Aprendizagem baseada em problemas: uma perspectiva de renovação construtiva no processo de ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Claudivan Moreira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Noberto Neto, Francisco, Gabriel, Jane Eyre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/338
Resumo: O presente artigo visa apresentar o potencial da Aprendizagem Baseada em Problemas como um novo modelo de planejamento educacional que tem sido difundido com êxito em cursos de capacitação de profissionais nas mais variadas áreas do conhecimento. Ao contrário dos métodos tradicionais vigentes nas instituições de ensino, inúmeras evidências práticas têm enfatizado que essa inovadora prática de ensino pode ser significativamente mais eficiente no processo de ensino-aprendizagem. Vista por determinados expoentes da Educação como uma excelente alternativa para a melhoria do processo de ensino aprendizagem, tal estratégia baseada na problematização contextualizada dos conteúdos tem se mostrado sensivelmente promissora como estratégia metodológica na árdua tarefa de educar. Assim, o presente artigo objetiva relatar em linhas gerais em que se consiste o método em questão, ressaltando suas vantagens e suas implicações no âmbito educacional.  
id UNIVASF-1_6f14585132105bdb797b2d0aedc36285
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/338
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling Aprendizagem baseada em problemas: uma perspectiva de renovação construtiva no processo de ensino-aprendizagemformação de professoresproblematização contextualizadaconstrução do saberO presente artigo visa apresentar o potencial da Aprendizagem Baseada em Problemas como um novo modelo de planejamento educacional que tem sido difundido com êxito em cursos de capacitação de profissionais nas mais variadas áreas do conhecimento. Ao contrário dos métodos tradicionais vigentes nas instituições de ensino, inúmeras evidências práticas têm enfatizado que essa inovadora prática de ensino pode ser significativamente mais eficiente no processo de ensino-aprendizagem. Vista por determinados expoentes da Educação como uma excelente alternativa para a melhoria do processo de ensino aprendizagem, tal estratégia baseada na problematização contextualizada dos conteúdos tem se mostrado sensivelmente promissora como estratégia metodológica na árdua tarefa de educar. Assim, o presente artigo objetiva relatar em linhas gerais em que se consiste o método em questão, ressaltando suas vantagens e suas implicações no âmbito educacional.  Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2012-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/338Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 2 n. 2 (2012)2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/338/221de Souza, Claudivan MoreiraNoberto Neto, FranciscoGabriel, Jane Eyreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-02T15:48:40Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/338Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2019-05-02T15:48:40Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem baseada em problemas: uma perspectiva de renovação construtiva no processo de ensino-aprendizagem
title Aprendizagem baseada em problemas: uma perspectiva de renovação construtiva no processo de ensino-aprendizagem
spellingShingle Aprendizagem baseada em problemas: uma perspectiva de renovação construtiva no processo de ensino-aprendizagem
de Souza, Claudivan Moreira
formação de professores
problematização contextualizada
construção do saber
title_short Aprendizagem baseada em problemas: uma perspectiva de renovação construtiva no processo de ensino-aprendizagem
title_full Aprendizagem baseada em problemas: uma perspectiva de renovação construtiva no processo de ensino-aprendizagem
title_fullStr Aprendizagem baseada em problemas: uma perspectiva de renovação construtiva no processo de ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed Aprendizagem baseada em problemas: uma perspectiva de renovação construtiva no processo de ensino-aprendizagem
title_sort Aprendizagem baseada em problemas: uma perspectiva de renovação construtiva no processo de ensino-aprendizagem
author de Souza, Claudivan Moreira
author_facet de Souza, Claudivan Moreira
Noberto Neto, Francisco
Gabriel, Jane Eyre
author_role author
author2 Noberto Neto, Francisco
Gabriel, Jane Eyre
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza, Claudivan Moreira
Noberto Neto, Francisco
Gabriel, Jane Eyre
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professores
problematização contextualizada
construção do saber
topic formação de professores
problematização contextualizada
construção do saber
description O presente artigo visa apresentar o potencial da Aprendizagem Baseada em Problemas como um novo modelo de planejamento educacional que tem sido difundido com êxito em cursos de capacitação de profissionais nas mais variadas áreas do conhecimento. Ao contrário dos métodos tradicionais vigentes nas instituições de ensino, inúmeras evidências práticas têm enfatizado que essa inovadora prática de ensino pode ser significativamente mais eficiente no processo de ensino-aprendizagem. Vista por determinados expoentes da Educação como uma excelente alternativa para a melhoria do processo de ensino aprendizagem, tal estratégia baseada na problematização contextualizada dos conteúdos tem se mostrado sensivelmente promissora como estratégia metodológica na árdua tarefa de educar. Assim, o presente artigo objetiva relatar em linhas gerais em que se consiste o método em questão, ressaltando suas vantagens e suas implicações no âmbito educacional.  
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/338
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/338
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/338/221
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 2 n. 2 (2012)
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220488074526720