Fake News Científicas: Percepção, Persuasão e Letramento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes,Sheila Freitas
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Penna,Juliana Coelho Braga de Oliveira, Arroio,Agnaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132020000100215
Resumo: Resumo: A linha tênue que separa o fato da ficção está cada vez mais dissimulada, criando realidades paralelas que turvam a visão da sociedade. O atual ensaio sobre cegueira saramaguiana reapresenta-se com o auxílio da velocidade de um simples toque na tela nas mídias sociais. Nesse sentido, o presente artigo explora a compreensão de quais elementos influenciam na credibilidade das fake news científicas. Os principais conceitos para elucidar essa questão são a percepção e a persuasão. O estudo é de natureza qualitativa e contou com a participação de 232 sujeitos por intermédio de um questionário on-line. Os resultados obtidos demonstram que a renda familiar, a escolaridade e a articulação do discurso persuasivo são elementos essenciais para a credibilidade das fake news.
id UNESP-22_07a1faae15c57c73f5870cb7edffde19
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132020000100215
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Fake News Científicas: Percepção, Persuasão e LetramentoFake newsMídias sociaisDivulgação científicaEducação científicaResumo: A linha tênue que separa o fato da ficção está cada vez mais dissimulada, criando realidades paralelas que turvam a visão da sociedade. O atual ensaio sobre cegueira saramaguiana reapresenta-se com o auxílio da velocidade de um simples toque na tela nas mídias sociais. Nesse sentido, o presente artigo explora a compreensão de quais elementos influenciam na credibilidade das fake news científicas. Os principais conceitos para elucidar essa questão são a percepção e a persuasão. O estudo é de natureza qualitativa e contou com a participação de 232 sujeitos por intermédio de um questionário on-line. Os resultados obtidos demonstram que a renda familiar, a escolaridade e a articulação do discurso persuasivo são elementos essenciais para a credibilidade das fake news.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132020000100215Ciência & Educação (Bauru) v.26 2020reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320200018info:eu-repo/semantics/openAccessGomes,Sheila FreitasPenna,Juliana Coelho Braga de OliveiraArroio,Agnaldopor2020-07-06T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132020000100215Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:12.742465Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Fake News Científicas: Percepção, Persuasão e Letramento
title Fake News Científicas: Percepção, Persuasão e Letramento
spellingShingle Fake News Científicas: Percepção, Persuasão e Letramento
Gomes,Sheila Freitas
Fake news
Mídias sociais
Divulgação científica
Educação científica
title_short Fake News Científicas: Percepção, Persuasão e Letramento
title_full Fake News Científicas: Percepção, Persuasão e Letramento
title_fullStr Fake News Científicas: Percepção, Persuasão e Letramento
title_full_unstemmed Fake News Científicas: Percepção, Persuasão e Letramento
title_sort Fake News Científicas: Percepção, Persuasão e Letramento
author Gomes,Sheila Freitas
author_facet Gomes,Sheila Freitas
Penna,Juliana Coelho Braga de Oliveira
Arroio,Agnaldo
author_role author
author2 Penna,Juliana Coelho Braga de Oliveira
Arroio,Agnaldo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes,Sheila Freitas
Penna,Juliana Coelho Braga de Oliveira
Arroio,Agnaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Fake news
Mídias sociais
Divulgação científica
Educação científica
topic Fake news
Mídias sociais
Divulgação científica
Educação científica
description Resumo: A linha tênue que separa o fato da ficção está cada vez mais dissimulada, criando realidades paralelas que turvam a visão da sociedade. O atual ensaio sobre cegueira saramaguiana reapresenta-se com o auxílio da velocidade de um simples toque na tela nas mídias sociais. Nesse sentido, o presente artigo explora a compreensão de quais elementos influenciam na credibilidade das fake news científicas. Os principais conceitos para elucidar essa questão são a percepção e a persuasão. O estudo é de natureza qualitativa e contou com a participação de 232 sujeitos por intermédio de um questionário on-line. Os resultados obtidos demonstram que a renda familiar, a escolaridade e a articulação do discurso persuasivo são elementos essenciais para a credibilidade das fake news.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132020000100215
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132020000100215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320200018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.26 2020
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170958570258432