Professores - pesquisadores: reflexão e mudança metodológica no ensino de física - o contexto da avaliação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132002000100004 |
Resumo: | O propósito deste estudo foi acompanhar e analisar as reuniões de uma equipe de seis professores/pesquisadores, e evidenciar os problemas que encontraram na implementação de uma mudança metodológica em seu ensino, no âmbito da avaliação dos alunos. As discussões que surgiram durante as reuniões apresentaram momentos ricos em reflexões desencadeadas por problemas que encontraram ao levar para a prática as atividades desenvolvidas durante o curso de formação continuada do qual participaram. Neste curso, os participantes puderam discutir e desenvolver uma série de atividades de Termodinâmica, dando ênfase ao ensino por investigação. A análise dos dados indica que ao trabalharem juntos, os professores conseguem, através da troca de experiências, enfrentar os problemas e encontrar soluções para os mesmos. |
id |
UNESP-22_1c08f889a39e9df123d81339075534ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132002000100004 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Professores - pesquisadores: reflexão e mudança metodológica no ensino de física - o contexto da avaliaçãoProfessor-pesquisadorreflexãomelhoria no ensino de Físicatrabalho colaborativoavaliaçãoO propósito deste estudo foi acompanhar e analisar as reuniões de uma equipe de seis professores/pesquisadores, e evidenciar os problemas que encontraram na implementação de uma mudança metodológica em seu ensino, no âmbito da avaliação dos alunos. As discussões que surgiram durante as reuniões apresentaram momentos ricos em reflexões desencadeadas por problemas que encontraram ao levar para a prática as atividades desenvolvidas durante o curso de formação continuada do qual participaram. Neste curso, os participantes puderam discutir e desenvolver uma série de atividades de Termodinâmica, dando ênfase ao ensino por investigação. A análise dos dados indica que ao trabalharem juntos, os professores conseguem, através da troca de experiências, enfrentar os problemas e encontrar soluções para os mesmos.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2002-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132002000100004Ciência & Educação (Bauru) v.8 n.1 2002reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132002000100004info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues,Maria Inês RibasCarvalho,Anna Maria Pessoa depor2012-01-06T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132002000100004Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:21.793124Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professores - pesquisadores: reflexão e mudança metodológica no ensino de física - o contexto da avaliação |
title |
Professores - pesquisadores: reflexão e mudança metodológica no ensino de física - o contexto da avaliação |
spellingShingle |
Professores - pesquisadores: reflexão e mudança metodológica no ensino de física - o contexto da avaliação Rodrigues,Maria Inês Ribas Professor-pesquisador reflexão melhoria no ensino de Física trabalho colaborativo avaliação |
title_short |
Professores - pesquisadores: reflexão e mudança metodológica no ensino de física - o contexto da avaliação |
title_full |
Professores - pesquisadores: reflexão e mudança metodológica no ensino de física - o contexto da avaliação |
title_fullStr |
Professores - pesquisadores: reflexão e mudança metodológica no ensino de física - o contexto da avaliação |
title_full_unstemmed |
Professores - pesquisadores: reflexão e mudança metodológica no ensino de física - o contexto da avaliação |
title_sort |
Professores - pesquisadores: reflexão e mudança metodológica no ensino de física - o contexto da avaliação |
author |
Rodrigues,Maria Inês Ribas |
author_facet |
Rodrigues,Maria Inês Ribas Carvalho,Anna Maria Pessoa de |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho,Anna Maria Pessoa de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues,Maria Inês Ribas Carvalho,Anna Maria Pessoa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor-pesquisador reflexão melhoria no ensino de Física trabalho colaborativo avaliação |
topic |
Professor-pesquisador reflexão melhoria no ensino de Física trabalho colaborativo avaliação |
description |
O propósito deste estudo foi acompanhar e analisar as reuniões de uma equipe de seis professores/pesquisadores, e evidenciar os problemas que encontraram na implementação de uma mudança metodológica em seu ensino, no âmbito da avaliação dos alunos. As discussões que surgiram durante as reuniões apresentaram momentos ricos em reflexões desencadeadas por problemas que encontraram ao levar para a prática as atividades desenvolvidas durante o curso de formação continuada do qual participaram. Neste curso, os participantes puderam discutir e desenvolver uma série de atividades de Termodinâmica, dando ênfase ao ensino por investigação. A análise dos dados indica que ao trabalharem juntos, os professores conseguem, através da troca de experiências, enfrentar os problemas e encontrar soluções para os mesmos. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132002000100004 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132002000100004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132002000100004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.8 n.1 2002 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170954912825344 |