Diferenças: os grupos na escola numa perspectiva psicanalítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/719 |
Resumo: | O presente trabalho é resultado de observações feitas em uma escola pública estadual como parte das atividades práticas da disciplina EL 511 Psicologia e Educação, ministrada pela professora Dra. Regina Maria de Souza, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A partir da observação de duas classes do primeiro ano do Ensino Médio, notamos a diferença - que fabricaram para si - de dois grupos sócio-culturais, chamados, nesse trabalho, de nerds e descolados. Tal diferença é analisada pela perspectiva psicanalítica, ao considerar que os alunos reforçam as diferenças entre o grupo ao qual pertencem em relação ao outro grupo a partir do processo de identificação. A identificação envolve a formação do eu, que passa necessariamente pela imagem do outro. Sustentamos que a diferença entre esses grupos influencia na dinâmica da interação em sala de aula e, por isso, deve ser considerada e discutida no âmbito educacional. Nesse trabalho, também salienta-se a questão da identificação das professoras observadas com um grupo em detrimento do outro. |
id |
UNICAMP-19_e9e126038162da5eddd85005c519f466 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/719 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Diferenças: os grupos na escola numa perspectiva psicanalíticaDiferença. O outro. Psicanálise de grupos.Psicanálise de gruposO presente trabalho é resultado de observações feitas em uma escola pública estadual como parte das atividades práticas da disciplina EL 511 Psicologia e Educação, ministrada pela professora Dra. Regina Maria de Souza, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A partir da observação de duas classes do primeiro ano do Ensino Médio, notamos a diferença - que fabricaram para si - de dois grupos sócio-culturais, chamados, nesse trabalho, de nerds e descolados. Tal diferença é analisada pela perspectiva psicanalítica, ao considerar que os alunos reforçam as diferenças entre o grupo ao qual pertencem em relação ao outro grupo a partir do processo de identificação. A identificação envolve a formação do eu, que passa necessariamente pela imagem do outro. Sustentamos que a diferença entre esses grupos influencia na dinâmica da interação em sala de aula e, por isso, deve ser considerada e discutida no âmbito educacional. Nesse trabalho, também salienta-se a questão da identificação das professoras observadas com um grupo em detrimento do outro. Universidade Estadual de Campinas2008-11-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresEnsaioapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/71910.20396/etd.v8i0.719ETD - Educação Temática Digital; v. 8 (2006): Número Especial: 150 anos de Freud; 153-168ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 (2006): Número Especial: 150 anos de Freud; 153-168ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 (2006): Número Especial: 150 anos de Freud; 153-1681676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/719/734Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessDe Grande, Paula Baracat2017-03-30T08:49:08Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/719Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:40.026083ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diferenças: os grupos na escola numa perspectiva psicanalítica |
title |
Diferenças: os grupos na escola numa perspectiva psicanalítica |
spellingShingle |
Diferenças: os grupos na escola numa perspectiva psicanalítica De Grande, Paula Baracat Diferença. O outro. Psicanálise de grupos. Psicanálise de grupos |
title_short |
Diferenças: os grupos na escola numa perspectiva psicanalítica |
title_full |
Diferenças: os grupos na escola numa perspectiva psicanalítica |
title_fullStr |
Diferenças: os grupos na escola numa perspectiva psicanalítica |
title_full_unstemmed |
Diferenças: os grupos na escola numa perspectiva psicanalítica |
title_sort |
Diferenças: os grupos na escola numa perspectiva psicanalítica |
author |
De Grande, Paula Baracat |
author_facet |
De Grande, Paula Baracat |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
De Grande, Paula Baracat |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diferença. O outro. Psicanálise de grupos. Psicanálise de grupos |
topic |
Diferença. O outro. Psicanálise de grupos. Psicanálise de grupos |
description |
O presente trabalho é resultado de observações feitas em uma escola pública estadual como parte das atividades práticas da disciplina EL 511 Psicologia e Educação, ministrada pela professora Dra. Regina Maria de Souza, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A partir da observação de duas classes do primeiro ano do Ensino Médio, notamos a diferença - que fabricaram para si - de dois grupos sócio-culturais, chamados, nesse trabalho, de nerds e descolados. Tal diferença é analisada pela perspectiva psicanalítica, ao considerar que os alunos reforçam as diferenças entre o grupo ao qual pertencem em relação ao outro grupo a partir do processo de identificação. A identificação envolve a formação do eu, que passa necessariamente pela imagem do outro. Sustentamos que a diferença entre esses grupos influencia na dinâmica da interação em sala de aula e, por isso, deve ser considerada e discutida no âmbito educacional. Nesse trabalho, também salienta-se a questão da identificação das professoras observadas com um grupo em detrimento do outro. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-11-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Ensaio |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/719 10.20396/etd.v8i0.719 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/719 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v8i0.719 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/719/734 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 8 (2006): Número Especial: 150 anos de Freud; 153-168 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 (2006): Número Especial: 150 anos de Freud; 153-168 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 (2006): Número Especial: 150 anos de Freud; 153-168 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216650656514048 |