Sentidos e significados de problema e problematização em um processo de (re)planejamento coletivo de uma situação de estudo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado,Aniara Ribeiro
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Marques,Carlos Alberto, Silva,Rejane Maria Ghisolfi da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000100023
Resumo: Resumo Pesquisas indicam uma multiplicidade de compreensões e usos dos conceitos de Problema e Problematização na educação em Ciências. Nesse sentido, desenvolvemos uma pesquisa a partir do planejamento de uma proposta educacional denominada "Situação de Estudo" (SE), a partir da qual buscou-se caracterizar e discutir sentidos e significados produzidos por professores sobre os referidos conceitos. Utilizando a análise textual discursiva, caracterizaram-se três sentidos e significados de problema: (a) um que expressa as totalidades - local e global; (b) outro que diz respeito ao reconhecimento do meio - problemas ambientais; e (c) um que revela a tomada de consciência de um problema ambiental. Já a problematização foi abordada como: (a) potencializadora dos processos de mudança curricular; e (b) como impulsionadora de práticas experimentais. Desse modo, a SE denota contribuições importantes ao enfatizar a necessidade da construção coletiva do currículo via (re)planejamentos e processos de (re)significação das práticas escolares.
id UNESP-22_4c728c326a746641991f8a9232bc5ada
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132016000100023
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Sentidos e significados de problema e problematização em um processo de (re)planejamento coletivo de uma situação de estudoEducação em ciênciasProblematizaçãoSituações de estudoFormação de professoresConstrução coletivaCurrículo.Resumo Pesquisas indicam uma multiplicidade de compreensões e usos dos conceitos de Problema e Problematização na educação em Ciências. Nesse sentido, desenvolvemos uma pesquisa a partir do planejamento de uma proposta educacional denominada "Situação de Estudo" (SE), a partir da qual buscou-se caracterizar e discutir sentidos e significados produzidos por professores sobre os referidos conceitos. Utilizando a análise textual discursiva, caracterizaram-se três sentidos e significados de problema: (a) um que expressa as totalidades - local e global; (b) outro que diz respeito ao reconhecimento do meio - problemas ambientais; e (c) um que revela a tomada de consciência de um problema ambiental. Já a problematização foi abordada como: (a) potencializadora dos processos de mudança curricular; e (b) como impulsionadora de práticas experimentais. Desse modo, a SE denota contribuições importantes ao enfatizar a necessidade da construção coletiva do currículo via (re)planejamentos e processos de (re)significação das práticas escolares.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000100023Ciência & Educação (Bauru) v.22 n.1 2016reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320160010003info:eu-repo/semantics/openAccessMachado,Aniara RibeiroMarques,Carlos AlbertoSilva,Rejane Maria Ghisolfi dapor2016-03-03T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132016000100023Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:57.533942Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Sentidos e significados de problema e problematização em um processo de (re)planejamento coletivo de uma situação de estudo
title Sentidos e significados de problema e problematização em um processo de (re)planejamento coletivo de uma situação de estudo
spellingShingle Sentidos e significados de problema e problematização em um processo de (re)planejamento coletivo de uma situação de estudo
Machado,Aniara Ribeiro
Educação em ciências
Problematização
Situações de estudo
Formação de professores
Construção coletiva
Currículo.
title_short Sentidos e significados de problema e problematização em um processo de (re)planejamento coletivo de uma situação de estudo
title_full Sentidos e significados de problema e problematização em um processo de (re)planejamento coletivo de uma situação de estudo
title_fullStr Sentidos e significados de problema e problematização em um processo de (re)planejamento coletivo de uma situação de estudo
title_full_unstemmed Sentidos e significados de problema e problematização em um processo de (re)planejamento coletivo de uma situação de estudo
title_sort Sentidos e significados de problema e problematização em um processo de (re)planejamento coletivo de uma situação de estudo
author Machado,Aniara Ribeiro
author_facet Machado,Aniara Ribeiro
Marques,Carlos Alberto
Silva,Rejane Maria Ghisolfi da
author_role author
author2 Marques,Carlos Alberto
Silva,Rejane Maria Ghisolfi da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado,Aniara Ribeiro
Marques,Carlos Alberto
Silva,Rejane Maria Ghisolfi da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em ciências
Problematização
Situações de estudo
Formação de professores
Construção coletiva
Currículo.
topic Educação em ciências
Problematização
Situações de estudo
Formação de professores
Construção coletiva
Currículo.
description Resumo Pesquisas indicam uma multiplicidade de compreensões e usos dos conceitos de Problema e Problematização na educação em Ciências. Nesse sentido, desenvolvemos uma pesquisa a partir do planejamento de uma proposta educacional denominada "Situação de Estudo" (SE), a partir da qual buscou-se caracterizar e discutir sentidos e significados produzidos por professores sobre os referidos conceitos. Utilizando a análise textual discursiva, caracterizaram-se três sentidos e significados de problema: (a) um que expressa as totalidades - local e global; (b) outro que diz respeito ao reconhecimento do meio - problemas ambientais; e (c) um que revela a tomada de consciência de um problema ambiental. Já a problematização foi abordada como: (a) potencializadora dos processos de mudança curricular; e (b) como impulsionadora de práticas experimentais. Desse modo, a SE denota contribuições importantes ao enfatizar a necessidade da construção coletiva do currículo via (re)planejamentos e processos de (re)significação das práticas escolares.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000100023
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000100023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320160010003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.22 n.1 2016
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170957546848256