Tendências de pesquisas em ENPECs sobre questões sociocientíficas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6803 |
Resumo: | O presente artigo busca traçar um recorte atual das tendências da produção científica sobre Questões Sociocientíficas a partir da análise dos trabalhos apresentados na forma de comunicação oral nas dez edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, no período de 1997 a 2015. Utilizando a metodologia de pesquisa do Estado do Conhecimento, é realizado um mapeamento das pesquisas para identificar instituições por região do país, áreas de conteúdo, temáticas privilegiadas e referências de textos em português de autores brasileiros. Os resultados revelam que a produção ao longo desse período foi de 57 trabalhos publicados no evento. Esses textos estão enquadrados nas seguintes temáticas: Argumentação, Estado do Conhecimento, Estratégia Didática, Formação de Professores e Teórico. A área de Ensino em Ciências vem crescendo, tendo em vista o aumento do número de trabalhos aprovados nas edições do evento em questão, assim como de artigos enfocando Questões Sociocientíficas. |
id |
UTFPR-13_00866b16ba6a99ca0841a103f6797b93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/6803 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Tendências de pesquisas em ENPECs sobre questões sociocientíficasCiênciasEnsino de Ciências; Estado do Conhecimento; Questões Sociocientíficas.O presente artigo busca traçar um recorte atual das tendências da produção científica sobre Questões Sociocientíficas a partir da análise dos trabalhos apresentados na forma de comunicação oral nas dez edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, no período de 1997 a 2015. Utilizando a metodologia de pesquisa do Estado do Conhecimento, é realizado um mapeamento das pesquisas para identificar instituições por região do país, áreas de conteúdo, temáticas privilegiadas e referências de textos em português de autores brasileiros. Os resultados revelam que a produção ao longo desse período foi de 57 trabalhos publicados no evento. Esses textos estão enquadrados nas seguintes temáticas: Argumentação, Estado do Conhecimento, Estratégia Didática, Formação de Professores e Teórico. A área de Ensino em Ciências vem crescendo, tendo em vista o aumento do número de trabalhos aprovados nas edições do evento em questão, assim como de artigos enfocando Questões Sociocientíficas.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Dacorégio, Gisa AparecidaAlves, João Amadeus PereiraLorenzetti, Leonir2017-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/680310.3895/actio.v2n3.6803ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 3 (2017); 79-96ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 3 (2017); 79-962525-892310.3895/actio.v2n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6803/4625https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/6803/828Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:11Zoai:periodicos.utfpr:article/6803Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:11Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tendências de pesquisas em ENPECs sobre questões sociocientíficas |
title |
Tendências de pesquisas em ENPECs sobre questões sociocientíficas |
spellingShingle |
Tendências de pesquisas em ENPECs sobre questões sociocientíficas Dacorégio, Gisa Aparecida Ciências Ensino de Ciências; Estado do Conhecimento; Questões Sociocientíficas. |
title_short |
Tendências de pesquisas em ENPECs sobre questões sociocientíficas |
title_full |
Tendências de pesquisas em ENPECs sobre questões sociocientíficas |
title_fullStr |
Tendências de pesquisas em ENPECs sobre questões sociocientíficas |
title_full_unstemmed |
Tendências de pesquisas em ENPECs sobre questões sociocientíficas |
title_sort |
Tendências de pesquisas em ENPECs sobre questões sociocientíficas |
author |
Dacorégio, Gisa Aparecida |
author_facet |
Dacorégio, Gisa Aparecida Alves, João Amadeus Pereira Lorenzetti, Leonir |
author_role |
author |
author2 |
Alves, João Amadeus Pereira Lorenzetti, Leonir |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dacorégio, Gisa Aparecida Alves, João Amadeus Pereira Lorenzetti, Leonir |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Ensino de Ciências; Estado do Conhecimento; Questões Sociocientíficas. |
topic |
Ciências Ensino de Ciências; Estado do Conhecimento; Questões Sociocientíficas. |
description |
O presente artigo busca traçar um recorte atual das tendências da produção científica sobre Questões Sociocientíficas a partir da análise dos trabalhos apresentados na forma de comunicação oral nas dez edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, no período de 1997 a 2015. Utilizando a metodologia de pesquisa do Estado do Conhecimento, é realizado um mapeamento das pesquisas para identificar instituições por região do país, áreas de conteúdo, temáticas privilegiadas e referências de textos em português de autores brasileiros. Os resultados revelam que a produção ao longo desse período foi de 57 trabalhos publicados no evento. Esses textos estão enquadrados nas seguintes temáticas: Argumentação, Estado do Conhecimento, Estratégia Didática, Formação de Professores e Teórico. A área de Ensino em Ciências vem crescendo, tendo em vista o aumento do número de trabalhos aprovados nas edições do evento em questão, assim como de artigos enfocando Questões Sociocientíficas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-05 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6803 10.3895/actio.v2n3.6803 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6803 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v2n3.6803 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6803/4625 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/6803/828 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 3 (2017); 79-96 ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 3 (2017); 79-96 2525-8923 10.3895/actio.v2n3 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239983738716160 |