CONSIDERAÇÕES DE ESTÁGIO SUPERGIVIONADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALVES, Adriana
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6931
Resumo: O estágio é uma atividade curricular que vis proporcionar ao acadêmico a possibilidade de verificar e provar a realização das competências exigidas na prática profissional, especialmente quanto à regência, bem como promover a investigação e a reflexão sobre a atividade profissional e intervenção, se necessário, no contexto de sala de aula. Assim, o objetivo deste é apresentar o resultado de uma das etapas do estágio supervisionado do curso de Letras Português/Inglês do Centro Universitário de Maringá, realizado numa escola de rede pública na cidade de Maringá-Paraná. A etapa em questão refere-se à observação e regência do ensino médio e para sua realização, foram ministradas aulas teóricas abrangendo diversos aspectos do ensino de língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa, Literatura Contemporânea etc. Foram necessárias dez horas/aulas para observação, trinta e seis horas/aulas para o planejamento do conteúdo a ser ministrado e outras dez horas/aulas para conclusão da prática em sala de aula. Foram utilizados como embasamento teórico os Parâmetros Curriculares Nacionais, as obras de Luiz Carlos Traváglia (1996), Gramática e Intervenção, e de. Vitor Manuel de Aguiar e Silva (1994), entre outros. Como resultado, pode-se observar que o estágio proporcionou ao acadêmico a vivência real da futura profissão, a dinâmica própria do espaço escolar, a oportunidade de correlacionar teoria e prática, de estabelecer troca de experiências e contribuir para aquisição das competências, habilidades necessárias da profissão professor.
id UNICESU -1_47127ad5f466fce35049332b219fdec9
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6931
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling CONSIDERAÇÕES DE ESTÁGIO SUPERGIVIONADOEstágioParâmetros curriculares nacionPlanejamentoO estágio é uma atividade curricular que vis proporcionar ao acadêmico a possibilidade de verificar e provar a realização das competências exigidas na prática profissional, especialmente quanto à regência, bem como promover a investigação e a reflexão sobre a atividade profissional e intervenção, se necessário, no contexto de sala de aula. Assim, o objetivo deste é apresentar o resultado de uma das etapas do estágio supervisionado do curso de Letras Português/Inglês do Centro Universitário de Maringá, realizado numa escola de rede pública na cidade de Maringá-Paraná. A etapa em questão refere-se à observação e regência do ensino médio e para sua realização, foram ministradas aulas teóricas abrangendo diversos aspectos do ensino de língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa, Literatura Contemporânea etc. Foram necessárias dez horas/aulas para observação, trinta e seis horas/aulas para o planejamento do conteúdo a ser ministrado e outras dez horas/aulas para conclusão da prática em sala de aula. Foram utilizados como embasamento teórico os Parâmetros Curriculares Nacionais, as obras de Luiz Carlos Traváglia (1996), Gramática e Intervenção, e de. Vitor Manuel de Aguiar e Silva (1994), entre outros. Como resultado, pode-se observar que o estágio proporcionou ao acadêmico a vivência real da futura profissão, a dinâmica própria do espaço escolar, a oportunidade de correlacionar teoria e prática, de estabelecer troca de experiências e contribuir para aquisição das competências, habilidades necessárias da profissão professor.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-29T11:08:54Z2005-10-192021-01-29T11:08:54Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6931porALVES, Adrianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-30T06:01:47ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv CONSIDERAÇÕES DE ESTÁGIO SUPERGIVIONADO
title CONSIDERAÇÕES DE ESTÁGIO SUPERGIVIONADO
spellingShingle CONSIDERAÇÕES DE ESTÁGIO SUPERGIVIONADO
ALVES, Adriana
Estágio
Parâmetros curriculares nacion
Planejamento
title_short CONSIDERAÇÕES DE ESTÁGIO SUPERGIVIONADO
title_full CONSIDERAÇÕES DE ESTÁGIO SUPERGIVIONADO
title_fullStr CONSIDERAÇÕES DE ESTÁGIO SUPERGIVIONADO
title_full_unstemmed CONSIDERAÇÕES DE ESTÁGIO SUPERGIVIONADO
title_sort CONSIDERAÇÕES DE ESTÁGIO SUPERGIVIONADO
author ALVES, Adriana
author_facet ALVES, Adriana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ALVES, Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio
Parâmetros curriculares nacion
Planejamento
topic Estágio
Parâmetros curriculares nacion
Planejamento
description O estágio é uma atividade curricular que vis proporcionar ao acadêmico a possibilidade de verificar e provar a realização das competências exigidas na prática profissional, especialmente quanto à regência, bem como promover a investigação e a reflexão sobre a atividade profissional e intervenção, se necessário, no contexto de sala de aula. Assim, o objetivo deste é apresentar o resultado de uma das etapas do estágio supervisionado do curso de Letras Português/Inglês do Centro Universitário de Maringá, realizado numa escola de rede pública na cidade de Maringá-Paraná. A etapa em questão refere-se à observação e regência do ensino médio e para sua realização, foram ministradas aulas teóricas abrangendo diversos aspectos do ensino de língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa, Literatura Contemporânea etc. Foram necessárias dez horas/aulas para observação, trinta e seis horas/aulas para o planejamento do conteúdo a ser ministrado e outras dez horas/aulas para conclusão da prática em sala de aula. Foram utilizados como embasamento teórico os Parâmetros Curriculares Nacionais, as obras de Luiz Carlos Traváglia (1996), Gramática e Intervenção, e de. Vitor Manuel de Aguiar e Silva (1994), entre outros. Como resultado, pode-se observar que o estágio proporcionou ao acadêmico a vivência real da futura profissão, a dinâmica própria do espaço escolar, a oportunidade de correlacionar teoria e prática, de estabelecer troca de experiências e contribuir para aquisição das competências, habilidades necessárias da profissão professor.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-19
2005-10-19
2021-01-29T11:08:54Z
2021-01-29T11:08:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6931
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6931
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771953626742784