Professores - pesquisadores: reflexão e mudança metodológica no ensino de física - o contexto da avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues,Maria Inês Ribas
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Carvalho,Anna Maria Pessoa de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132002000100004
Resumo: O propósito deste estudo foi acompanhar e analisar as reuniões de uma equipe de seis professores/pesquisadores, e evidenciar os problemas que encontraram na implementação de uma mudança metodológica em seu ensino, no âmbito da avaliação dos alunos. As discussões que surgiram durante as reuniões apresentaram momentos ricos em reflexões desencadeadas por problemas que encontraram ao levar para a prática as atividades desenvolvidas durante o curso de formação continuada do qual participaram. Neste curso, os participantes puderam discutir e desenvolver uma série de atividades de Termodinâmica, dando ênfase ao ensino por investigação. A análise dos dados indica que ao trabalharem juntos, os professores conseguem, através da troca de experiências, enfrentar os problemas e encontrar soluções para os mesmos.
id UNESP-22_1c08f889a39e9df123d81339075534ec
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132002000100004
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Professores - pesquisadores: reflexão e mudança metodológica no ensino de física - o contexto da avaliaçãoProfessor-pesquisadorreflexãomelhoria no ensino de Físicatrabalho colaborativoavaliaçãoO propósito deste estudo foi acompanhar e analisar as reuniões de uma equipe de seis professores/pesquisadores, e evidenciar os problemas que encontraram na implementação de uma mudança metodológica em seu ensino, no âmbito da avaliação dos alunos. As discussões que surgiram durante as reuniões apresentaram momentos ricos em reflexões desencadeadas por problemas que encontraram ao levar para a prática as atividades desenvolvidas durante o curso de formação continuada do qual participaram. Neste curso, os participantes puderam discutir e desenvolver uma série de atividades de Termodinâmica, dando ênfase ao ensino por investigação. A análise dos dados indica que ao trabalharem juntos, os professores conseguem, através da troca de experiências, enfrentar os problemas e encontrar soluções para os mesmos.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2002-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132002000100004Ciência & Educação (Bauru) v.8 n.1 2002reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132002000100004info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues,Maria Inês RibasCarvalho,Anna Maria Pessoa depor2012-01-06T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132002000100004Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:21.793124Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Professores - pesquisadores: reflexão e mudança metodológica no ensino de física - o contexto da avaliação
title Professores - pesquisadores: reflexão e mudança metodológica no ensino de física - o contexto da avaliação
spellingShingle Professores - pesquisadores: reflexão e mudança metodológica no ensino de física - o contexto da avaliação
Rodrigues,Maria Inês Ribas
Professor-pesquisador
reflexão
melhoria no ensino de Física
trabalho colaborativo
avaliação
title_short Professores - pesquisadores: reflexão e mudança metodológica no ensino de física - o contexto da avaliação
title_full Professores - pesquisadores: reflexão e mudança metodológica no ensino de física - o contexto da avaliação
title_fullStr Professores - pesquisadores: reflexão e mudança metodológica no ensino de física - o contexto da avaliação
title_full_unstemmed Professores - pesquisadores: reflexão e mudança metodológica no ensino de física - o contexto da avaliação
title_sort Professores - pesquisadores: reflexão e mudança metodológica no ensino de física - o contexto da avaliação
author Rodrigues,Maria Inês Ribas
author_facet Rodrigues,Maria Inês Ribas
Carvalho,Anna Maria Pessoa de
author_role author
author2 Carvalho,Anna Maria Pessoa de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues,Maria Inês Ribas
Carvalho,Anna Maria Pessoa de
dc.subject.por.fl_str_mv Professor-pesquisador
reflexão
melhoria no ensino de Física
trabalho colaborativo
avaliação
topic Professor-pesquisador
reflexão
melhoria no ensino de Física
trabalho colaborativo
avaliação
description O propósito deste estudo foi acompanhar e analisar as reuniões de uma equipe de seis professores/pesquisadores, e evidenciar os problemas que encontraram na implementação de uma mudança metodológica em seu ensino, no âmbito da avaliação dos alunos. As discussões que surgiram durante as reuniões apresentaram momentos ricos em reflexões desencadeadas por problemas que encontraram ao levar para a prática as atividades desenvolvidas durante o curso de formação continuada do qual participaram. Neste curso, os participantes puderam discutir e desenvolver uma série de atividades de Termodinâmica, dando ênfase ao ensino por investigação. A análise dos dados indica que ao trabalharem juntos, os professores conseguem, através da troca de experiências, enfrentar os problemas e encontrar soluções para os mesmos.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132002000100004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132002000100004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132002000100004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.8 n.1 2002
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170954912825344