Ensino em Tempos Tecnológicos: Olhares e Percepções de Mestrandos em Formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schuck, Rogério José
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Neuenfeldt, Adriano Edo, Martins, Silvana Neumann
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/711
Resumo: Com a chegada de novas ferramentas tecnológicas de comunicação e informação, o uso da internet ganhou destaque e aumentou significativamente a velocidade com que se dá o acesso às informações. Nesse cenário, a iniciação à pesquisa pode ser beneficiada e potencializar a construção do conhecimento. O estudo buscou investigar processos de ensino, de iniciação à pesquisa e de aproximação com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC, que permeiam as práticas pedagógicas de docentes do Ensino Superior e da Educação Básica. Foram entrevistados seis alunos mestrandos que desenvolvem seu trabalho nas regiões Sul, Norte e Nordeste do Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, sendo que as informações foram coletadas mediante entrevista gravada, seguindo um roteiro de questões semiestruturadas. Resultados apontam que todos os alunos mestrandos trazem uma predominante concepção de que as pesquisas devem ser realizadas na biblioteca da escola ou então na sala de informática, sendo que justificam o não fazer pesquisa pela falta de infraestrutura. A ideia de realizar investigações/pesquisas na sala de aula é algo distante da compreensão da maioria dos entrevistados.
id CLAEC-1_43fadc118da0b1e1a5d30c9ce3f47efc
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/711
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling Ensino em Tempos Tecnológicos: Olhares e Percepções de Mestrandos em FormaçãoAprendizagemEnsinoDocênciaIniciação à pesquisaTDIC.Com a chegada de novas ferramentas tecnológicas de comunicação e informação, o uso da internet ganhou destaque e aumentou significativamente a velocidade com que se dá o acesso às informações. Nesse cenário, a iniciação à pesquisa pode ser beneficiada e potencializar a construção do conhecimento. O estudo buscou investigar processos de ensino, de iniciação à pesquisa e de aproximação com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC, que permeiam as práticas pedagógicas de docentes do Ensino Superior e da Educação Básica. Foram entrevistados seis alunos mestrandos que desenvolvem seu trabalho nas regiões Sul, Norte e Nordeste do Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, sendo que as informações foram coletadas mediante entrevista gravada, seguindo um roteiro de questões semiestruturadas. Resultados apontam que todos os alunos mestrandos trazem uma predominante concepção de que as pesquisas devem ser realizadas na biblioteca da escola ou então na sala de informática, sendo que justificam o não fazer pesquisa pela falta de infraestrutura. A ideia de realizar investigações/pesquisas na sala de aula é algo distante da compreensão da maioria dos entrevistados.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2018-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/71110.23899/relacult.v4i0.711RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - III EHM2525-787010.23899/relacult.v4i0reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/711/380Copyright (c) 2018 Rogério José Schuck, Adriano Edo Neuenfeldt, Silvana Neumann Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchuck, Rogério JoséNeuenfeldt, Adriano EdoMartins, Silvana Neumann2019-05-06T01:38:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/711Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:14RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino em Tempos Tecnológicos: Olhares e Percepções de Mestrandos em Formação
title Ensino em Tempos Tecnológicos: Olhares e Percepções de Mestrandos em Formação
spellingShingle Ensino em Tempos Tecnológicos: Olhares e Percepções de Mestrandos em Formação
Schuck, Rogério José
Aprendizagem
Ensino
Docência
Iniciação à pesquisa
TDIC.
title_short Ensino em Tempos Tecnológicos: Olhares e Percepções de Mestrandos em Formação
title_full Ensino em Tempos Tecnológicos: Olhares e Percepções de Mestrandos em Formação
title_fullStr Ensino em Tempos Tecnológicos: Olhares e Percepções de Mestrandos em Formação
title_full_unstemmed Ensino em Tempos Tecnológicos: Olhares e Percepções de Mestrandos em Formação
title_sort Ensino em Tempos Tecnológicos: Olhares e Percepções de Mestrandos em Formação
author Schuck, Rogério José
author_facet Schuck, Rogério José
Neuenfeldt, Adriano Edo
Martins, Silvana Neumann
author_role author
author2 Neuenfeldt, Adriano Edo
Martins, Silvana Neumann
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schuck, Rogério José
Neuenfeldt, Adriano Edo
Martins, Silvana Neumann
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Ensino
Docência
Iniciação à pesquisa
TDIC.
topic Aprendizagem
Ensino
Docência
Iniciação à pesquisa
TDIC.
description Com a chegada de novas ferramentas tecnológicas de comunicação e informação, o uso da internet ganhou destaque e aumentou significativamente a velocidade com que se dá o acesso às informações. Nesse cenário, a iniciação à pesquisa pode ser beneficiada e potencializar a construção do conhecimento. O estudo buscou investigar processos de ensino, de iniciação à pesquisa e de aproximação com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC, que permeiam as práticas pedagógicas de docentes do Ensino Superior e da Educação Básica. Foram entrevistados seis alunos mestrandos que desenvolvem seu trabalho nas regiões Sul, Norte e Nordeste do Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, sendo que as informações foram coletadas mediante entrevista gravada, seguindo um roteiro de questões semiestruturadas. Resultados apontam que todos os alunos mestrandos trazem uma predominante concepção de que as pesquisas devem ser realizadas na biblioteca da escola ou então na sala de informática, sendo que justificam o não fazer pesquisa pela falta de infraestrutura. A ideia de realizar investigações/pesquisas na sala de aula é algo distante da compreensão da maioria dos entrevistados.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/711
10.23899/relacult.v4i0.711
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/711
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v4i0.711
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/711/380
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Rogério José Schuck, Adriano Edo Neuenfeldt, Silvana Neumann Martins
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Rogério José Schuck, Adriano Edo Neuenfeldt, Silvana Neumann Martins
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - III EHM
2525-7870
10.23899/relacult.v4i0
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042489267879936