Ensino em Tempos Tecnológicos: Olhares e Percepções de Mestrandos em Formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/711 |
Resumo: | Com a chegada de novas ferramentas tecnológicas de comunicação e informação, o uso da internet ganhou destaque e aumentou significativamente a velocidade com que se dá o acesso às informações. Nesse cenário, a iniciação à pesquisa pode ser beneficiada e potencializar a construção do conhecimento. O estudo buscou investigar processos de ensino, de iniciação à pesquisa e de aproximação com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC, que permeiam as práticas pedagógicas de docentes do Ensino Superior e da Educação Básica. Foram entrevistados seis alunos mestrandos que desenvolvem seu trabalho nas regiões Sul, Norte e Nordeste do Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, sendo que as informações foram coletadas mediante entrevista gravada, seguindo um roteiro de questões semiestruturadas. Resultados apontam que todos os alunos mestrandos trazem uma predominante concepção de que as pesquisas devem ser realizadas na biblioteca da escola ou então na sala de informática, sendo que justificam o não fazer pesquisa pela falta de infraestrutura. A ideia de realizar investigações/pesquisas na sala de aula é algo distante da compreensão da maioria dos entrevistados. |
id |
CLAEC-1_43fadc118da0b1e1a5d30c9ce3f47efc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/711 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino em Tempos Tecnológicos: Olhares e Percepções de Mestrandos em FormaçãoAprendizagemEnsinoDocênciaIniciação à pesquisaTDIC.Com a chegada de novas ferramentas tecnológicas de comunicação e informação, o uso da internet ganhou destaque e aumentou significativamente a velocidade com que se dá o acesso às informações. Nesse cenário, a iniciação à pesquisa pode ser beneficiada e potencializar a construção do conhecimento. O estudo buscou investigar processos de ensino, de iniciação à pesquisa e de aproximação com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC, que permeiam as práticas pedagógicas de docentes do Ensino Superior e da Educação Básica. Foram entrevistados seis alunos mestrandos que desenvolvem seu trabalho nas regiões Sul, Norte e Nordeste do Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, sendo que as informações foram coletadas mediante entrevista gravada, seguindo um roteiro de questões semiestruturadas. Resultados apontam que todos os alunos mestrandos trazem uma predominante concepção de que as pesquisas devem ser realizadas na biblioteca da escola ou então na sala de informática, sendo que justificam o não fazer pesquisa pela falta de infraestrutura. A ideia de realizar investigações/pesquisas na sala de aula é algo distante da compreensão da maioria dos entrevistados.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2018-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/71110.23899/relacult.v4i0.711RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - III EHM2525-787010.23899/relacult.v4i0reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/711/380Copyright (c) 2018 Rogério José Schuck, Adriano Edo Neuenfeldt, Silvana Neumann Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchuck, Rogério JoséNeuenfeldt, Adriano EdoMartins, Silvana Neumann2019-05-06T01:38:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/711Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:14RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino em Tempos Tecnológicos: Olhares e Percepções de Mestrandos em Formação |
title |
Ensino em Tempos Tecnológicos: Olhares e Percepções de Mestrandos em Formação |
spellingShingle |
Ensino em Tempos Tecnológicos: Olhares e Percepções de Mestrandos em Formação Schuck, Rogério José Aprendizagem Ensino Docência Iniciação à pesquisa TDIC. |
title_short |
Ensino em Tempos Tecnológicos: Olhares e Percepções de Mestrandos em Formação |
title_full |
Ensino em Tempos Tecnológicos: Olhares e Percepções de Mestrandos em Formação |
title_fullStr |
Ensino em Tempos Tecnológicos: Olhares e Percepções de Mestrandos em Formação |
title_full_unstemmed |
Ensino em Tempos Tecnológicos: Olhares e Percepções de Mestrandos em Formação |
title_sort |
Ensino em Tempos Tecnológicos: Olhares e Percepções de Mestrandos em Formação |
author |
Schuck, Rogério José |
author_facet |
Schuck, Rogério José Neuenfeldt, Adriano Edo Martins, Silvana Neumann |
author_role |
author |
author2 |
Neuenfeldt, Adriano Edo Martins, Silvana Neumann |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schuck, Rogério José Neuenfeldt, Adriano Edo Martins, Silvana Neumann |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Ensino Docência Iniciação à pesquisa TDIC. |
topic |
Aprendizagem Ensino Docência Iniciação à pesquisa TDIC. |
description |
Com a chegada de novas ferramentas tecnológicas de comunicação e informação, o uso da internet ganhou destaque e aumentou significativamente a velocidade com que se dá o acesso às informações. Nesse cenário, a iniciação à pesquisa pode ser beneficiada e potencializar a construção do conhecimento. O estudo buscou investigar processos de ensino, de iniciação à pesquisa e de aproximação com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC, que permeiam as práticas pedagógicas de docentes do Ensino Superior e da Educação Básica. Foram entrevistados seis alunos mestrandos que desenvolvem seu trabalho nas regiões Sul, Norte e Nordeste do Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, sendo que as informações foram coletadas mediante entrevista gravada, seguindo um roteiro de questões semiestruturadas. Resultados apontam que todos os alunos mestrandos trazem uma predominante concepção de que as pesquisas devem ser realizadas na biblioteca da escola ou então na sala de informática, sendo que justificam o não fazer pesquisa pela falta de infraestrutura. A ideia de realizar investigações/pesquisas na sala de aula é algo distante da compreensão da maioria dos entrevistados. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/711 10.23899/relacult.v4i0.711 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/711 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v4i0.711 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/711/380 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Rogério José Schuck, Adriano Edo Neuenfeldt, Silvana Neumann Martins info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Rogério José Schuck, Adriano Edo Neuenfeldt, Silvana Neumann Martins |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - III EHM 2525-7870 10.23899/relacult.v4i0 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042489267879936 |