Aprendizagem baseada em problemas: uma perspectiva de renovação construtiva no processo de ensino-aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/338 |
Resumo: | O presente artigo visa apresentar o potencial da Aprendizagem Baseada em Problemas como um novo modelo de planejamento educacional que tem sido difundido com êxito em cursos de capacitação de profissionais nas mais variadas áreas do conhecimento. Ao contrário dos métodos tradicionais vigentes nas instituições de ensino, inúmeras evidências práticas têm enfatizado que essa inovadora prática de ensino pode ser significativamente mais eficiente no processo de ensino-aprendizagem. Vista por determinados expoentes da Educação como uma excelente alternativa para a melhoria do processo de ensino aprendizagem, tal estratégia baseada na problematização contextualizada dos conteúdos tem se mostrado sensivelmente promissora como estratégia metodológica na árdua tarefa de educar. Assim, o presente artigo objetiva relatar em linhas gerais em que se consiste o método em questão, ressaltando suas vantagens e suas implicações no âmbito educacional. |
id |
UNIVASF-1_6f14585132105bdb797b2d0aedc36285 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/338 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem baseada em problemas: uma perspectiva de renovação construtiva no processo de ensino-aprendizagemformação de professoresproblematização contextualizadaconstrução do saberO presente artigo visa apresentar o potencial da Aprendizagem Baseada em Problemas como um novo modelo de planejamento educacional que tem sido difundido com êxito em cursos de capacitação de profissionais nas mais variadas áreas do conhecimento. Ao contrário dos métodos tradicionais vigentes nas instituições de ensino, inúmeras evidências práticas têm enfatizado que essa inovadora prática de ensino pode ser significativamente mais eficiente no processo de ensino-aprendizagem. Vista por determinados expoentes da Educação como uma excelente alternativa para a melhoria do processo de ensino aprendizagem, tal estratégia baseada na problematização contextualizada dos conteúdos tem se mostrado sensivelmente promissora como estratégia metodológica na árdua tarefa de educar. Assim, o presente artigo objetiva relatar em linhas gerais em que se consiste o método em questão, ressaltando suas vantagens e suas implicações no âmbito educacional. Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2012-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/338Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 2 n. 2 (2012)2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/338/221de Souza, Claudivan MoreiraNoberto Neto, FranciscoGabriel, Jane Eyreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-02T15:48:40Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/338Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2019-05-02T15:48:40Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem baseada em problemas: uma perspectiva de renovação construtiva no processo de ensino-aprendizagem |
title |
Aprendizagem baseada em problemas: uma perspectiva de renovação construtiva no processo de ensino-aprendizagem |
spellingShingle |
Aprendizagem baseada em problemas: uma perspectiva de renovação construtiva no processo de ensino-aprendizagem de Souza, Claudivan Moreira formação de professores problematização contextualizada construção do saber |
title_short |
Aprendizagem baseada em problemas: uma perspectiva de renovação construtiva no processo de ensino-aprendizagem |
title_full |
Aprendizagem baseada em problemas: uma perspectiva de renovação construtiva no processo de ensino-aprendizagem |
title_fullStr |
Aprendizagem baseada em problemas: uma perspectiva de renovação construtiva no processo de ensino-aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem baseada em problemas: uma perspectiva de renovação construtiva no processo de ensino-aprendizagem |
title_sort |
Aprendizagem baseada em problemas: uma perspectiva de renovação construtiva no processo de ensino-aprendizagem |
author |
de Souza, Claudivan Moreira |
author_facet |
de Souza, Claudivan Moreira Noberto Neto, Francisco Gabriel, Jane Eyre |
author_role |
author |
author2 |
Noberto Neto, Francisco Gabriel, Jane Eyre |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Souza, Claudivan Moreira Noberto Neto, Francisco Gabriel, Jane Eyre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação de professores problematização contextualizada construção do saber |
topic |
formação de professores problematização contextualizada construção do saber |
description |
O presente artigo visa apresentar o potencial da Aprendizagem Baseada em Problemas como um novo modelo de planejamento educacional que tem sido difundido com êxito em cursos de capacitação de profissionais nas mais variadas áreas do conhecimento. Ao contrário dos métodos tradicionais vigentes nas instituições de ensino, inúmeras evidências práticas têm enfatizado que essa inovadora prática de ensino pode ser significativamente mais eficiente no processo de ensino-aprendizagem. Vista por determinados expoentes da Educação como uma excelente alternativa para a melhoria do processo de ensino aprendizagem, tal estratégia baseada na problematização contextualizada dos conteúdos tem se mostrado sensivelmente promissora como estratégia metodológica na árdua tarefa de educar. Assim, o presente artigo objetiva relatar em linhas gerais em que se consiste o método em questão, ressaltando suas vantagens e suas implicações no âmbito educacional. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/338 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/338 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/338/221 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 2 n. 2 (2012) 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220488074526720 |