A educação científica e a situação do mundo um programa de atividades dirigido a professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil-Perez,Daniel
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Vilche,Amparo, Edwards,Mónica, Praia,João Felix, Valdés,Pablo, Vital,Maria Lúcia, Tricário,Hugo, Rueda,Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000100010
Resumo: A literatura sobre formação de professores de ciências não tem tratado suficientemente a situação do mundo quanto a uma percepção global de seus graves problemas atuais. O presente artigo consiste essencialmente de um programa de atividades a ser desenvolvido com professores em formação e em exercício, que visa favorecer uma reflexão coletiva e conscientização sobre essa problemática. Nesta perspectiva é apontado um conjunto de referências e questões para um debate fundamentado sobre vários dos fatores associados à degradação da vida e sobre possíveis medidas para o enfrentamento da emergência planetária. Investigações preliminares sobre a utilização do programa proposto têm revelado resultados favoráveis quanto à percepção de que a educação científica tem a contribuir para pensar e construir o futuro na direção de uma melhoria da qualidade de vida.
id UNESP-22_3d83dcdc64b85803d0b75236e7f63f7c
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132003000100010
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling A educação científica e a situação do mundo um programa de atividades dirigido a professoresformação de professoreseducação científicaeducação ambientalqualidade de vidaA literatura sobre formação de professores de ciências não tem tratado suficientemente a situação do mundo quanto a uma percepção global de seus graves problemas atuais. O presente artigo consiste essencialmente de um programa de atividades a ser desenvolvido com professores em formação e em exercício, que visa favorecer uma reflexão coletiva e conscientização sobre essa problemática. Nesta perspectiva é apontado um conjunto de referências e questões para um debate fundamentado sobre vários dos fatores associados à degradação da vida e sobre possíveis medidas para o enfrentamento da emergência planetária. Investigações preliminares sobre a utilização do programa proposto têm revelado resultados favoráveis quanto à percepção de que a educação científica tem a contribuir para pensar e construir o futuro na direção de uma melhoria da qualidade de vida.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2003-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000100010Ciência & Educação (Bauru) v.9 n.1 2003reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132003000100010info:eu-repo/semantics/openAccessGil-Perez,DanielVilche,AmparoEdwards,MónicaPraia,João FelixValdés,PabloVital,Maria LúciaTricário,HugoRueda,Cristinapor2010-09-23T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132003000100010Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:23.357867Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv A educação científica e a situação do mundo um programa de atividades dirigido a professores
title A educação científica e a situação do mundo um programa de atividades dirigido a professores
spellingShingle A educação científica e a situação do mundo um programa de atividades dirigido a professores
Gil-Perez,Daniel
formação de professores
educação científica
educação ambiental
qualidade de vida
title_short A educação científica e a situação do mundo um programa de atividades dirigido a professores
title_full A educação científica e a situação do mundo um programa de atividades dirigido a professores
title_fullStr A educação científica e a situação do mundo um programa de atividades dirigido a professores
title_full_unstemmed A educação científica e a situação do mundo um programa de atividades dirigido a professores
title_sort A educação científica e a situação do mundo um programa de atividades dirigido a professores
author Gil-Perez,Daniel
author_facet Gil-Perez,Daniel
Vilche,Amparo
Edwards,Mónica
Praia,João Felix
Valdés,Pablo
Vital,Maria Lúcia
Tricário,Hugo
Rueda,Cristina
author_role author
author2 Vilche,Amparo
Edwards,Mónica
Praia,João Felix
Valdés,Pablo
Vital,Maria Lúcia
Tricário,Hugo
Rueda,Cristina
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil-Perez,Daniel
Vilche,Amparo
Edwards,Mónica
Praia,João Felix
Valdés,Pablo
Vital,Maria Lúcia
Tricário,Hugo
Rueda,Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professores
educação científica
educação ambiental
qualidade de vida
topic formação de professores
educação científica
educação ambiental
qualidade de vida
description A literatura sobre formação de professores de ciências não tem tratado suficientemente a situação do mundo quanto a uma percepção global de seus graves problemas atuais. O presente artigo consiste essencialmente de um programa de atividades a ser desenvolvido com professores em formação e em exercício, que visa favorecer uma reflexão coletiva e conscientização sobre essa problemática. Nesta perspectiva é apontado um conjunto de referências e questões para um debate fundamentado sobre vários dos fatores associados à degradação da vida e sobre possíveis medidas para o enfrentamento da emergência planetária. Investigações preliminares sobre a utilização do programa proposto têm revelado resultados favoráveis quanto à percepção de que a educação científica tem a contribuir para pensar e construir o futuro na direção de uma melhoria da qualidade de vida.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000100010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000100010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132003000100010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.9 n.1 2003
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170954945331200