Concepções de alunos do ensino médio sobre a origem das espécies
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000100009 |
Resumo: | Este trabalho teve por objetivo analisar as concepções de estudantes de Ensino Médio, em Macapá (Amapá, Brasil), a respeito da origem das espécies. Por meio de questionários, observou-se a predominância da concepção criacionista descrita na Bíblia, em sua interpretação literal. A concepção evolucionista tendeu a ser mais frequente somente quando aplicada às espécies não humanas. Registraram-se, ainda, contradições entre algumas ideias dos alunos e a teoria da evolução, que também demonstrou ser pouco compreendida pelos pesquisados. Estas observações indicam a necessidade de intervenções educativas para minimizar a problemática observada, contribuindo para o maior diálogo entre as concepções dos alunos e o ensino de evolução. |
id |
UNESP-22_33a1d806ceaaf98afcdbb7ed48a1224d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132012000100009 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções de alunos do ensino médio sobre a origem das espéciesEvoluçãoEnsino de evoluçãoEnsino de ciênciasEste trabalho teve por objetivo analisar as concepções de estudantes de Ensino Médio, em Macapá (Amapá, Brasil), a respeito da origem das espécies. Por meio de questionários, observou-se a predominância da concepção criacionista descrita na Bíblia, em sua interpretação literal. A concepção evolucionista tendeu a ser mais frequente somente quando aplicada às espécies não humanas. Registraram-se, ainda, contradições entre algumas ideias dos alunos e a teoria da evolução, que também demonstrou ser pouco compreendida pelos pesquisados. Estas observações indicam a necessidade de intervenções educativas para minimizar a problemática observada, contribuindo para o maior diálogo entre as concepções dos alunos e o ensino de evolução.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000100009Ciência & Educação (Bauru) v.18 n.1 2012reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132012000100009info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida,David Figueiredo depor2012-04-02T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132012000100009Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:43.461278Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções de alunos do ensino médio sobre a origem das espécies |
title |
Concepções de alunos do ensino médio sobre a origem das espécies |
spellingShingle |
Concepções de alunos do ensino médio sobre a origem das espécies Almeida,David Figueiredo de Evolução Ensino de evolução Ensino de ciências |
title_short |
Concepções de alunos do ensino médio sobre a origem das espécies |
title_full |
Concepções de alunos do ensino médio sobre a origem das espécies |
title_fullStr |
Concepções de alunos do ensino médio sobre a origem das espécies |
title_full_unstemmed |
Concepções de alunos do ensino médio sobre a origem das espécies |
title_sort |
Concepções de alunos do ensino médio sobre a origem das espécies |
author |
Almeida,David Figueiredo de |
author_facet |
Almeida,David Figueiredo de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida,David Figueiredo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Evolução Ensino de evolução Ensino de ciências |
topic |
Evolução Ensino de evolução Ensino de ciências |
description |
Este trabalho teve por objetivo analisar as concepções de estudantes de Ensino Médio, em Macapá (Amapá, Brasil), a respeito da origem das espécies. Por meio de questionários, observou-se a predominância da concepção criacionista descrita na Bíblia, em sua interpretação literal. A concepção evolucionista tendeu a ser mais frequente somente quando aplicada às espécies não humanas. Registraram-se, ainda, contradições entre algumas ideias dos alunos e a teoria da evolução, que também demonstrou ser pouco compreendida pelos pesquisados. Estas observações indicam a necessidade de intervenções educativas para minimizar a problemática observada, contribuindo para o maior diálogo entre as concepções dos alunos e o ensino de evolução. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000100009 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000100009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132012000100009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.18 n.1 2012 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170956568526848 |