Iniciação à pesquisa no Ensino Superior: desafios dos docentes no ensino dos primeiros passos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neuenfeldt,Derli Juliano
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Schuck,Rogério José, Munhoz,Angélica, Mittelstadt,Juliana, Miorando,Tânia Micheline, Rochenback,Ronaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000200003
Resumo: Esta pesquisa descritiva teve por objetivo compreender o modo como se dá a iniciação à pesquisa no Ensino Superior a partir dos professores que atuam com as disciplinas relacionadas a essa área. As informações foram coletadas mediante a realização de sete entrevistas semiestruturadas com professores da UNIVATES. Constataram-se três preocupações centrais: a) trabalhar com os alunos a compreensão do que é ciência e do que é pesquisa; b) ensinar normativas de escrita (ABNT), métodos e técnicas de pesquisa; e c) articular a pesquisa com o campo de atuação do acadêmico. Conclui-se que há necessidade de se aprofundar a compreensão de pesquisa e de ciência dos alunos, e que os cursos e professores das outras disciplinas assumam, conjuntamente, a responsabilidade pela formação científica e ética.
id UNESP-22_28153410568065e9dbac540d6d5a3440
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132011000200003
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Iniciação à pesquisa no Ensino Superior: desafios dos docentes no ensino dos primeiros passosIniciação à pesquisaEnsino SuperiorDocênciaEsta pesquisa descritiva teve por objetivo compreender o modo como se dá a iniciação à pesquisa no Ensino Superior a partir dos professores que atuam com as disciplinas relacionadas a essa área. As informações foram coletadas mediante a realização de sete entrevistas semiestruturadas com professores da UNIVATES. Constataram-se três preocupações centrais: a) trabalhar com os alunos a compreensão do que é ciência e do que é pesquisa; b) ensinar normativas de escrita (ABNT), métodos e técnicas de pesquisa; e c) articular a pesquisa com o campo de atuação do acadêmico. Conclui-se que há necessidade de se aprofundar a compreensão de pesquisa e de ciência dos alunos, e que os cursos e professores das outras disciplinas assumam, conjuntamente, a responsabilidade pela formação científica e ética.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000200003Ciência & Educação (Bauru) v.17 n.2 2011reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132011000200003info:eu-repo/semantics/openAccessNeuenfeldt,Derli JulianoSchuck,Rogério JoséMunhoz,AngélicaMittelstadt,JulianaMiorando,Tânia MichelineRochenback,Ronaldopor2011-07-04T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132011000200003Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:40.312494Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Iniciação à pesquisa no Ensino Superior: desafios dos docentes no ensino dos primeiros passos
title Iniciação à pesquisa no Ensino Superior: desafios dos docentes no ensino dos primeiros passos
spellingShingle Iniciação à pesquisa no Ensino Superior: desafios dos docentes no ensino dos primeiros passos
Neuenfeldt,Derli Juliano
Iniciação à pesquisa
Ensino Superior
Docência
title_short Iniciação à pesquisa no Ensino Superior: desafios dos docentes no ensino dos primeiros passos
title_full Iniciação à pesquisa no Ensino Superior: desafios dos docentes no ensino dos primeiros passos
title_fullStr Iniciação à pesquisa no Ensino Superior: desafios dos docentes no ensino dos primeiros passos
title_full_unstemmed Iniciação à pesquisa no Ensino Superior: desafios dos docentes no ensino dos primeiros passos
title_sort Iniciação à pesquisa no Ensino Superior: desafios dos docentes no ensino dos primeiros passos
author Neuenfeldt,Derli Juliano
author_facet Neuenfeldt,Derli Juliano
Schuck,Rogério José
Munhoz,Angélica
Mittelstadt,Juliana
Miorando,Tânia Micheline
Rochenback,Ronaldo
author_role author
author2 Schuck,Rogério José
Munhoz,Angélica
Mittelstadt,Juliana
Miorando,Tânia Micheline
Rochenback,Ronaldo
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neuenfeldt,Derli Juliano
Schuck,Rogério José
Munhoz,Angélica
Mittelstadt,Juliana
Miorando,Tânia Micheline
Rochenback,Ronaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Iniciação à pesquisa
Ensino Superior
Docência
topic Iniciação à pesquisa
Ensino Superior
Docência
description Esta pesquisa descritiva teve por objetivo compreender o modo como se dá a iniciação à pesquisa no Ensino Superior a partir dos professores que atuam com as disciplinas relacionadas a essa área. As informações foram coletadas mediante a realização de sete entrevistas semiestruturadas com professores da UNIVATES. Constataram-se três preocupações centrais: a) trabalhar com os alunos a compreensão do que é ciência e do que é pesquisa; b) ensinar normativas de escrita (ABNT), métodos e técnicas de pesquisa; e c) articular a pesquisa com o campo de atuação do acadêmico. Conclui-se que há necessidade de se aprofundar a compreensão de pesquisa e de ciência dos alunos, e que os cursos e professores das outras disciplinas assumam, conjuntamente, a responsabilidade pela formação científica e ética.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000200003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132011000200003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.17 n.2 2011
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170956182650880