Monteiro Lobato em aulas de ciências: aproximando ciência e literatura na educação científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Groto,Sílvia Regina
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Martins,André Ferrer Pinto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000100014
Resumo: Este artigo descreve os resultados de uma pesquisa que objetivou avaliar o uso da literatura de Monteiro Lobato no Ensino de Ciências. Em uma perspectiva interdisciplinar, as obras A reforma da natureza e Serões de Dona Benta foram utilizadas na abordagem de conteúdos científicos e de questões acerca da "Natureza da Ciência" em duas turmas dos anos finais do Ensino Fundamental. A análise dos resultados indica que as obras contribuíram para a aprendizagem e a problematização de conteúdos científicos nelas contidos. A obra A reforma da natureza oportunizou, sobretudo, a abordagem de alguns conteúdos do tema transversal meio ambiente; enquanto Serões de Dona Benta foi particularmente eficiente na problematização dos conceitos de matéria, massa, peso e de algumas questões acerca da Natureza da Ciência. O estudo evidencia, ainda, a necessidade de o professor de ciências estar atento aos erros conceituais presentes em obras literárias, evitando aprendizagens equivocadas.
id UNESP-22_3fd58208d2a3cd9ffec7eb69019314e5
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132015000100014
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Monteiro Lobato em aulas de ciências: aproximando ciência e literatura na educação científicaEnsino de ciênciasLiteraturaCiência e literaturaMonteiro LobatoInterdisciplinaridadeEste artigo descreve os resultados de uma pesquisa que objetivou avaliar o uso da literatura de Monteiro Lobato no Ensino de Ciências. Em uma perspectiva interdisciplinar, as obras A reforma da natureza e Serões de Dona Benta foram utilizadas na abordagem de conteúdos científicos e de questões acerca da "Natureza da Ciência" em duas turmas dos anos finais do Ensino Fundamental. A análise dos resultados indica que as obras contribuíram para a aprendizagem e a problematização de conteúdos científicos nelas contidos. A obra A reforma da natureza oportunizou, sobretudo, a abordagem de alguns conteúdos do tema transversal meio ambiente; enquanto Serões de Dona Benta foi particularmente eficiente na problematização dos conceitos de matéria, massa, peso e de algumas questões acerca da Natureza da Ciência. O estudo evidencia, ainda, a necessidade de o professor de ciências estar atento aos erros conceituais presentes em obras literárias, evitando aprendizagens equivocadas.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2015-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000100014Ciência & Educação (Bauru) v.21 n.1 2015reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320150010014info:eu-repo/semantics/openAccessGroto,Sílvia ReginaMartins,André Ferrer Pintopor2015-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132015000100014Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:54.625062Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Monteiro Lobato em aulas de ciências: aproximando ciência e literatura na educação científica
title Monteiro Lobato em aulas de ciências: aproximando ciência e literatura na educação científica
spellingShingle Monteiro Lobato em aulas de ciências: aproximando ciência e literatura na educação científica
Groto,Sílvia Regina
Ensino de ciências
Literatura
Ciência e literatura
Monteiro Lobato
Interdisciplinaridade
title_short Monteiro Lobato em aulas de ciências: aproximando ciência e literatura na educação científica
title_full Monteiro Lobato em aulas de ciências: aproximando ciência e literatura na educação científica
title_fullStr Monteiro Lobato em aulas de ciências: aproximando ciência e literatura na educação científica
title_full_unstemmed Monteiro Lobato em aulas de ciências: aproximando ciência e literatura na educação científica
title_sort Monteiro Lobato em aulas de ciências: aproximando ciência e literatura na educação científica
author Groto,Sílvia Regina
author_facet Groto,Sílvia Regina
Martins,André Ferrer Pinto
author_role author
author2 Martins,André Ferrer Pinto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Groto,Sílvia Regina
Martins,André Ferrer Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Literatura
Ciência e literatura
Monteiro Lobato
Interdisciplinaridade
topic Ensino de ciências
Literatura
Ciência e literatura
Monteiro Lobato
Interdisciplinaridade
description Este artigo descreve os resultados de uma pesquisa que objetivou avaliar o uso da literatura de Monteiro Lobato no Ensino de Ciências. Em uma perspectiva interdisciplinar, as obras A reforma da natureza e Serões de Dona Benta foram utilizadas na abordagem de conteúdos científicos e de questões acerca da "Natureza da Ciência" em duas turmas dos anos finais do Ensino Fundamental. A análise dos resultados indica que as obras contribuíram para a aprendizagem e a problematização de conteúdos científicos nelas contidos. A obra A reforma da natureza oportunizou, sobretudo, a abordagem de alguns conteúdos do tema transversal meio ambiente; enquanto Serões de Dona Benta foi particularmente eficiente na problematização dos conceitos de matéria, massa, peso e de algumas questões acerca da Natureza da Ciência. O estudo evidencia, ainda, a necessidade de o professor de ciências estar atento aos erros conceituais presentes em obras literárias, evitando aprendizagens equivocadas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000100014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000100014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320150010014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.21 n.1 2015
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170957237518336