenga Faeda, Krigor de Camargo Barela |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Marco Antônio de Oliveira Alvarenga, Maria Eduarda Alvarenga Faeda, Krigor de Camargo Barela |
description |
Este trabalho aborda as relações entre Estado, economia, imprensa e educação na ditadura civil-militar. Trata-se de um estudo que objetiva a análise de editoriais, artigos e notícias publicados nos jornais O Globo, O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo, que contribuíram para justificar ideologicamente o golpe de 1964, a ditadura que se seguiu e as reformas educacionais do período. Demonstramos que o projeto educacional dos governos militares foi legitimado em nome da eficiência técnica, do desenvolvimento econômico e da modernização das relações capitalistas. Não se tratou, portanto, de um fenômeno isolado das condições históricas que o forjaram, mas de um projeto inerente ao desenvolvimento associado e dependente de nossa economia. Assim, a defesa da igualdade de oportunidades e a ampliação de vagas não passou de um instrumento que reforçou a hegemonia do capital sobre a classe trabalhadora. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/3846 10.18223/hiscult.v12i2.3846 |
url |
https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/3846 |
identifier_str_mv |
10.18223/hiscult.v12i2.3846 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/3846/3463 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
História e Cultura (History and Culture); Vol. 12 No. 2 (2023): Cultura impressa no período moderno: debates e possibilidades (XV-XVIII); 275-299 História e Cultura; Vol. 12 Núm. 2 (2023): Cultura impressa no período moderno: debates e possibilidades (XV-XVIII); 275-299 História e Cultura (Histoire et Culture); Vol. 12 No. 2 (2023): Cultura impressa no período moderno: debates e possibilidades (XV-XVIII); 275-299 História e Cultura; v. 12 n. 2 (2023): Cultura impressa no período moderno: debates e possibilidades (XV-XVIII); 275-299 2238-6270 2238-6270 10.18223/hiscult.v12i2 reponame:História e Cultura instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
História e Cultura |
collection |
História e Cultura |
repository.name.fl_str_mv |
História e Cultura - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistahistoriaecultura@franca.unesp.br |
_version_ |
1814256841485451264 |