A educação científica e a situação do mundo um programa de atividades dirigido a professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000100010 |
Resumo: | A literatura sobre formação de professores de ciências não tem tratado suficientemente a situação do mundo quanto a uma percepção global de seus graves problemas atuais. O presente artigo consiste essencialmente de um programa de atividades a ser desenvolvido com professores em formação e em exercício, que visa favorecer uma reflexão coletiva e conscientização sobre essa problemática. Nesta perspectiva é apontado um conjunto de referências e questões para um debate fundamentado sobre vários dos fatores associados à degradação da vida e sobre possíveis medidas para o enfrentamento da emergência planetária. Investigações preliminares sobre a utilização do programa proposto têm revelado resultados favoráveis quanto à percepção de que a educação científica tem a contribuir para pensar e construir o futuro na direção de uma melhoria da qualidade de vida. |
id |
UNESP-22_3d83dcdc64b85803d0b75236e7f63f7c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132003000100010 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação científica e a situação do mundo um programa de atividades dirigido a professoresformação de professoreseducação científicaeducação ambientalqualidade de vidaA literatura sobre formação de professores de ciências não tem tratado suficientemente a situação do mundo quanto a uma percepção global de seus graves problemas atuais. O presente artigo consiste essencialmente de um programa de atividades a ser desenvolvido com professores em formação e em exercício, que visa favorecer uma reflexão coletiva e conscientização sobre essa problemática. Nesta perspectiva é apontado um conjunto de referências e questões para um debate fundamentado sobre vários dos fatores associados à degradação da vida e sobre possíveis medidas para o enfrentamento da emergência planetária. Investigações preliminares sobre a utilização do programa proposto têm revelado resultados favoráveis quanto à percepção de que a educação científica tem a contribuir para pensar e construir o futuro na direção de uma melhoria da qualidade de vida.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2003-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000100010Ciência & Educação (Bauru) v.9 n.1 2003reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132003000100010info:eu-repo/semantics/openAccessGil-Perez,DanielVilche,AmparoEdwards,MónicaPraia,João FelixValdés,PabloVital,Maria LúciaTricário,HugoRueda,Cristinapor2010-09-23T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132003000100010Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:23.357867Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação científica e a situação do mundo um programa de atividades dirigido a professores |
title |
A educação científica e a situação do mundo um programa de atividades dirigido a professores |
spellingShingle |
A educação científica e a situação do mundo um programa de atividades dirigido a professores Gil-Perez,Daniel formação de professores educação científica educação ambiental qualidade de vida |
title_short |
A educação científica e a situação do mundo um programa de atividades dirigido a professores |
title_full |
A educação científica e a situação do mundo um programa de atividades dirigido a professores |
title_fullStr |
A educação científica e a situação do mundo um programa de atividades dirigido a professores |
title_full_unstemmed |
A educação científica e a situação do mundo um programa de atividades dirigido a professores |
title_sort |
A educação científica e a situação do mundo um programa de atividades dirigido a professores |
author |
Gil-Perez,Daniel |
author_facet |
Gil-Perez,Daniel Vilche,Amparo Edwards,Mónica Praia,João Felix Valdés,Pablo Vital,Maria Lúcia Tricário,Hugo Rueda,Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Vilche,Amparo Edwards,Mónica Praia,João Felix Valdés,Pablo Vital,Maria Lúcia Tricário,Hugo Rueda,Cristina |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gil-Perez,Daniel Vilche,Amparo Edwards,Mónica Praia,João Felix Valdés,Pablo Vital,Maria Lúcia Tricário,Hugo Rueda,Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação de professores educação científica educação ambiental qualidade de vida |
topic |
formação de professores educação científica educação ambiental qualidade de vida |
description |
A literatura sobre formação de professores de ciências não tem tratado suficientemente a situação do mundo quanto a uma percepção global de seus graves problemas atuais. O presente artigo consiste essencialmente de um programa de atividades a ser desenvolvido com professores em formação e em exercício, que visa favorecer uma reflexão coletiva e conscientização sobre essa problemática. Nesta perspectiva é apontado um conjunto de referências e questões para um debate fundamentado sobre vários dos fatores associados à degradação da vida e sobre possíveis medidas para o enfrentamento da emergência planetária. Investigações preliminares sobre a utilização do programa proposto têm revelado resultados favoráveis quanto à percepção de que a educação científica tem a contribuir para pensar e construir o futuro na direção de uma melhoria da qualidade de vida. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000100010 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000100010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132003000100010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.9 n.1 2003 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170954945331200 |