Uma análise da produção escrita de alunos do ensino médio em questões abertas de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Rose Mary Fernandes
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17505
Resumo: Na perspectiva de ver a avaliação como um dos fios condutores da busca do conhecimento, entendendo-a como um processo que descreve o que os alunos sabem e são capazes de realizar em matemática, é que esta investigação analisa a produção escrita de alunos do Ensino Médio em Questões Abertas de Matemática. O presente trabalho apresenta uma investigação de natureza qualitativa dos registros escritos de alunos da 3ª série do Ensino Médio. Para isto, foram utilizadas 44 provas retiradas de uma amostra estadual da Prova de Questões Abertas de Matemática da Avaliação de Rendimento Escolar do Estado do Paraná ? AVA/2002. Com base na interpretação do que foi registrado buscou-se compreender como eles utilizaram as informações contidas no enunciado das questões, identificando os acertos e os erros mais freqüentes e sua natureza, as estratégias/procedimentos usados, o modo como essa produção escrita se configura, se esta apresenta marcas de conteúdo matemático compatível com o seu nível de escolaridade, assim como, indícios da presença do pensamento algébrico. Esta investigação mostra, dentre outros, que uma grande dificuldade apresentada pelos alunos está relacionada à leitura e interpretação dos enunciados das questões; que eles buscam estratégias e procedimentos próprios para resolvê-las, e que, poucos utilizam conteúdo matemático compatível com seu nível de escolaridade.
id UEL_f4839ab02316c427c310cc0e36ccb270
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/17505
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Uma análise da produção escrita de alunos do ensino médio em questões abertas de matemáticaA written production annalysis from high school students in Open questions mathematicsEducação MatemáticaAvaliação em MatemáticaAcertos e ErrosRegistros EscritosEscrita AlgébricaCiências Exatas e da Terra - MatemáticaMathematics educationMathematics assessmentRights and wrongsWritten registersWritten algebraicNa perspectiva de ver a avaliação como um dos fios condutores da busca do conhecimento, entendendo-a como um processo que descreve o que os alunos sabem e são capazes de realizar em matemática, é que esta investigação analisa a produção escrita de alunos do Ensino Médio em Questões Abertas de Matemática. O presente trabalho apresenta uma investigação de natureza qualitativa dos registros escritos de alunos da 3ª série do Ensino Médio. Para isto, foram utilizadas 44 provas retiradas de uma amostra estadual da Prova de Questões Abertas de Matemática da Avaliação de Rendimento Escolar do Estado do Paraná ? AVA/2002. Com base na interpretação do que foi registrado buscou-se compreender como eles utilizaram as informações contidas no enunciado das questões, identificando os acertos e os erros mais freqüentes e sua natureza, as estratégias/procedimentos usados, o modo como essa produção escrita se configura, se esta apresenta marcas de conteúdo matemático compatível com o seu nível de escolaridade, assim como, indícios da presença do pensamento algébrico. Esta investigação mostra, dentre outros, que uma grande dificuldade apresentada pelos alunos está relacionada à leitura e interpretação dos enunciados das questões; que eles buscam estratégias e procedimentos próprios para resolvê-las, e que, poucos utilizam conteúdo matemático compatível com seu nível de escolaridade.In the perspective of seeing the evaluation as one of the conductor wires of the knowledge search, understanding it as a process that describes what students know and what they are able to do in mathematics, this investigation analises the written registers of high school students in open questions mathematics. The present work shows a qualitative nature investigation of the 44 students written registers from a state sample of the Open Question Mathematics test of the school performance evaluation of Paraná State ? AVA/2002. Based on interpretation of what has been registered, we tried to understand how they used the information showing in the question, identifying the most frequent rights and wrongs and their nature/procedure used, the way this written production shows as well as if it shows signs of Mathematics content compatible with their school level, like algebraic thinking presence signs. This investigation presents, among others, that a big difficulty showed by students is related to the information showing in the question reading and understanding; students search for strategies and own procedures to solve the questions, and a few of them use mathematics content compatible with their school level.Buriasco, Regina Luzia Corio deCyrino, Márcia Cristina de Costa TrindadePires, Célia Maria CarolinoAlves, Rose Mary Fernandes2024-09-11T11:15:28Z2024-09-11T11:15:28Z2006-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17505porCCE - Departamento de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaUniversidade Estadual de Londrina - UELLondrina158 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-12T06:04:15Zoai:repositorio.uel.br:123456789/17505Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-09-12T06:04:15Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise da produção escrita de alunos do ensino médio em questões abertas de matemática
A written production annalysis from high school students in Open questions mathematics
title Uma análise da produção escrita de alunos do ensino médio em questões abertas de matemática
spellingShingle Uma análise da produção escrita de alunos do ensino médio em questões abertas de matemática
Alves, Rose Mary Fernandes
Educação Matemática
Avaliação em Matemática
Acertos e Erros
Registros Escritos
Escrita Algébrica
Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Mathematics education
Mathematics assessment
Rights and wrongs
Written registers
Written algebraic
title_short Uma análise da produção escrita de alunos do ensino médio em questões abertas de matemática
title_full Uma análise da produção escrita de alunos do ensino médio em questões abertas de matemática
title_fullStr Uma análise da produção escrita de alunos do ensino médio em questões abertas de matemática
title_full_unstemmed Uma análise da produção escrita de alunos do ensino médio em questões abertas de matemática
title_sort Uma análise da produção escrita de alunos do ensino médio em questões abertas de matemática
author Alves, Rose Mary Fernandes
author_facet Alves, Rose Mary Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Buriasco, Regina Luzia Corio de
Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade
Pires, Célia Maria Carolino
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Rose Mary Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Avaliação em Matemática
Acertos e Erros
Registros Escritos
Escrita Algébrica
Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Mathematics education
Mathematics assessment
Rights and wrongs
Written registers
Written algebraic
topic Educação Matemática
Avaliação em Matemática
Acertos e Erros
Registros Escritos
Escrita Algébrica
Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Mathematics education
Mathematics assessment
Rights and wrongs
Written registers
Written algebraic
description Na perspectiva de ver a avaliação como um dos fios condutores da busca do conhecimento, entendendo-a como um processo que descreve o que os alunos sabem e são capazes de realizar em matemática, é que esta investigação analisa a produção escrita de alunos do Ensino Médio em Questões Abertas de Matemática. O presente trabalho apresenta uma investigação de natureza qualitativa dos registros escritos de alunos da 3ª série do Ensino Médio. Para isto, foram utilizadas 44 provas retiradas de uma amostra estadual da Prova de Questões Abertas de Matemática da Avaliação de Rendimento Escolar do Estado do Paraná ? AVA/2002. Com base na interpretação do que foi registrado buscou-se compreender como eles utilizaram as informações contidas no enunciado das questões, identificando os acertos e os erros mais freqüentes e sua natureza, as estratégias/procedimentos usados, o modo como essa produção escrita se configura, se esta apresenta marcas de conteúdo matemático compatível com o seu nível de escolaridade, assim como, indícios da presença do pensamento algébrico. Esta investigação mostra, dentre outros, que uma grande dificuldade apresentada pelos alunos está relacionada à leitura e interpretação dos enunciados das questões; que eles buscam estratégias e procedimentos próprios para resolvê-las, e que, poucos utilizam conteúdo matemático compatível com seu nível de escolaridade.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-04-28
2024-09-11T11:15:28Z
2024-09-11T11:15:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17505
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17505
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv CCE - Departamento de Matemática
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
Universidade Estadual de Londrina - UEL
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
158 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1813264076489359360