História da Ciência no ensino em uma perspectiva cultural: revisitando alguns princípios a partir de olhares do sul global

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra,Andreia
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Moura,Cristiano Barbosa de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100216
Resumo: Resumo As potencialidades da História da Ciência para a educação em ciências são discutidas desde meados do século XX e abordagens históricas são defendidas como possibilidades para humanizar e contextualizar o ensino sobre ciências. Entretanto, estudos recentes nos levam a problematizar os sentidos atribuídos à humanização e contextualização nessa literatura. Com vistas a contribuir para o debate sobre o que significam humanização e contextualização no ensino de ciências, a partir de abordagens históricas, apresentamos um estudo teórico sobre a educação científica e sua relação com a História da Ciência. A partir da discussão das relações entre História da Ciência e Ensino e de estudos desenvolvidos por Boaventura de Souza Santos, destacam-se outras possibilidades de entendimento sobre humanização e contextualização no ensino sobre as ciências em escolas do Sul Global, defendendo a História Cultural da Ciência como possibilidade historiográfica para trilhar tal caminho.
id UNESP-22_46bbd85b083d357077a7798e717a611f
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132022000100216
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling História da Ciência no ensino em uma perspectiva cultural: revisitando alguns princípios a partir de olhares do sul globalHistória da ciênciaHumanizaçãoEnsino de ciênciasContextualizaçãoResumo As potencialidades da História da Ciência para a educação em ciências são discutidas desde meados do século XX e abordagens históricas são defendidas como possibilidades para humanizar e contextualizar o ensino sobre ciências. Entretanto, estudos recentes nos levam a problematizar os sentidos atribuídos à humanização e contextualização nessa literatura. Com vistas a contribuir para o debate sobre o que significam humanização e contextualização no ensino de ciências, a partir de abordagens históricas, apresentamos um estudo teórico sobre a educação científica e sua relação com a História da Ciência. A partir da discussão das relações entre História da Ciência e Ensino e de estudos desenvolvidos por Boaventura de Souza Santos, destacam-se outras possibilidades de entendimento sobre humanização e contextualização no ensino sobre as ciências em escolas do Sul Global, defendendo a História Cultural da Ciência como possibilidade historiográfica para trilhar tal caminho.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100216Ciência & Educação (Bauru) v.28 2022reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320220018info:eu-repo/semantics/openAccessGuerra,AndreiaMoura,Cristiano Barbosa depor2022-06-15T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132022000100216Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:21.786017Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv História da Ciência no ensino em uma perspectiva cultural: revisitando alguns princípios a partir de olhares do sul global
title História da Ciência no ensino em uma perspectiva cultural: revisitando alguns princípios a partir de olhares do sul global
spellingShingle História da Ciência no ensino em uma perspectiva cultural: revisitando alguns princípios a partir de olhares do sul global
Guerra,Andreia
História da ciência
Humanização
Ensino de ciências
Contextualização
title_short História da Ciência no ensino em uma perspectiva cultural: revisitando alguns princípios a partir de olhares do sul global
title_full História da Ciência no ensino em uma perspectiva cultural: revisitando alguns princípios a partir de olhares do sul global
title_fullStr História da Ciência no ensino em uma perspectiva cultural: revisitando alguns princípios a partir de olhares do sul global
title_full_unstemmed História da Ciência no ensino em uma perspectiva cultural: revisitando alguns princípios a partir de olhares do sul global
title_sort História da Ciência no ensino em uma perspectiva cultural: revisitando alguns princípios a partir de olhares do sul global
author Guerra,Andreia
author_facet Guerra,Andreia
Moura,Cristiano Barbosa de
author_role author
author2 Moura,Cristiano Barbosa de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerra,Andreia
Moura,Cristiano Barbosa de
dc.subject.por.fl_str_mv História da ciência
Humanização
Ensino de ciências
Contextualização
topic História da ciência
Humanização
Ensino de ciências
Contextualização
description Resumo As potencialidades da História da Ciência para a educação em ciências são discutidas desde meados do século XX e abordagens históricas são defendidas como possibilidades para humanizar e contextualizar o ensino sobre ciências. Entretanto, estudos recentes nos levam a problematizar os sentidos atribuídos à humanização e contextualização nessa literatura. Com vistas a contribuir para o debate sobre o que significam humanização e contextualização no ensino de ciências, a partir de abordagens históricas, apresentamos um estudo teórico sobre a educação científica e sua relação com a História da Ciência. A partir da discussão das relações entre História da Ciência e Ensino e de estudos desenvolvidos por Boaventura de Souza Santos, destacam-se outras possibilidades de entendimento sobre humanização e contextualização no ensino sobre as ciências em escolas do Sul Global, defendendo a História Cultural da Ciência como possibilidade historiográfica para trilhar tal caminho.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100216
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320220018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.28 2022
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170959258124288