Tendências de pesquisas em ENPECs sobre questões sociocientíficas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dacorégio, Gisa Aparecida
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Alves, João Amadeus Pereira, Lorenzetti, Leonir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6803
Resumo: O presente artigo busca traçar um recorte atual das tendências da produção científica sobre Questões Sociocientíficas a partir da análise dos trabalhos apresentados na forma de comunicação oral nas dez edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, no período de 1997 a 2015. Utilizando a metodologia de pesquisa do Estado do Conhecimento, é realizado um mapeamento das pesquisas para identificar instituições por região do país, áreas de conteúdo, temáticas privilegiadas e referências de textos em português de autores brasileiros. Os resultados revelam que a produção ao longo desse período foi de 57 trabalhos publicados no evento. Esses textos estão enquadrados nas seguintes temáticas: Argumentação, Estado do Conhecimento, Estratégia Didática, Formação de Professores e Teórico. A área de Ensino em Ciências vem crescendo, tendo em vista o aumento do número de trabalhos aprovados nas edições do evento em questão, assim como de artigos enfocando Questões Sociocientíficas.
id UTFPR-13_00866b16ba6a99ca0841a103f6797b93
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/6803
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Tendências de pesquisas em ENPECs sobre questões sociocientíficasCiênciasEnsino de Ciências; Estado do Conhecimento; Questões Sociocientíficas.O presente artigo busca traçar um recorte atual das tendências da produção científica sobre Questões Sociocientíficas a partir da análise dos trabalhos apresentados na forma de comunicação oral nas dez edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, no período de 1997 a 2015. Utilizando a metodologia de pesquisa do Estado do Conhecimento, é realizado um mapeamento das pesquisas para identificar instituições por região do país, áreas de conteúdo, temáticas privilegiadas e referências de textos em português de autores brasileiros. Os resultados revelam que a produção ao longo desse período foi de 57 trabalhos publicados no evento. Esses textos estão enquadrados nas seguintes temáticas: Argumentação, Estado do Conhecimento, Estratégia Didática, Formação de Professores e Teórico. A área de Ensino em Ciências vem crescendo, tendo em vista o aumento do número de trabalhos aprovados nas edições do evento em questão, assim como de artigos enfocando Questões Sociocientíficas.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Dacorégio, Gisa AparecidaAlves, João Amadeus PereiraLorenzetti, Leonir2017-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/680310.3895/actio.v2n3.6803ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 3 (2017); 79-96ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 3 (2017); 79-962525-892310.3895/actio.v2n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6803/4625https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/6803/828Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:11Zoai:periodicos.utfpr:article/6803Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:11Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Tendências de pesquisas em ENPECs sobre questões sociocientíficas
title Tendências de pesquisas em ENPECs sobre questões sociocientíficas
spellingShingle Tendências de pesquisas em ENPECs sobre questões sociocientíficas
Dacorégio, Gisa Aparecida
Ciências
Ensino de Ciências; Estado do Conhecimento; Questões Sociocientíficas.
title_short Tendências de pesquisas em ENPECs sobre questões sociocientíficas
title_full Tendências de pesquisas em ENPECs sobre questões sociocientíficas
title_fullStr Tendências de pesquisas em ENPECs sobre questões sociocientíficas
title_full_unstemmed Tendências de pesquisas em ENPECs sobre questões sociocientíficas
title_sort Tendências de pesquisas em ENPECs sobre questões sociocientíficas
author Dacorégio, Gisa Aparecida
author_facet Dacorégio, Gisa Aparecida
Alves, João Amadeus Pereira
Lorenzetti, Leonir
author_role author
author2 Alves, João Amadeus Pereira
Lorenzetti, Leonir
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Dacorégio, Gisa Aparecida
Alves, João Amadeus Pereira
Lorenzetti, Leonir
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências
Ensino de Ciências; Estado do Conhecimento; Questões Sociocientíficas.
topic Ciências
Ensino de Ciências; Estado do Conhecimento; Questões Sociocientíficas.
description O presente artigo busca traçar um recorte atual das tendências da produção científica sobre Questões Sociocientíficas a partir da análise dos trabalhos apresentados na forma de comunicação oral nas dez edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, no período de 1997 a 2015. Utilizando a metodologia de pesquisa do Estado do Conhecimento, é realizado um mapeamento das pesquisas para identificar instituições por região do país, áreas de conteúdo, temáticas privilegiadas e referências de textos em português de autores brasileiros. Os resultados revelam que a produção ao longo desse período foi de 57 trabalhos publicados no evento. Esses textos estão enquadrados nas seguintes temáticas: Argumentação, Estado do Conhecimento, Estratégia Didática, Formação de Professores e Teórico. A área de Ensino em Ciências vem crescendo, tendo em vista o aumento do número de trabalhos aprovados nas edições do evento em questão, assim como de artigos enfocando Questões Sociocientíficas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-05
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6803
10.3895/actio.v2n3.6803
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6803
identifier_str_mv 10.3895/actio.v2n3.6803
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6803/4625
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/6803/828
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 3 (2017); 79-96
ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 3 (2017); 79-96
2525-8923
10.3895/actio.v2n3
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239983738716160