CONSIDERAÇÕES DE ESTÁGIO SUPERGIVIONADO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6931 |
Resumo: | O estágio é uma atividade curricular que vis proporcionar ao acadêmico a possibilidade de verificar e provar a realização das competências exigidas na prática profissional, especialmente quanto à regência, bem como promover a investigação e a reflexão sobre a atividade profissional e intervenção, se necessário, no contexto de sala de aula. Assim, o objetivo deste é apresentar o resultado de uma das etapas do estágio supervisionado do curso de Letras Português/Inglês do Centro Universitário de Maringá, realizado numa escola de rede pública na cidade de Maringá-Paraná. A etapa em questão refere-se à observação e regência do ensino médio e para sua realização, foram ministradas aulas teóricas abrangendo diversos aspectos do ensino de língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa, Literatura Contemporânea etc. Foram necessárias dez horas/aulas para observação, trinta e seis horas/aulas para o planejamento do conteúdo a ser ministrado e outras dez horas/aulas para conclusão da prática em sala de aula. Foram utilizados como embasamento teórico os Parâmetros Curriculares Nacionais, as obras de Luiz Carlos Traváglia (1996), Gramática e Intervenção, e de. Vitor Manuel de Aguiar e Silva (1994), entre outros. Como resultado, pode-se observar que o estágio proporcionou ao acadêmico a vivência real da futura profissão, a dinâmica própria do espaço escolar, a oportunidade de correlacionar teoria e prática, de estabelecer troca de experiências e contribuir para aquisição das competências, habilidades necessárias da profissão professor. |
id |
UNICESU -1_47127ad5f466fce35049332b219fdec9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6931 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
CONSIDERAÇÕES DE ESTÁGIO SUPERGIVIONADOEstágioParâmetros curriculares nacionPlanejamentoO estágio é uma atividade curricular que vis proporcionar ao acadêmico a possibilidade de verificar e provar a realização das competências exigidas na prática profissional, especialmente quanto à regência, bem como promover a investigação e a reflexão sobre a atividade profissional e intervenção, se necessário, no contexto de sala de aula. Assim, o objetivo deste é apresentar o resultado de uma das etapas do estágio supervisionado do curso de Letras Português/Inglês do Centro Universitário de Maringá, realizado numa escola de rede pública na cidade de Maringá-Paraná. A etapa em questão refere-se à observação e regência do ensino médio e para sua realização, foram ministradas aulas teóricas abrangendo diversos aspectos do ensino de língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa, Literatura Contemporânea etc. Foram necessárias dez horas/aulas para observação, trinta e seis horas/aulas para o planejamento do conteúdo a ser ministrado e outras dez horas/aulas para conclusão da prática em sala de aula. Foram utilizados como embasamento teórico os Parâmetros Curriculares Nacionais, as obras de Luiz Carlos Traváglia (1996), Gramática e Intervenção, e de. Vitor Manuel de Aguiar e Silva (1994), entre outros. Como resultado, pode-se observar que o estágio proporcionou ao acadêmico a vivência real da futura profissão, a dinâmica própria do espaço escolar, a oportunidade de correlacionar teoria e prática, de estabelecer troca de experiências e contribuir para aquisição das competências, habilidades necessárias da profissão professor.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-29T11:08:54Z2005-10-192021-01-29T11:08:54Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6931porALVES, Adrianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-30T06:01:47ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONSIDERAÇÕES DE ESTÁGIO SUPERGIVIONADO |
title |
CONSIDERAÇÕES DE ESTÁGIO SUPERGIVIONADO |
spellingShingle |
CONSIDERAÇÕES DE ESTÁGIO SUPERGIVIONADO ALVES, Adriana Estágio Parâmetros curriculares nacion Planejamento |
title_short |
CONSIDERAÇÕES DE ESTÁGIO SUPERGIVIONADO |
title_full |
CONSIDERAÇÕES DE ESTÁGIO SUPERGIVIONADO |
title_fullStr |
CONSIDERAÇÕES DE ESTÁGIO SUPERGIVIONADO |
title_full_unstemmed |
CONSIDERAÇÕES DE ESTÁGIO SUPERGIVIONADO |
title_sort |
CONSIDERAÇÕES DE ESTÁGIO SUPERGIVIONADO |
author |
ALVES, Adriana |
author_facet |
ALVES, Adriana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALVES, Adriana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio Parâmetros curriculares nacion Planejamento |
topic |
Estágio Parâmetros curriculares nacion Planejamento |
description |
O estágio é uma atividade curricular que vis proporcionar ao acadêmico a possibilidade de verificar e provar a realização das competências exigidas na prática profissional, especialmente quanto à regência, bem como promover a investigação e a reflexão sobre a atividade profissional e intervenção, se necessário, no contexto de sala de aula. Assim, o objetivo deste é apresentar o resultado de uma das etapas do estágio supervisionado do curso de Letras Português/Inglês do Centro Universitário de Maringá, realizado numa escola de rede pública na cidade de Maringá-Paraná. A etapa em questão refere-se à observação e regência do ensino médio e para sua realização, foram ministradas aulas teóricas abrangendo diversos aspectos do ensino de língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa, Literatura Contemporânea etc. Foram necessárias dez horas/aulas para observação, trinta e seis horas/aulas para o planejamento do conteúdo a ser ministrado e outras dez horas/aulas para conclusão da prática em sala de aula. Foram utilizados como embasamento teórico os Parâmetros Curriculares Nacionais, as obras de Luiz Carlos Traváglia (1996), Gramática e Intervenção, e de. Vitor Manuel de Aguiar e Silva (1994), entre outros. Como resultado, pode-se observar que o estágio proporcionou ao acadêmico a vivência real da futura profissão, a dinâmica própria do espaço escolar, a oportunidade de correlacionar teoria e prática, de estabelecer troca de experiências e contribuir para aquisição das competências, habilidades necessárias da profissão professor. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-10-19 2005-10-19 2021-01-29T11:08:54Z 2021-01-29T11:08:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6931 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6931 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771953626742784 |