Sentidos e significados de problema e problematização em um processo de (re)planejamento coletivo de uma situação de estudo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000100023 |
Resumo: | Resumo Pesquisas indicam uma multiplicidade de compreensões e usos dos conceitos de Problema e Problematização na educação em Ciências. Nesse sentido, desenvolvemos uma pesquisa a partir do planejamento de uma proposta educacional denominada "Situação de Estudo" (SE), a partir da qual buscou-se caracterizar e discutir sentidos e significados produzidos por professores sobre os referidos conceitos. Utilizando a análise textual discursiva, caracterizaram-se três sentidos e significados de problema: (a) um que expressa as totalidades - local e global; (b) outro que diz respeito ao reconhecimento do meio - problemas ambientais; e (c) um que revela a tomada de consciência de um problema ambiental. Já a problematização foi abordada como: (a) potencializadora dos processos de mudança curricular; e (b) como impulsionadora de práticas experimentais. Desse modo, a SE denota contribuições importantes ao enfatizar a necessidade da construção coletiva do currículo via (re)planejamentos e processos de (re)significação das práticas escolares. |
id |
UNESP-22_4c728c326a746641991f8a9232bc5ada |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132016000100023 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sentidos e significados de problema e problematização em um processo de (re)planejamento coletivo de uma situação de estudoEducação em ciênciasProblematizaçãoSituações de estudoFormação de professoresConstrução coletivaCurrículo.Resumo Pesquisas indicam uma multiplicidade de compreensões e usos dos conceitos de Problema e Problematização na educação em Ciências. Nesse sentido, desenvolvemos uma pesquisa a partir do planejamento de uma proposta educacional denominada "Situação de Estudo" (SE), a partir da qual buscou-se caracterizar e discutir sentidos e significados produzidos por professores sobre os referidos conceitos. Utilizando a análise textual discursiva, caracterizaram-se três sentidos e significados de problema: (a) um que expressa as totalidades - local e global; (b) outro que diz respeito ao reconhecimento do meio - problemas ambientais; e (c) um que revela a tomada de consciência de um problema ambiental. Já a problematização foi abordada como: (a) potencializadora dos processos de mudança curricular; e (b) como impulsionadora de práticas experimentais. Desse modo, a SE denota contribuições importantes ao enfatizar a necessidade da construção coletiva do currículo via (re)planejamentos e processos de (re)significação das práticas escolares.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000100023Ciência & Educação (Bauru) v.22 n.1 2016reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320160010003info:eu-repo/semantics/openAccessMachado,Aniara RibeiroMarques,Carlos AlbertoSilva,Rejane Maria Ghisolfi dapor2016-03-03T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132016000100023Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:57.533942Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sentidos e significados de problema e problematização em um processo de (re)planejamento coletivo de uma situação de estudo |
title |
Sentidos e significados de problema e problematização em um processo de (re)planejamento coletivo de uma situação de estudo |
spellingShingle |
Sentidos e significados de problema e problematização em um processo de (re)planejamento coletivo de uma situação de estudo Machado,Aniara Ribeiro Educação em ciências Problematização Situações de estudo Formação de professores Construção coletiva Currículo. |
title_short |
Sentidos e significados de problema e problematização em um processo de (re)planejamento coletivo de uma situação de estudo |
title_full |
Sentidos e significados de problema e problematização em um processo de (re)planejamento coletivo de uma situação de estudo |
title_fullStr |
Sentidos e significados de problema e problematização em um processo de (re)planejamento coletivo de uma situação de estudo |
title_full_unstemmed |
Sentidos e significados de problema e problematização em um processo de (re)planejamento coletivo de uma situação de estudo |
title_sort |
Sentidos e significados de problema e problematização em um processo de (re)planejamento coletivo de uma situação de estudo |
author |
Machado,Aniara Ribeiro |
author_facet |
Machado,Aniara Ribeiro Marques,Carlos Alberto Silva,Rejane Maria Ghisolfi da |
author_role |
author |
author2 |
Marques,Carlos Alberto Silva,Rejane Maria Ghisolfi da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado,Aniara Ribeiro Marques,Carlos Alberto Silva,Rejane Maria Ghisolfi da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em ciências Problematização Situações de estudo Formação de professores Construção coletiva Currículo. |
topic |
Educação em ciências Problematização Situações de estudo Formação de professores Construção coletiva Currículo. |
description |
Resumo Pesquisas indicam uma multiplicidade de compreensões e usos dos conceitos de Problema e Problematização na educação em Ciências. Nesse sentido, desenvolvemos uma pesquisa a partir do planejamento de uma proposta educacional denominada "Situação de Estudo" (SE), a partir da qual buscou-se caracterizar e discutir sentidos e significados produzidos por professores sobre os referidos conceitos. Utilizando a análise textual discursiva, caracterizaram-se três sentidos e significados de problema: (a) um que expressa as totalidades - local e global; (b) outro que diz respeito ao reconhecimento do meio - problemas ambientais; e (c) um que revela a tomada de consciência de um problema ambiental. Já a problematização foi abordada como: (a) potencializadora dos processos de mudança curricular; e (b) como impulsionadora de práticas experimentais. Desse modo, a SE denota contribuições importantes ao enfatizar a necessidade da construção coletiva do currículo via (re)planejamentos e processos de (re)significação das práticas escolares. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000100023 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000100023 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1516-731320160010003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.22 n.1 2016 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170957546848256 |