O ESTADO, ECONOMIA, IMPRENSA E EDUCAÇÃO NA DITADURA CIVIL MILITAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Marco Antônio de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Alvarenga, Maria Eduarda Alvarenga, Faeda, Krigor de Camargo Barela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: História e Cultura
Texto Completo: https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/3846
Resumo: Este trabalho aborda as relações entre Estado, economia, imprensa e educação na ditadura civil-militar. Trata-se de um estudo que objetiva a análise de editoriais, artigos e notícias publicados nos jornais O Globo, O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo, que contribuíram para justificar ideologicamente o golpe de 1964, a ditadura que se seguiu e as reformas educacionais do período. Demonstramos que o projeto educacional dos governos militares foi legitimado em nome da eficiência técnica, do desenvolvimento econômico e da modernização das relações capitalistas. Não se tratou, portanto, de um fenômeno isolado das condições históricas que o forjaram, mas de um projeto inerente ao desenvolvimento associado e dependente de nossa economia. Assim, a defesa da igualdade de oportunidades e a ampliação de vagas não passou de um instrumento que reforçou a hegemonia do capital sobre a classe trabalhadora.
id UNESP-21_217229a180053c845b4cbbbd1373599f
oai_identifier_str oai:ojs.franca.unesp.br:article/3846
network_acronym_str UNESP-21
network_name_str História e Cultura
repository_id_str
spelling O ESTADO, ECONOMIA, IMPRENSA E EDUCAÇÃO NA DITADURA CIVIL MILITAREste trabalho aborda as relações entre Estado, economia, imprensa e educação na ditadura civil-militar. Trata-se de um estudo que objetiva a análise de editoriais, artigos e notícias publicados nos jornais O Globo, O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo, que contribuíram para justificar ideologicamente o golpe de 1964, a ditadura que se seguiu e as reformas educacionais do período. Demonstramos que o projeto educacional dos governos militares foi legitimado em nome da eficiência técnica, do desenvolvimento econômico e da modernização das relações capitalistas. Não se tratou, portanto, de um fenômeno isolado das condições históricas que o forjaram, mas de um projeto inerente ao desenvolvimento associado e dependente de nossa economia. Assim, a defesa da igualdade de oportunidades e a ampliação de vagas não passou de um instrumento que reforçou a hegemonia do capital sobre a classe trabalhadora.ABEC2023-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/384610.18223/hiscult.v12i2.3846História e Cultura (History and Culture); Vol. 12 No. 2 (2023): Cultura impressa no período moderno: debates e possibilidades (XV-XVIII); 275-299História e Cultura; Vol. 12 Núm. 2 (2023): Cultura impressa no período moderno: debates e possibilidades (XV-XVIII); 275-299História e Cultura (Histoire et Culture); Vol. 12 No. 2 (2023): Cultura impressa no período moderno: debates e possibilidades (XV-XVIII); 275-299História e Cultura; v. 12 n. 2 (2023): Cultura impressa no período moderno: debates e possibilidades (XV-XVIII); 275-2992238-62702238-627010.18223/hiscult.v12i2reponame:História e Culturainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/3846/3463Gomes, Marco Antônio de Oliveira Alvarenga, Maria Eduarda AlvarengaFaeda, Krigor de Camargo Barelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-21T15:28:46Zoai:ojs.franca.unesp.br:article/3846Revistahttp://seer.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/indexPUBhttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/oai||revistahistoriaecultura@franca.unesp.br2238-62702238-6270opendoar:2023-12-21T15:28:46História e Cultura - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ESTADO, ECONOMIA, IMPRENSA E EDUCAÇÃO NA DITADURA CIVIL MILITAR
title O ESTADO, ECONOMIA, IMPRENSA E EDUCAÇÃO NA DITADURA CIVIL MILITAR
spellingShingle O ESTADO, ECONOMIA, IMPRENSA E EDUCAÇÃO NA DITADURA CIVIL MILITAR
Gomes, Marco Antônio de Oliveira
title_short O ESTADO, ECONOMIA, IMPRENSA E EDUCAÇÃO NA DITADURA CIVIL MILITAR
title_full O ESTADO, ECONOMIA, IMPRENSA E EDUCAÇÃO NA DITADURA CIVIL MILITAR
title_fullStr O ESTADO, ECONOMIA, IMPRENSA E EDUCAÇÃO NA DITADURA CIVIL MILITAR
title_full_unstemmed O ESTADO, ECONOMIA, IMPRENSA E EDUCAÇÃO NA DITADURA CIVIL MILITAR
title_sort O ESTADO, ECONOMIA, IMPRENSA E EDUCAÇÃO NA DITADURA CIVIL MILITAR
author Gomes, Marco Antônio de Oliveira
author_facet Gomes, Marco Antônio de Oliveira
Alvarenga, Maria Eduarda Alvarenga
Faeda, Krigor de Camargo Barela
author_role author
author2 Alvarenga, Maria Eduarda Alvarenga
Faeda, Krigor de Camargo Barela
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Marco Antônio de Oliveira
Alvarenga, Maria Eduarda Alvarenga
Faeda, Krigor de Camargo Barela
description Este trabalho aborda as relações entre Estado, economia, imprensa e educação na ditadura civil-militar. Trata-se de um estudo que objetiva a análise de editoriais, artigos e notícias publicados nos jornais O Globo, O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo, que contribuíram para justificar ideologicamente o golpe de 1964, a ditadura que se seguiu e as reformas educacionais do período. Demonstramos que o projeto educacional dos governos militares foi legitimado em nome da eficiência técnica, do desenvolvimento econômico e da modernização das relações capitalistas. Não se tratou, portanto, de um fenômeno isolado das condições históricas que o forjaram, mas de um projeto inerente ao desenvolvimento associado e dependente de nossa economia. Assim, a defesa da igualdade de oportunidades e a ampliação de vagas não passou de um instrumento que reforçou a hegemonia do capital sobre a classe trabalhadora.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/3846
10.18223/hiscult.v12i2.3846
url https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/3846
identifier_str_mv 10.18223/hiscult.v12i2.3846
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/3846/3463
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv História e Cultura (History and Culture); Vol. 12 No. 2 (2023): Cultura impressa no período moderno: debates e possibilidades (XV-XVIII); 275-299
História e Cultura; Vol. 12 Núm. 2 (2023): Cultura impressa no período moderno: debates e possibilidades (XV-XVIII); 275-299
História e Cultura (Histoire et Culture); Vol. 12 No. 2 (2023): Cultura impressa no período moderno: debates e possibilidades (XV-XVIII); 275-299
História e Cultura; v. 12 n. 2 (2023): Cultura impressa no período moderno: debates e possibilidades (XV-XVIII); 275-299
2238-6270
2238-6270
10.18223/hiscult.v12i2
reponame:História e Cultura
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str História e Cultura
collection História e Cultura
repository.name.fl_str_mv História e Cultura - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistahistoriaecultura@franca.unesp.br
_version_ 1800215791559245824