Discurso, Representação e Imaginário Social na “Constituição dos Lacedemônios” de Xenofonte (séc. V e IV A.c.) * Discourse, Representation and Social Imaginary in Xenophon‘s ‘Lacedaemonian Constitution’ (Fifth and Fourth-Centuries B.C.)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ASSUMPÇÃO, LUIS FILIPE BANTIM DE
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: História e Cultura
Texto Completo: https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/1097
Resumo: Ao relacionarmos o discurso de um autor da Antiguidade com o contexto histórico-social em que o mesmo se encontrava seremos capazes de interagir com parte das possíveis motivações e interesses que o mesmo deteve ao desenvolver as suas considerações escritas. Desta maneira, ao efetuarmos um estudo de caso na obra intitulada “Constituição dos Lacedemônios”, do ateniense Xenofonte podemos observar que as representações que o discurso deste pensador elaborou sobre a sociedade de Esparta estavam vinculadas ao lugar que este sujeito ocupava, frente à pólis de Atenas. Sendo assim, mediante o arcabouço teórico adotado, objetivamos por demonstrar como o imaginário social partilhado por Xenofonte fora um mecanismo determinante para o modo como este autor representou os espartanos em seu discurso.
id UNESP-21_26732d7f7968219a541385d3dbcd6e0e
oai_identifier_str oai:ojs.franca.unesp.br:article/1097
network_acronym_str UNESP-21
network_name_str História e Cultura
repository_id_str
spelling Discurso, Representação e Imaginário Social na “Constituição dos Lacedemônios” de Xenofonte (séc. V e IV A.c.) * Discourse, Representation and Social Imaginary in Xenophon‘s ‘Lacedaemonian Constitution’ (Fifth and Fourth-Centuries B.C.)Ao relacionarmos o discurso de um autor da Antiguidade com o contexto histórico-social em que o mesmo se encontrava seremos capazes de interagir com parte das possíveis motivações e interesses que o mesmo deteve ao desenvolver as suas considerações escritas. Desta maneira, ao efetuarmos um estudo de caso na obra intitulada “Constituição dos Lacedemônios”, do ateniense Xenofonte podemos observar que as representações que o discurso deste pensador elaborou sobre a sociedade de Esparta estavam vinculadas ao lugar que este sujeito ocupava, frente à pólis de Atenas. Sendo assim, mediante o arcabouço teórico adotado, objetivamos por demonstrar como o imaginário social partilhado por Xenofonte fora um mecanismo determinante para o modo como este autor representou os espartanos em seu discurso.ABEC2014-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/109710.18223/hiscult.v2i3.1097História e Cultura (History and Culture); Vol. 2 No. 3 (2013): Dossiê Debates historiográficos sobre a Antiguidade e o Medievo (Especial); 57-78História e Cultura; Vol. 2 Núm. 3 (2013): Dossiê Debates historiográficos sobre a Antiguidade e o Medievo (Especial); 57-78História e Cultura (Histoire et Culture); Vol. 2 No. 3 (2013): Dossiê Debates historiográficos sobre a Antiguidade e o Medievo (Especial); 57-78História e Cultura; v. 2 n. 3 (2013): Dossiê Debates historiográficos sobre a Antiguidade e o Medievo (Especial); 57-782238-62702238-627010.18223/hiscult.v2i3reponame:História e Culturainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/1097/1014ASSUMPÇÃO, LUIS FILIPE BANTIM DEinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-21T01:50:58Zoai:ojs.franca.unesp.br:article/1097Revistahttp://seer.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/indexPUBhttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/oai||revistahistoriaecultura@franca.unesp.br2238-62702238-6270opendoar:2020-05-21T01:50:58História e Cultura - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Discurso, Representação e Imaginário Social na “Constituição dos Lacedemônios” de Xenofonte (séc. V e IV A.c.) * Discourse, Representation and Social Imaginary in Xenophon‘s ‘Lacedaemonian Constitution’ (Fifth and Fourth-Centuries B.C.)
title Discurso, Representação e Imaginário Social na “Constituição dos Lacedemônios” de Xenofonte (séc. V e IV A.c.) * Discourse, Representation and Social Imaginary in Xenophon‘s ‘Lacedaemonian Constitution’ (Fifth and Fourth-Centuries B.C.)
spellingShingle Discurso, Representação e Imaginário Social na “Constituição dos Lacedemônios” de Xenofonte (séc. V e IV A.c.) * Discourse, Representation and Social Imaginary in Xenophon‘s ‘Lacedaemonian Constitution’ (Fifth and Fourth-Centuries B.C.)
ASSUMPÇÃO, LUIS FILIPE BANTIM DE
title_short Discurso, Representação e Imaginário Social na “Constituição dos Lacedemônios” de Xenofonte (séc. V e IV A.c.) * Discourse, Representation and Social Imaginary in Xenophon‘s ‘Lacedaemonian Constitution’ (Fifth and Fourth-Centuries B.C.)
title_full Discurso, Representação e Imaginário Social na “Constituição dos Lacedemônios” de Xenofonte (séc. V e IV A.c.) * Discourse, Representation and Social Imaginary in Xenophon‘s ‘Lacedaemonian Constitution’ (Fifth and Fourth-Centuries B.C.)
title_fullStr Discurso, Representação e Imaginário Social na “Constituição dos Lacedemônios” de Xenofonte (séc. V e IV A.c.) * Discourse, Representation and Social Imaginary in Xenophon‘s ‘Lacedaemonian Constitution’ (Fifth and Fourth-Centuries B.C.)
title_full_unstemmed Discurso, Representação e Imaginário Social na “Constituição dos Lacedemônios” de Xenofonte (séc. V e IV A.c.) * Discourse, Representation and Social Imaginary in Xenophon‘s ‘Lacedaemonian Constitution’ (Fifth and Fourth-Centuries B.C.)
title_sort Discurso, Representação e Imaginário Social na “Constituição dos Lacedemônios” de Xenofonte (séc. V e IV A.c.) * Discourse, Representation and Social Imaginary in Xenophon‘s ‘Lacedaemonian Constitution’ (Fifth and Fourth-Centuries B.C.)
author ASSUMPÇÃO, LUIS FILIPE BANTIM DE
author_facet ASSUMPÇÃO, LUIS FILIPE BANTIM DE
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ASSUMPÇÃO, LUIS FILIPE BANTIM DE
description Ao relacionarmos o discurso de um autor da Antiguidade com o contexto histórico-social em que o mesmo se encontrava seremos capazes de interagir com parte das possíveis motivações e interesses que o mesmo deteve ao desenvolver as suas considerações escritas. Desta maneira, ao efetuarmos um estudo de caso na obra intitulada “Constituição dos Lacedemônios”, do ateniense Xenofonte podemos observar que as representações que o discurso deste pensador elaborou sobre a sociedade de Esparta estavam vinculadas ao lugar que este sujeito ocupava, frente à pólis de Atenas. Sendo assim, mediante o arcabouço teórico adotado, objetivamos por demonstrar como o imaginário social partilhado por Xenofonte fora um mecanismo determinante para o modo como este autor representou os espartanos em seu discurso.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/1097
10.18223/hiscult.v2i3.1097
url https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/1097
identifier_str_mv 10.18223/hiscult.v2i3.1097
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/1097/1014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv História e Cultura (History and Culture); Vol. 2 No. 3 (2013): Dossiê Debates historiográficos sobre a Antiguidade e o Medievo (Especial); 57-78
História e Cultura; Vol. 2 Núm. 3 (2013): Dossiê Debates historiográficos sobre a Antiguidade e o Medievo (Especial); 57-78
História e Cultura (Histoire et Culture); Vol. 2 No. 3 (2013): Dossiê Debates historiográficos sobre a Antiguidade e o Medievo (Especial); 57-78
História e Cultura; v. 2 n. 3 (2013): Dossiê Debates historiográficos sobre a Antiguidade e o Medievo (Especial); 57-78
2238-6270
2238-6270
10.18223/hiscult.v2i3
reponame:História e Cultura
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str História e Cultura
collection História e Cultura
repository.name.fl_str_mv História e Cultura - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistahistoriaecultura@franca.unesp.br
_version_ 1800215789673906176