A ESCRITA COMO REFLEXÃO E INOVAÇÃO DA PRÁTICA NA DOCENCIA UNIVERSITÁRIA: CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA AÇÃO-COLABORATIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fabrício Oliveira da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ribeiro, Marinalva Lopes, da Paixão Trindade, Rosária
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5095
Resumo: O pressente trabalho é resultado das experiências formativas logradas na pesquisa ação-colaborativa para a reflexão da prática docente de professores da Universidade Estadual de Feira de Santana. Reflete-se como os docentes participantes da pesquisa produzem reflexões sobre si e sobre seus modos de fazerem a docência acontecer, num movimento cíclico que demanda ação-reflexão-ação, em que as práticas pedagógicas são ressignificadas pela análise que os professores fazem delas. O objetivo é analisar a contribuição da pesquisa ação-colaborativa, trazendo para o debate os modos de aprendizagem no que tange ao desenvolvimento da produção escrita e reflexiva. O estudo se situa na abordagem qualitativa, por ancorar-se na perspectiva dialógica em que o sujeito produz sentidos sobre sua prática educativa na universidade na interação com o outro. Como dispositivo de recolha de dados, utilizamos as narrativas produzidas em contextos de reuniões do grupo, bem como os relatos e escritos dos professores produzidos no âmbito da pesquisa ação-colaborativa para apresentação no Seminário Pedagogia do Ensino Superior: Partilha de práticas inovadoras. O trabalho, dentre outras coisas, revelou as vivências mobilizaram os participantes a deslocarem-se paradigmaticamente no contexto das reflexões sobre a seu fazer na universidade, fato que desencadeou produção escrita sobre as práticas. Evidenciou-se, ainda, que os estudos sobre a aprendizagem e sobre a motivação para produzi-la constituíram elementos balizadores para a produção acadêmica dos docentes, gerando a reflexão sobre novas estratégias de ensino e aprendizagem que passam a figurar no cotidiano da atividade dos docentes.
id UNILASALLE-2_cda676bea55919a95f8664cda2d00f72
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/5095
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling A ESCRITA COMO REFLEXÃO E INOVAÇÃO DA PRÁTICA NA DOCENCIA UNIVERSITÁRIA: CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA AÇÃO-COLABORATIVAEducação; Formação de professores; Docência universitáriaPesquisa ação-colaborativa; Produção escrita; Reflexão; Docência universitária.O pressente trabalho é resultado das experiências formativas logradas na pesquisa ação-colaborativa para a reflexão da prática docente de professores da Universidade Estadual de Feira de Santana. Reflete-se como os docentes participantes da pesquisa produzem reflexões sobre si e sobre seus modos de fazerem a docência acontecer, num movimento cíclico que demanda ação-reflexão-ação, em que as práticas pedagógicas são ressignificadas pela análise que os professores fazem delas. O objetivo é analisar a contribuição da pesquisa ação-colaborativa, trazendo para o debate os modos de aprendizagem no que tange ao desenvolvimento da produção escrita e reflexiva. O estudo se situa na abordagem qualitativa, por ancorar-se na perspectiva dialógica em que o sujeito produz sentidos sobre sua prática educativa na universidade na interação com o outro. Como dispositivo de recolha de dados, utilizamos as narrativas produzidas em contextos de reuniões do grupo, bem como os relatos e escritos dos professores produzidos no âmbito da pesquisa ação-colaborativa para apresentação no Seminário Pedagogia do Ensino Superior: Partilha de práticas inovadoras. O trabalho, dentre outras coisas, revelou as vivências mobilizaram os participantes a deslocarem-se paradigmaticamente no contexto das reflexões sobre a seu fazer na universidade, fato que desencadeou produção escrita sobre as práticas. Evidenciou-se, ainda, que os estudos sobre a aprendizagem e sobre a motivação para produzi-la constituíram elementos balizadores para a produção acadêmica dos docentes, gerando a reflexão sobre novas estratégias de ensino e aprendizagem que passam a figurar no cotidiano da atividade dos docentes.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasCNPQSilva, Fabrício Oliveira daRibeiro, Marinalva Lopesda Paixão Trindade, Rosária2019-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/509510.18316/recc.v24i2.5095Educação, Ciência e Cultura; v. 24, n. 2 (2019); p. 165-1772236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5095/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/downloadSuppFile/5095/961Direitos autorais 2019 Revista de Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-26T20:02:32Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/5095Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2021-08-26T20:02:32Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv A ESCRITA COMO REFLEXÃO E INOVAÇÃO DA PRÁTICA NA DOCENCIA UNIVERSITÁRIA: CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA AÇÃO-COLABORATIVA
title A ESCRITA COMO REFLEXÃO E INOVAÇÃO DA PRÁTICA NA DOCENCIA UNIVERSITÁRIA: CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA AÇÃO-COLABORATIVA
spellingShingle A ESCRITA COMO REFLEXÃO E INOVAÇÃO DA PRÁTICA NA DOCENCIA UNIVERSITÁRIA: CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA AÇÃO-COLABORATIVA
Silva, Fabrício Oliveira da
Educação; Formação de professores; Docência universitária
Pesquisa ação-colaborativa; Produção escrita; Reflexão; Docência universitária.
title_short A ESCRITA COMO REFLEXÃO E INOVAÇÃO DA PRÁTICA NA DOCENCIA UNIVERSITÁRIA: CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA AÇÃO-COLABORATIVA
title_full A ESCRITA COMO REFLEXÃO E INOVAÇÃO DA PRÁTICA NA DOCENCIA UNIVERSITÁRIA: CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA AÇÃO-COLABORATIVA
title_fullStr A ESCRITA COMO REFLEXÃO E INOVAÇÃO DA PRÁTICA NA DOCENCIA UNIVERSITÁRIA: CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA AÇÃO-COLABORATIVA
title_full_unstemmed A ESCRITA COMO REFLEXÃO E INOVAÇÃO DA PRÁTICA NA DOCENCIA UNIVERSITÁRIA: CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA AÇÃO-COLABORATIVA
title_sort A ESCRITA COMO REFLEXÃO E INOVAÇÃO DA PRÁTICA NA DOCENCIA UNIVERSITÁRIA: CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA AÇÃO-COLABORATIVA
author Silva, Fabrício Oliveira da
author_facet Silva, Fabrício Oliveira da
Ribeiro, Marinalva Lopes
da Paixão Trindade, Rosária
author_role author
author2 Ribeiro, Marinalva Lopes
da Paixão Trindade, Rosária
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPQ
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fabrício Oliveira da
Ribeiro, Marinalva Lopes
da Paixão Trindade, Rosária
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Formação de professores; Docência universitária
Pesquisa ação-colaborativa; Produção escrita; Reflexão; Docência universitária.
topic Educação; Formação de professores; Docência universitária
Pesquisa ação-colaborativa; Produção escrita; Reflexão; Docência universitária.
description O pressente trabalho é resultado das experiências formativas logradas na pesquisa ação-colaborativa para a reflexão da prática docente de professores da Universidade Estadual de Feira de Santana. Reflete-se como os docentes participantes da pesquisa produzem reflexões sobre si e sobre seus modos de fazerem a docência acontecer, num movimento cíclico que demanda ação-reflexão-ação, em que as práticas pedagógicas são ressignificadas pela análise que os professores fazem delas. O objetivo é analisar a contribuição da pesquisa ação-colaborativa, trazendo para o debate os modos de aprendizagem no que tange ao desenvolvimento da produção escrita e reflexiva. O estudo se situa na abordagem qualitativa, por ancorar-se na perspectiva dialógica em que o sujeito produz sentidos sobre sua prática educativa na universidade na interação com o outro. Como dispositivo de recolha de dados, utilizamos as narrativas produzidas em contextos de reuniões do grupo, bem como os relatos e escritos dos professores produzidos no âmbito da pesquisa ação-colaborativa para apresentação no Seminário Pedagogia do Ensino Superior: Partilha de práticas inovadoras. O trabalho, dentre outras coisas, revelou as vivências mobilizaram os participantes a deslocarem-se paradigmaticamente no contexto das reflexões sobre a seu fazer na universidade, fato que desencadeou produção escrita sobre as práticas. Evidenciou-se, ainda, que os estudos sobre a aprendizagem e sobre a motivação para produzi-la constituíram elementos balizadores para a produção acadêmica dos docentes, gerando a reflexão sobre novas estratégias de ensino e aprendizagem que passam a figurar no cotidiano da atividade dos docentes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-15
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5095
10.18316/recc.v24i2.5095
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5095
identifier_str_mv 10.18316/recc.v24i2.5095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5095/pdf
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/downloadSuppFile/5095/961
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista de Educação, Ciência e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista de Educação, Ciência e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 24, n. 2 (2019); p. 165-177
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1788165870822883328