Violência simbólica na formação de professores de Ciências e Biologia: julgamentos de bens simbólicos do subcampo da escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100256 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho objetiva compreender o Desenvolvimento Profissional Docente de estagiários da Licenciatura em Ciências Biológicas de um subcampo da universidade por meio da análise dos julgamentos conferidos por estes aos bens simbólicos de um subcampo da escola. Com abordagem qualitativa, são realizadas entrevistas com quatro estagiários, identificando-se os bens simbólicos do subcampo da escola e os referidos julgamentos. Percebe-se que ocorre a desvalorização das produções culturais e simbólicas do subcampo escolar e da escola frente às do subcampo universitário, assim como a desvalorização da profissão do subcampo da escola e desse próprio subcampo. Frente a isso, depreende-se que o estágio supervisionado pode configurar uma relação de violência simbólica e, para superar essa situação, sugere-se focalizar a profissão docente do subcampo da escola durante o estágio de uma forma mais ampla, assim como a implementação de parcerias colaborativas entre os subcampos. |
id |
UNESP-22_0857fa531acd27955db48d65d335c32f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132021000100256 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Violência simbólica na formação de professores de Ciências e Biologia: julgamentos de bens simbólicos do subcampo da escolaEstágio supervisionadoEnsino de biologiaEnsino de ciênciasViolência simbólicaResumo: Este trabalho objetiva compreender o Desenvolvimento Profissional Docente de estagiários da Licenciatura em Ciências Biológicas de um subcampo da universidade por meio da análise dos julgamentos conferidos por estes aos bens simbólicos de um subcampo da escola. Com abordagem qualitativa, são realizadas entrevistas com quatro estagiários, identificando-se os bens simbólicos do subcampo da escola e os referidos julgamentos. Percebe-se que ocorre a desvalorização das produções culturais e simbólicas do subcampo escolar e da escola frente às do subcampo universitário, assim como a desvalorização da profissão do subcampo da escola e desse próprio subcampo. Frente a isso, depreende-se que o estágio supervisionado pode configurar uma relação de violência simbólica e, para superar essa situação, sugere-se focalizar a profissão docente do subcampo da escola durante o estágio de uma forma mais ampla, assim como a implementação de parcerias colaborativas entre os subcampos.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100256Ciência & Educação (Bauru) v.27 2021reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320210058info:eu-repo/semantics/openAccessMello,Ana CecíliaHiga,Ivanildapor2021-12-20T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132021000100256Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:19.682313Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Violência simbólica na formação de professores de Ciências e Biologia: julgamentos de bens simbólicos do subcampo da escola |
title |
Violência simbólica na formação de professores de Ciências e Biologia: julgamentos de bens simbólicos do subcampo da escola |
spellingShingle |
Violência simbólica na formação de professores de Ciências e Biologia: julgamentos de bens simbólicos do subcampo da escola Mello,Ana Cecília Estágio supervisionado Ensino de biologia Ensino de ciências Violência simbólica |
title_short |
Violência simbólica na formação de professores de Ciências e Biologia: julgamentos de bens simbólicos do subcampo da escola |
title_full |
Violência simbólica na formação de professores de Ciências e Biologia: julgamentos de bens simbólicos do subcampo da escola |
title_fullStr |
Violência simbólica na formação de professores de Ciências e Biologia: julgamentos de bens simbólicos do subcampo da escola |
title_full_unstemmed |
Violência simbólica na formação de professores de Ciências e Biologia: julgamentos de bens simbólicos do subcampo da escola |
title_sort |
Violência simbólica na formação de professores de Ciências e Biologia: julgamentos de bens simbólicos do subcampo da escola |
author |
Mello,Ana Cecília |
author_facet |
Mello,Ana Cecília Higa,Ivanilda |
author_role |
author |
author2 |
Higa,Ivanilda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mello,Ana Cecília Higa,Ivanilda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio supervisionado Ensino de biologia Ensino de ciências Violência simbólica |
topic |
Estágio supervisionado Ensino de biologia Ensino de ciências Violência simbólica |
description |
Resumo: Este trabalho objetiva compreender o Desenvolvimento Profissional Docente de estagiários da Licenciatura em Ciências Biológicas de um subcampo da universidade por meio da análise dos julgamentos conferidos por estes aos bens simbólicos de um subcampo da escola. Com abordagem qualitativa, são realizadas entrevistas com quatro estagiários, identificando-se os bens simbólicos do subcampo da escola e os referidos julgamentos. Percebe-se que ocorre a desvalorização das produções culturais e simbólicas do subcampo escolar e da escola frente às do subcampo universitário, assim como a desvalorização da profissão do subcampo da escola e desse próprio subcampo. Frente a isso, depreende-se que o estágio supervisionado pode configurar uma relação de violência simbólica e, para superar essa situação, sugere-se focalizar a profissão docente do subcampo da escola durante o estágio de uma forma mais ampla, assim como a implementação de parcerias colaborativas entre os subcampos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100256 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100256 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1516-731320210058 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.27 2021 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170959204646912 |