Evolução conceitual de professores sobre o movimento diário da esfera celeste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bretones,Paulo Sergio
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Compiani,Maurício
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000300014
Resumo: Este é um estudo sobre a elaboração do conceito de movimento diário da esfera celeste por um grupo de professores de Ciências e Geografia de 5ª a 8ª séries, participantes de um curso de Astronomia. Os resultados baseiam-se, sobretudo, na análise de suas respostas às perguntas das avaliações e em registros de aulas do curso. Discutem-se: a relação entre as respostas dos participantes, seus relatos sobre suas observações, e o desenvolvimento de conteúdos referentes ao movimento de constelações. Apresentam-se as elaborações de sequências da evolução conceitual do grupo e sua relação com a prática e a teoria trabalhadas no curso. Tais elaborações revelam os princípios relacionados à observação do céu: relação da altura do polo celeste com a latitude geográfica, obliquidade, continuidade do movimento, circularidade, tridimensionalidade e ciclicidade. O estudo sugere que esses princípios, usados como guias heurísticos, seriam úteis para o ensino da observação do céu.
id UNESP-22_25052c3bc7d0720f7e2118a7e9031c55
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132011000300014
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Evolução conceitual de professores sobre o movimento diário da esfera celesteAstronomiaFormação de professoresEvolução conceitualEnsino de ciênciasEste é um estudo sobre a elaboração do conceito de movimento diário da esfera celeste por um grupo de professores de Ciências e Geografia de 5ª a 8ª séries, participantes de um curso de Astronomia. Os resultados baseiam-se, sobretudo, na análise de suas respostas às perguntas das avaliações e em registros de aulas do curso. Discutem-se: a relação entre as respostas dos participantes, seus relatos sobre suas observações, e o desenvolvimento de conteúdos referentes ao movimento de constelações. Apresentam-se as elaborações de sequências da evolução conceitual do grupo e sua relação com a prática e a teoria trabalhadas no curso. Tais elaborações revelam os princípios relacionados à observação do céu: relação da altura do polo celeste com a latitude geográfica, obliquidade, continuidade do movimento, circularidade, tridimensionalidade e ciclicidade. O estudo sugere que esses princípios, usados como guias heurísticos, seriam úteis para o ensino da observação do céu.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000300014Ciência & Educação (Bauru) v.17 n.3 2011reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132011000300014info:eu-repo/semantics/openAccessBretones,Paulo SergioCompiani,Mauríciopor2011-10-14T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132011000300014Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:41.929295Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Evolução conceitual de professores sobre o movimento diário da esfera celeste
title Evolução conceitual de professores sobre o movimento diário da esfera celeste
spellingShingle Evolução conceitual de professores sobre o movimento diário da esfera celeste
Bretones,Paulo Sergio
Astronomia
Formação de professores
Evolução conceitual
Ensino de ciências
title_short Evolução conceitual de professores sobre o movimento diário da esfera celeste
title_full Evolução conceitual de professores sobre o movimento diário da esfera celeste
title_fullStr Evolução conceitual de professores sobre o movimento diário da esfera celeste
title_full_unstemmed Evolução conceitual de professores sobre o movimento diário da esfera celeste
title_sort Evolução conceitual de professores sobre o movimento diário da esfera celeste
author Bretones,Paulo Sergio
author_facet Bretones,Paulo Sergio
Compiani,Maurício
author_role author
author2 Compiani,Maurício
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bretones,Paulo Sergio
Compiani,Maurício
dc.subject.por.fl_str_mv Astronomia
Formação de professores
Evolução conceitual
Ensino de ciências
topic Astronomia
Formação de professores
Evolução conceitual
Ensino de ciências
description Este é um estudo sobre a elaboração do conceito de movimento diário da esfera celeste por um grupo de professores de Ciências e Geografia de 5ª a 8ª séries, participantes de um curso de Astronomia. Os resultados baseiam-se, sobretudo, na análise de suas respostas às perguntas das avaliações e em registros de aulas do curso. Discutem-se: a relação entre as respostas dos participantes, seus relatos sobre suas observações, e o desenvolvimento de conteúdos referentes ao movimento de constelações. Apresentam-se as elaborações de sequências da evolução conceitual do grupo e sua relação com a prática e a teoria trabalhadas no curso. Tais elaborações revelam os princípios relacionados à observação do céu: relação da altura do polo celeste com a latitude geográfica, obliquidade, continuidade do movimento, circularidade, tridimensionalidade e ciclicidade. O estudo sugere que esses princípios, usados como guias heurísticos, seriam úteis para o ensino da observação do céu.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000300014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000300014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132011000300014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.17 n.3 2011
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170956268634112