Violência simbólica na formação de professores de Ciências e Biologia: julgamentos de bens simbólicos do subcampo da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello,Ana Cecília
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Higa,Ivanilda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100256
Resumo: Resumo: Este trabalho objetiva compreender o Desenvolvimento Profissional Docente de estagiários da Licenciatura em Ciências Biológicas de um subcampo da universidade por meio da análise dos julgamentos conferidos por estes aos bens simbólicos de um subcampo da escola. Com abordagem qualitativa, são realizadas entrevistas com quatro estagiários, identificando-se os bens simbólicos do subcampo da escola e os referidos julgamentos. Percebe-se que ocorre a desvalorização das produções culturais e simbólicas do subcampo escolar e da escola frente às do subcampo universitário, assim como a desvalorização da profissão do subcampo da escola e desse próprio subcampo. Frente a isso, depreende-se que o estágio supervisionado pode configurar uma relação de violência simbólica e, para superar essa situação, sugere-se focalizar a profissão docente do subcampo da escola durante o estágio de uma forma mais ampla, assim como a implementação de parcerias colaborativas entre os subcampos.
id UNESP-22_0857fa531acd27955db48d65d335c32f
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132021000100256
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Violência simbólica na formação de professores de Ciências e Biologia: julgamentos de bens simbólicos do subcampo da escolaEstágio supervisionadoEnsino de biologiaEnsino de ciênciasViolência simbólicaResumo: Este trabalho objetiva compreender o Desenvolvimento Profissional Docente de estagiários da Licenciatura em Ciências Biológicas de um subcampo da universidade por meio da análise dos julgamentos conferidos por estes aos bens simbólicos de um subcampo da escola. Com abordagem qualitativa, são realizadas entrevistas com quatro estagiários, identificando-se os bens simbólicos do subcampo da escola e os referidos julgamentos. Percebe-se que ocorre a desvalorização das produções culturais e simbólicas do subcampo escolar e da escola frente às do subcampo universitário, assim como a desvalorização da profissão do subcampo da escola e desse próprio subcampo. Frente a isso, depreende-se que o estágio supervisionado pode configurar uma relação de violência simbólica e, para superar essa situação, sugere-se focalizar a profissão docente do subcampo da escola durante o estágio de uma forma mais ampla, assim como a implementação de parcerias colaborativas entre os subcampos.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100256Ciência & Educação (Bauru) v.27 2021reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320210058info:eu-repo/semantics/openAccessMello,Ana CecíliaHiga,Ivanildapor2021-12-20T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132021000100256Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:19.682313Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Violência simbólica na formação de professores de Ciências e Biologia: julgamentos de bens simbólicos do subcampo da escola
title Violência simbólica na formação de professores de Ciências e Biologia: julgamentos de bens simbólicos do subcampo da escola
spellingShingle Violência simbólica na formação de professores de Ciências e Biologia: julgamentos de bens simbólicos do subcampo da escola
Mello,Ana Cecília
Estágio supervisionado
Ensino de biologia
Ensino de ciências
Violência simbólica
title_short Violência simbólica na formação de professores de Ciências e Biologia: julgamentos de bens simbólicos do subcampo da escola
title_full Violência simbólica na formação de professores de Ciências e Biologia: julgamentos de bens simbólicos do subcampo da escola
title_fullStr Violência simbólica na formação de professores de Ciências e Biologia: julgamentos de bens simbólicos do subcampo da escola
title_full_unstemmed Violência simbólica na formação de professores de Ciências e Biologia: julgamentos de bens simbólicos do subcampo da escola
title_sort Violência simbólica na formação de professores de Ciências e Biologia: julgamentos de bens simbólicos do subcampo da escola
author Mello,Ana Cecília
author_facet Mello,Ana Cecília
Higa,Ivanilda
author_role author
author2 Higa,Ivanilda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello,Ana Cecília
Higa,Ivanilda
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio supervisionado
Ensino de biologia
Ensino de ciências
Violência simbólica
topic Estágio supervisionado
Ensino de biologia
Ensino de ciências
Violência simbólica
description Resumo: Este trabalho objetiva compreender o Desenvolvimento Profissional Docente de estagiários da Licenciatura em Ciências Biológicas de um subcampo da universidade por meio da análise dos julgamentos conferidos por estes aos bens simbólicos de um subcampo da escola. Com abordagem qualitativa, são realizadas entrevistas com quatro estagiários, identificando-se os bens simbólicos do subcampo da escola e os referidos julgamentos. Percebe-se que ocorre a desvalorização das produções culturais e simbólicas do subcampo escolar e da escola frente às do subcampo universitário, assim como a desvalorização da profissão do subcampo da escola e desse próprio subcampo. Frente a isso, depreende-se que o estágio supervisionado pode configurar uma relação de violência simbólica e, para superar essa situação, sugere-se focalizar a profissão docente do subcampo da escola durante o estágio de uma forma mais ampla, assim como a implementação de parcerias colaborativas entre os subcampos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100256
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320210058
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.27 2021
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170959204646912