Análise da produção escrita em matemática: algumas considerações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000300012 |
Resumo: | Este artigo traz algumas reflexões sobre a importância da análise da produção escrita dos alunos na avaliação da aprendizagem no cotidiano escolar. Para isso, apresentamos algumas análises da produção escrita de 25 alunos da 4ª. série do Ensino Fundamental, encontrada numa questão de Matemática. A análise centrou-se nos seguintes questionamentos: i) que caminhos os alunos escolhem para resolver o problema? ii) que conhecimentos matemáticos utilizam? iii) quais os erros que cometem e qual a natureza deles? iv) como utilizam as informações contidas no enunciado da questão? O texto destaca também a relevância do reconhecimento da existência de conhecimento tanto nos acertos quanto nos erros dos alunos, bem como a necessidade de que a avaliação educacional comece a ser entendida também como um meio para compreender melhor o processo de ensino-aprendizagem. |
id |
UNESP-22_1361c35be4b35f5a5c440e2b222bc5f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132005000300012 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise da produção escrita em matemática: algumas consideraçõesEducação Matemáticaavaliação em Matemáticaprodução escrita em Matemáticaacertos e errosEste artigo traz algumas reflexões sobre a importância da análise da produção escrita dos alunos na avaliação da aprendizagem no cotidiano escolar. Para isso, apresentamos algumas análises da produção escrita de 25 alunos da 4ª. série do Ensino Fundamental, encontrada numa questão de Matemática. A análise centrou-se nos seguintes questionamentos: i) que caminhos os alunos escolhem para resolver o problema? ii) que conhecimentos matemáticos utilizam? iii) quais os erros que cometem e qual a natureza deles? iv) como utilizam as informações contidas no enunciado da questão? O texto destaca também a relevância do reconhecimento da existência de conhecimento tanto nos acertos quanto nos erros dos alunos, bem como a necessidade de que a avaliação educacional comece a ser entendida também como um meio para compreender melhor o processo de ensino-aprendizagem.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2005-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000300012Ciência & Educação (Bauru) v.11 n.3 2005reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132005000300012info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Marcia Cristina NagyBuriasco,Regina Luzia Corio depor2009-05-26T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132005000300012Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:28.394711Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da produção escrita em matemática: algumas considerações |
title |
Análise da produção escrita em matemática: algumas considerações |
spellingShingle |
Análise da produção escrita em matemática: algumas considerações Silva,Marcia Cristina Nagy Educação Matemática avaliação em Matemática produção escrita em Matemática acertos e erros |
title_short |
Análise da produção escrita em matemática: algumas considerações |
title_full |
Análise da produção escrita em matemática: algumas considerações |
title_fullStr |
Análise da produção escrita em matemática: algumas considerações |
title_full_unstemmed |
Análise da produção escrita em matemática: algumas considerações |
title_sort |
Análise da produção escrita em matemática: algumas considerações |
author |
Silva,Marcia Cristina Nagy |
author_facet |
Silva,Marcia Cristina Nagy Buriasco,Regina Luzia Corio de |
author_role |
author |
author2 |
Buriasco,Regina Luzia Corio de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Marcia Cristina Nagy Buriasco,Regina Luzia Corio de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática avaliação em Matemática produção escrita em Matemática acertos e erros |
topic |
Educação Matemática avaliação em Matemática produção escrita em Matemática acertos e erros |
description |
Este artigo traz algumas reflexões sobre a importância da análise da produção escrita dos alunos na avaliação da aprendizagem no cotidiano escolar. Para isso, apresentamos algumas análises da produção escrita de 25 alunos da 4ª. série do Ensino Fundamental, encontrada numa questão de Matemática. A análise centrou-se nos seguintes questionamentos: i) que caminhos os alunos escolhem para resolver o problema? ii) que conhecimentos matemáticos utilizam? iii) quais os erros que cometem e qual a natureza deles? iv) como utilizam as informações contidas no enunciado da questão? O texto destaca também a relevância do reconhecimento da existência de conhecimento tanto nos acertos quanto nos erros dos alunos, bem como a necessidade de que a avaliação educacional comece a ser entendida também como um meio para compreender melhor o processo de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000300012 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000300012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132005000300012 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.11 n.3 2005 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170955345887232 |