Iniciação à pesquisa no Ensino Superior: desafios dos docentes no ensino dos primeiros passos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000200003 |
Resumo: | Esta pesquisa descritiva teve por objetivo compreender o modo como se dá a iniciação à pesquisa no Ensino Superior a partir dos professores que atuam com as disciplinas relacionadas a essa área. As informações foram coletadas mediante a realização de sete entrevistas semiestruturadas com professores da UNIVATES. Constataram-se três preocupações centrais: a) trabalhar com os alunos a compreensão do que é ciência e do que é pesquisa; b) ensinar normativas de escrita (ABNT), métodos e técnicas de pesquisa; e c) articular a pesquisa com o campo de atuação do acadêmico. Conclui-se que há necessidade de se aprofundar a compreensão de pesquisa e de ciência dos alunos, e que os cursos e professores das outras disciplinas assumam, conjuntamente, a responsabilidade pela formação científica e ética. |
id |
UNESP-22_28153410568065e9dbac540d6d5a3440 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132011000200003 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Iniciação à pesquisa no Ensino Superior: desafios dos docentes no ensino dos primeiros passosIniciação à pesquisaEnsino SuperiorDocênciaEsta pesquisa descritiva teve por objetivo compreender o modo como se dá a iniciação à pesquisa no Ensino Superior a partir dos professores que atuam com as disciplinas relacionadas a essa área. As informações foram coletadas mediante a realização de sete entrevistas semiestruturadas com professores da UNIVATES. Constataram-se três preocupações centrais: a) trabalhar com os alunos a compreensão do que é ciência e do que é pesquisa; b) ensinar normativas de escrita (ABNT), métodos e técnicas de pesquisa; e c) articular a pesquisa com o campo de atuação do acadêmico. Conclui-se que há necessidade de se aprofundar a compreensão de pesquisa e de ciência dos alunos, e que os cursos e professores das outras disciplinas assumam, conjuntamente, a responsabilidade pela formação científica e ética.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000200003Ciência & Educação (Bauru) v.17 n.2 2011reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132011000200003info:eu-repo/semantics/openAccessNeuenfeldt,Derli JulianoSchuck,Rogério JoséMunhoz,AngélicaMittelstadt,JulianaMiorando,Tânia MichelineRochenback,Ronaldopor2011-07-04T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132011000200003Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:40.312494Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Iniciação à pesquisa no Ensino Superior: desafios dos docentes no ensino dos primeiros passos |
title |
Iniciação à pesquisa no Ensino Superior: desafios dos docentes no ensino dos primeiros passos |
spellingShingle |
Iniciação à pesquisa no Ensino Superior: desafios dos docentes no ensino dos primeiros passos Neuenfeldt,Derli Juliano Iniciação à pesquisa Ensino Superior Docência |
title_short |
Iniciação à pesquisa no Ensino Superior: desafios dos docentes no ensino dos primeiros passos |
title_full |
Iniciação à pesquisa no Ensino Superior: desafios dos docentes no ensino dos primeiros passos |
title_fullStr |
Iniciação à pesquisa no Ensino Superior: desafios dos docentes no ensino dos primeiros passos |
title_full_unstemmed |
Iniciação à pesquisa no Ensino Superior: desafios dos docentes no ensino dos primeiros passos |
title_sort |
Iniciação à pesquisa no Ensino Superior: desafios dos docentes no ensino dos primeiros passos |
author |
Neuenfeldt,Derli Juliano |
author_facet |
Neuenfeldt,Derli Juliano Schuck,Rogério José Munhoz,Angélica Mittelstadt,Juliana Miorando,Tânia Micheline Rochenback,Ronaldo |
author_role |
author |
author2 |
Schuck,Rogério José Munhoz,Angélica Mittelstadt,Juliana Miorando,Tânia Micheline Rochenback,Ronaldo |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neuenfeldt,Derli Juliano Schuck,Rogério José Munhoz,Angélica Mittelstadt,Juliana Miorando,Tânia Micheline Rochenback,Ronaldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Iniciação à pesquisa Ensino Superior Docência |
topic |
Iniciação à pesquisa Ensino Superior Docência |
description |
Esta pesquisa descritiva teve por objetivo compreender o modo como se dá a iniciação à pesquisa no Ensino Superior a partir dos professores que atuam com as disciplinas relacionadas a essa área. As informações foram coletadas mediante a realização de sete entrevistas semiestruturadas com professores da UNIVATES. Constataram-se três preocupações centrais: a) trabalhar com os alunos a compreensão do que é ciência e do que é pesquisa; b) ensinar normativas de escrita (ABNT), métodos e técnicas de pesquisa; e c) articular a pesquisa com o campo de atuação do acadêmico. Conclui-se que há necessidade de se aprofundar a compreensão de pesquisa e de ciência dos alunos, e que os cursos e professores das outras disciplinas assumam, conjuntamente, a responsabilidade pela formação científica e ética. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000200003 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000200003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132011000200003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.17 n.2 2011 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170956182650880 |