Reflexões acerca das diferentes visões de alunos do ensino médio sobre a origem da diversidade biológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa,Leandro de Oliveira
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Melo,Paula Leite da Cunha e, Teixeira,Flávio Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000100008
Resumo: Considerando a grande polêmica gerada sobre o tema "A origem da diversidade biológica" bem como sua importância e abrangência para as ciências da vida, buscamos avaliar e discutir a forma com que os alunos que estão no final do Ensino Médio, na cidade de Teresópolis-RJ, se relacionam com o referido assunto. Por intermédio de uma análise quantitativa, realizada por meio de um questionário estruturado baseado na escala de Likert, procuramos identificar as tendências de pensamento dos estudantes, sejam elas evolucionistas ou criacionistas, traçando um paralelo entre as concepções de alunos de escolas públicas e particulares (laicas e confessionais) a fim de identificar possíveis diferenças e semelhanças entre as distintas esferas sociais e culturais.
id UNESP-22_cb0033165a13d1a113d63b5aa953e0a1
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132011000100008
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Reflexões acerca das diferentes visões de alunos do ensino médio sobre a origem da diversidade biológicaEnsino de evoluçãoCiência e religiãoEnsino de biologiaConsiderando a grande polêmica gerada sobre o tema "A origem da diversidade biológica" bem como sua importância e abrangência para as ciências da vida, buscamos avaliar e discutir a forma com que os alunos que estão no final do Ensino Médio, na cidade de Teresópolis-RJ, se relacionam com o referido assunto. Por intermédio de uma análise quantitativa, realizada por meio de um questionário estruturado baseado na escala de Likert, procuramos identificar as tendências de pensamento dos estudantes, sejam elas evolucionistas ou criacionistas, traçando um paralelo entre as concepções de alunos de escolas públicas e particulares (laicas e confessionais) a fim de identificar possíveis diferenças e semelhanças entre as distintas esferas sociais e culturais.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000100008Ciência & Educação (Bauru) v.17 n.1 2011reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132011000100008info:eu-repo/semantics/openAccessCosta,Leandro de OliveiraMelo,Paula Leite da Cunha eTeixeira,Flávio Martinspor2011-04-25T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132011000100008Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:39.646977Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões acerca das diferentes visões de alunos do ensino médio sobre a origem da diversidade biológica
title Reflexões acerca das diferentes visões de alunos do ensino médio sobre a origem da diversidade biológica
spellingShingle Reflexões acerca das diferentes visões de alunos do ensino médio sobre a origem da diversidade biológica
Costa,Leandro de Oliveira
Ensino de evolução
Ciência e religião
Ensino de biologia
title_short Reflexões acerca das diferentes visões de alunos do ensino médio sobre a origem da diversidade biológica
title_full Reflexões acerca das diferentes visões de alunos do ensino médio sobre a origem da diversidade biológica
title_fullStr Reflexões acerca das diferentes visões de alunos do ensino médio sobre a origem da diversidade biológica
title_full_unstemmed Reflexões acerca das diferentes visões de alunos do ensino médio sobre a origem da diversidade biológica
title_sort Reflexões acerca das diferentes visões de alunos do ensino médio sobre a origem da diversidade biológica
author Costa,Leandro de Oliveira
author_facet Costa,Leandro de Oliveira
Melo,Paula Leite da Cunha e
Teixeira,Flávio Martins
author_role author
author2 Melo,Paula Leite da Cunha e
Teixeira,Flávio Martins
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa,Leandro de Oliveira
Melo,Paula Leite da Cunha e
Teixeira,Flávio Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de evolução
Ciência e religião
Ensino de biologia
topic Ensino de evolução
Ciência e religião
Ensino de biologia
description Considerando a grande polêmica gerada sobre o tema "A origem da diversidade biológica" bem como sua importância e abrangência para as ciências da vida, buscamos avaliar e discutir a forma com que os alunos que estão no final do Ensino Médio, na cidade de Teresópolis-RJ, se relacionam com o referido assunto. Por intermédio de uma análise quantitativa, realizada por meio de um questionário estruturado baseado na escala de Likert, procuramos identificar as tendências de pensamento dos estudantes, sejam elas evolucionistas ou criacionistas, traçando um paralelo entre as concepções de alunos de escolas públicas e particulares (laicas e confessionais) a fim de identificar possíveis diferenças e semelhanças entre as distintas esferas sociais e culturais.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000100008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000100008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132011000100008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.17 n.1 2011
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170956169019392