Uma análise da produção escrita de alunos do ensino médio em questões abertas de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17505 |
Resumo: | Na perspectiva de ver a avaliação como um dos fios condutores da busca do conhecimento, entendendo-a como um processo que descreve o que os alunos sabem e são capazes de realizar em matemática, é que esta investigação analisa a produção escrita de alunos do Ensino Médio em Questões Abertas de Matemática. O presente trabalho apresenta uma investigação de natureza qualitativa dos registros escritos de alunos da 3ª série do Ensino Médio. Para isto, foram utilizadas 44 provas retiradas de uma amostra estadual da Prova de Questões Abertas de Matemática da Avaliação de Rendimento Escolar do Estado do Paraná ? AVA/2002. Com base na interpretação do que foi registrado buscou-se compreender como eles utilizaram as informações contidas no enunciado das questões, identificando os acertos e os erros mais freqüentes e sua natureza, as estratégias/procedimentos usados, o modo como essa produção escrita se configura, se esta apresenta marcas de conteúdo matemático compatível com o seu nível de escolaridade, assim como, indícios da presença do pensamento algébrico. Esta investigação mostra, dentre outros, que uma grande dificuldade apresentada pelos alunos está relacionada à leitura e interpretação dos enunciados das questões; que eles buscam estratégias e procedimentos próprios para resolvê-las, e que, poucos utilizam conteúdo matemático compatível com seu nível de escolaridade. |
id |
UEL_f4839ab02316c427c310cc0e36ccb270 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/17505 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma análise da produção escrita de alunos do ensino médio em questões abertas de matemáticaA written production annalysis from high school students in Open questions mathematicsEducação MatemáticaAvaliação em MatemáticaAcertos e ErrosRegistros EscritosEscrita AlgébricaCiências Exatas e da Terra - MatemáticaMathematics educationMathematics assessmentRights and wrongsWritten registersWritten algebraicNa perspectiva de ver a avaliação como um dos fios condutores da busca do conhecimento, entendendo-a como um processo que descreve o que os alunos sabem e são capazes de realizar em matemática, é que esta investigação analisa a produção escrita de alunos do Ensino Médio em Questões Abertas de Matemática. O presente trabalho apresenta uma investigação de natureza qualitativa dos registros escritos de alunos da 3ª série do Ensino Médio. Para isto, foram utilizadas 44 provas retiradas de uma amostra estadual da Prova de Questões Abertas de Matemática da Avaliação de Rendimento Escolar do Estado do Paraná ? AVA/2002. Com base na interpretação do que foi registrado buscou-se compreender como eles utilizaram as informações contidas no enunciado das questões, identificando os acertos e os erros mais freqüentes e sua natureza, as estratégias/procedimentos usados, o modo como essa produção escrita se configura, se esta apresenta marcas de conteúdo matemático compatível com o seu nível de escolaridade, assim como, indícios da presença do pensamento algébrico. Esta investigação mostra, dentre outros, que uma grande dificuldade apresentada pelos alunos está relacionada à leitura e interpretação dos enunciados das questões; que eles buscam estratégias e procedimentos próprios para resolvê-las, e que, poucos utilizam conteúdo matemático compatível com seu nível de escolaridade.In the perspective of seeing the evaluation as one of the conductor wires of the knowledge search, understanding it as a process that describes what students know and what they are able to do in mathematics, this investigation analises the written registers of high school students in open questions mathematics. The present work shows a qualitative nature investigation of the 44 students written registers from a state sample of the Open Question Mathematics test of the school performance evaluation of Paraná State ? AVA/2002. Based on interpretation of what has been registered, we tried to understand how they used the information showing in the question, identifying the most frequent rights and wrongs and their nature/procedure used, the way this written production shows as well as if it shows signs of Mathematics content compatible with their school level, like algebraic thinking presence signs. This investigation presents, among others, that a big difficulty showed by students is related to the information showing in the question reading and understanding; students search for strategies and own procedures to solve the questions, and a few of them use mathematics content compatible with their school level.Buriasco, Regina Luzia Corio deCyrino, Márcia Cristina de Costa TrindadePires, Célia Maria CarolinoAlves, Rose Mary Fernandes2024-09-11T11:15:28Z2024-09-11T11:15:28Z2006-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17505porCCE - Departamento de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaUniversidade Estadual de Londrina - UELLondrina158 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-12T06:04:15Zoai:repositorio.uel.br:123456789/17505Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-09-12T06:04:15Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma análise da produção escrita de alunos do ensino médio em questões abertas de matemática A written production annalysis from high school students in Open questions mathematics |
title |
Uma análise da produção escrita de alunos do ensino médio em questões abertas de matemática |
spellingShingle |
Uma análise da produção escrita de alunos do ensino médio em questões abertas de matemática Alves, Rose Mary Fernandes Educação Matemática Avaliação em Matemática Acertos e Erros Registros Escritos Escrita Algébrica Ciências Exatas e da Terra - Matemática Mathematics education Mathematics assessment Rights and wrongs Written registers Written algebraic |
title_short |
Uma análise da produção escrita de alunos do ensino médio em questões abertas de matemática |
title_full |
Uma análise da produção escrita de alunos do ensino médio em questões abertas de matemática |
title_fullStr |
Uma análise da produção escrita de alunos do ensino médio em questões abertas de matemática |
title_full_unstemmed |
Uma análise da produção escrita de alunos do ensino médio em questões abertas de matemática |
title_sort |
Uma análise da produção escrita de alunos do ensino médio em questões abertas de matemática |
author |
Alves, Rose Mary Fernandes |
author_facet |
Alves, Rose Mary Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Buriasco, Regina Luzia Corio de Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade Pires, Célia Maria Carolino |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Rose Mary Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Avaliação em Matemática Acertos e Erros Registros Escritos Escrita Algébrica Ciências Exatas e da Terra - Matemática Mathematics education Mathematics assessment Rights and wrongs Written registers Written algebraic |
topic |
Educação Matemática Avaliação em Matemática Acertos e Erros Registros Escritos Escrita Algébrica Ciências Exatas e da Terra - Matemática Mathematics education Mathematics assessment Rights and wrongs Written registers Written algebraic |
description |
Na perspectiva de ver a avaliação como um dos fios condutores da busca do conhecimento, entendendo-a como um processo que descreve o que os alunos sabem e são capazes de realizar em matemática, é que esta investigação analisa a produção escrita de alunos do Ensino Médio em Questões Abertas de Matemática. O presente trabalho apresenta uma investigação de natureza qualitativa dos registros escritos de alunos da 3ª série do Ensino Médio. Para isto, foram utilizadas 44 provas retiradas de uma amostra estadual da Prova de Questões Abertas de Matemática da Avaliação de Rendimento Escolar do Estado do Paraná ? AVA/2002. Com base na interpretação do que foi registrado buscou-se compreender como eles utilizaram as informações contidas no enunciado das questões, identificando os acertos e os erros mais freqüentes e sua natureza, as estratégias/procedimentos usados, o modo como essa produção escrita se configura, se esta apresenta marcas de conteúdo matemático compatível com o seu nível de escolaridade, assim como, indícios da presença do pensamento algébrico. Esta investigação mostra, dentre outros, que uma grande dificuldade apresentada pelos alunos está relacionada à leitura e interpretação dos enunciados das questões; que eles buscam estratégias e procedimentos próprios para resolvê-las, e que, poucos utilizam conteúdo matemático compatível com seu nível de escolaridade. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-04-28 2024-09-11T11:15:28Z 2024-09-11T11:15:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17505 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17505 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
CCE - Departamento de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática Universidade Estadual de Londrina - UEL |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina 158 p. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1813264076489359360 |