História da Ciência no ensino em uma perspectiva cultural: revisitando alguns princípios a partir de olhares do sul global
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100216 |
Resumo: | Resumo As potencialidades da História da Ciência para a educação em ciências são discutidas desde meados do século XX e abordagens históricas são defendidas como possibilidades para humanizar e contextualizar o ensino sobre ciências. Entretanto, estudos recentes nos levam a problematizar os sentidos atribuídos à humanização e contextualização nessa literatura. Com vistas a contribuir para o debate sobre o que significam humanização e contextualização no ensino de ciências, a partir de abordagens históricas, apresentamos um estudo teórico sobre a educação científica e sua relação com a História da Ciência. A partir da discussão das relações entre História da Ciência e Ensino e de estudos desenvolvidos por Boaventura de Souza Santos, destacam-se outras possibilidades de entendimento sobre humanização e contextualização no ensino sobre as ciências em escolas do Sul Global, defendendo a História Cultural da Ciência como possibilidade historiográfica para trilhar tal caminho. |
id |
UNESP-22_46bbd85b083d357077a7798e717a611f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132022000100216 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
História da Ciência no ensino em uma perspectiva cultural: revisitando alguns princípios a partir de olhares do sul globalHistória da ciênciaHumanizaçãoEnsino de ciênciasContextualizaçãoResumo As potencialidades da História da Ciência para a educação em ciências são discutidas desde meados do século XX e abordagens históricas são defendidas como possibilidades para humanizar e contextualizar o ensino sobre ciências. Entretanto, estudos recentes nos levam a problematizar os sentidos atribuídos à humanização e contextualização nessa literatura. Com vistas a contribuir para o debate sobre o que significam humanização e contextualização no ensino de ciências, a partir de abordagens históricas, apresentamos um estudo teórico sobre a educação científica e sua relação com a História da Ciência. A partir da discussão das relações entre História da Ciência e Ensino e de estudos desenvolvidos por Boaventura de Souza Santos, destacam-se outras possibilidades de entendimento sobre humanização e contextualização no ensino sobre as ciências em escolas do Sul Global, defendendo a História Cultural da Ciência como possibilidade historiográfica para trilhar tal caminho.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100216Ciência & Educação (Bauru) v.28 2022reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320220018info:eu-repo/semantics/openAccessGuerra,AndreiaMoura,Cristiano Barbosa depor2022-06-15T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132022000100216Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:21.786017Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
História da Ciência no ensino em uma perspectiva cultural: revisitando alguns princípios a partir de olhares do sul global |
title |
História da Ciência no ensino em uma perspectiva cultural: revisitando alguns princípios a partir de olhares do sul global |
spellingShingle |
História da Ciência no ensino em uma perspectiva cultural: revisitando alguns princípios a partir de olhares do sul global Guerra,Andreia História da ciência Humanização Ensino de ciências Contextualização |
title_short |
História da Ciência no ensino em uma perspectiva cultural: revisitando alguns princípios a partir de olhares do sul global |
title_full |
História da Ciência no ensino em uma perspectiva cultural: revisitando alguns princípios a partir de olhares do sul global |
title_fullStr |
História da Ciência no ensino em uma perspectiva cultural: revisitando alguns princípios a partir de olhares do sul global |
title_full_unstemmed |
História da Ciência no ensino em uma perspectiva cultural: revisitando alguns princípios a partir de olhares do sul global |
title_sort |
História da Ciência no ensino em uma perspectiva cultural: revisitando alguns princípios a partir de olhares do sul global |
author |
Guerra,Andreia |
author_facet |
Guerra,Andreia Moura,Cristiano Barbosa de |
author_role |
author |
author2 |
Moura,Cristiano Barbosa de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guerra,Andreia Moura,Cristiano Barbosa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da ciência Humanização Ensino de ciências Contextualização |
topic |
História da ciência Humanização Ensino de ciências Contextualização |
description |
Resumo As potencialidades da História da Ciência para a educação em ciências são discutidas desde meados do século XX e abordagens históricas são defendidas como possibilidades para humanizar e contextualizar o ensino sobre ciências. Entretanto, estudos recentes nos levam a problematizar os sentidos atribuídos à humanização e contextualização nessa literatura. Com vistas a contribuir para o debate sobre o que significam humanização e contextualização no ensino de ciências, a partir de abordagens históricas, apresentamos um estudo teórico sobre a educação científica e sua relação com a História da Ciência. A partir da discussão das relações entre História da Ciência e Ensino e de estudos desenvolvidos por Boaventura de Souza Santos, destacam-se outras possibilidades de entendimento sobre humanização e contextualização no ensino sobre as ciências em escolas do Sul Global, defendendo a História Cultural da Ciência como possibilidade historiográfica para trilhar tal caminho. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100216 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100216 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1516-731320220018 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.28 2022 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170959258124288 |