REFLEXÕES ACERCA DOS CONCEITOS DE IDENTIDADE E DIVERSIDADE NA BNCC DE HISTÓRIA * REFLECTIONS ABOUT THE CONCEPTS OF IDENTITY AND DIVERSITY IN THE HISTORY BNCC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eschriqui Vieira Pinto, Jorge Vieira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: História e Cultura
Texto Completo: https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/2661
Resumo: O exercício da cidadania no contexto democrático brasileiro atual deve ter como pressuposto o reconhecimento da existência e do direito de participação nas discussões e nas políticas públicas de múltiplos segmentos sociais, étnicos, culturais e políticos por parte da sociedade em geral e do Estado. Nesse sentido, a História é uma disciplina fundamental na grade curricular da Educação Básica. Ao contribuir para o resgate da memória dos diversos grupos que compõem a população nacional, é capaz despertar neles laços de identidade com os seus antepassados e orientá-los em suas ações para o atendimento de suas demandas e a intervenção social consciente para a transformação da realidade brasileira. O objetivo deste artigo é analisar como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe o trabalho pedagógico com a identidade e a diversidade nas aulas de História.*The History is a strategic curricular discipline for any public policies in the area of Education as it is the study of the biographies, actions and cultural heritages of the ancestors, from of the demands of the societies of the present time, able to build a collective memory and to awake in the individuals a symbolic dimension of bond between the present and the past. This bond occurs through comparative approach among several societies in different times, which enables the perception of the permanences and ruptures and, consequently, the understanding of the cultural heritages that approach or distance communities and social groups of the present and of the past, awakening, thus, in the individuals the ties of identity from recognition of the “we” and differentiation of the “other”. The purpose of this paper is to analyze how the National Curricular Common Core (BNCC) proposes the pedagogical work with the identity and diversity in History classes.
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