Oficinas Pedagógicas Musicais: Espaço Construtivista Privilegiado de Formação Continuada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kebach, Patrícia Fernanda Carmem
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Duarte, Rosangela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/564
Resumo: Neste artigo, procura-se conceituar os espaços das Oficinas Pedagógicas e abordar especificamente o espaço de Oficina de Musicalização Coletiva, como forma de qualificar esse ambiente de ensino e aprendizagem cooperativa. O objetivo do texto é o de resgatar a eficiência dos espaços construtivistas das oficinas e refletir sobre formas de se proporcionar uma formação continuada de qualidade e com um real significado para os envolvidos nos processos educacionais propostos. Finalmente, pretende-se abordar a importância dos trabalhos em grupo e conceituar musicalização e cooperação, trazendo ações possíveis a serem exercidas em forma de Oficinas Pedagógicas na área artístico-musical ainda muito carente de formação. Conclui-se que o ambiente das Oficinas Pedagógicas é um espaço privilegiado de trocas sociais, aprendizagens significativas e construções em qualquer área de conhecimento.  
id UNESP-35_040bd4051be3e6676ba63bca3cee31ac
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/564
network_acronym_str UNESP-35
network_name_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository_id_str
spelling Oficinas Pedagógicas Musicais: Espaço Construtivista Privilegiado de Formação ContinuadaOficinas Pedagógicas, Musicalização, Cooperação, Construtivismo, Formação ContinuadaNeste artigo, procura-se conceituar os espaços das Oficinas Pedagógicas e abordar especificamente o espaço de Oficina de Musicalização Coletiva, como forma de qualificar esse ambiente de ensino e aprendizagem cooperativa. O objetivo do texto é o de resgatar a eficiência dos espaços construtivistas das oficinas e refletir sobre formas de se proporcionar uma formação continuada de qualidade e com um real significado para os envolvidos nos processos educacionais propostos. Finalmente, pretende-se abordar a importância dos trabalhos em grupo e conceituar musicalização e cooperação, trazendo ações possíveis a serem exercidas em forma de Oficinas Pedagógicas na área artístico-musical ainda muito carente de formação. Conclui-se que o ambiente das Oficinas Pedagógicas é um espaço privilegiado de trocas sociais, aprendizagens significativas e construções em qualquer área de conhecimento.  Faculdade de Filosofia e Ciências2022-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/56410.36311/1984-1655.2008.v1n2.p95-112Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 1 n. 2 (2008); 95-112Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 1 No. 2 (2008); 95-112Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 1 Núm. 2 (2008); 95-1121984-165510.5555/repeg.v1i2reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/564/453Copyright (c) 2008 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessKebach, Patrícia Fernanda CarmemDuarte, Rosangela2022-02-01T17:39:41Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/564Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-02-01T17:39:41Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Oficinas Pedagógicas Musicais: Espaço Construtivista Privilegiado de Formação Continuada
title Oficinas Pedagógicas Musicais: Espaço Construtivista Privilegiado de Formação Continuada
spellingShingle Oficinas Pedagógicas Musicais: Espaço Construtivista Privilegiado de Formação Continuada
Kebach, Patrícia Fernanda Carmem
Oficinas Pedagógicas, Musicalização, Cooperação, Construtivismo, Formação Continuada
title_short Oficinas Pedagógicas Musicais: Espaço Construtivista Privilegiado de Formação Continuada
title_full Oficinas Pedagógicas Musicais: Espaço Construtivista Privilegiado de Formação Continuada
title_fullStr Oficinas Pedagógicas Musicais: Espaço Construtivista Privilegiado de Formação Continuada
title_full_unstemmed Oficinas Pedagógicas Musicais: Espaço Construtivista Privilegiado de Formação Continuada
title_sort Oficinas Pedagógicas Musicais: Espaço Construtivista Privilegiado de Formação Continuada
author Kebach, Patrícia Fernanda Carmem
author_facet Kebach, Patrícia Fernanda Carmem
Duarte, Rosangela
author_role author
author2 Duarte, Rosangela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kebach, Patrícia Fernanda Carmem
Duarte, Rosangela
dc.subject.por.fl_str_mv Oficinas Pedagógicas, Musicalização, Cooperação, Construtivismo, Formação Continuada
topic Oficinas Pedagógicas, Musicalização, Cooperação, Construtivismo, Formação Continuada
description Neste artigo, procura-se conceituar os espaços das Oficinas Pedagógicas e abordar especificamente o espaço de Oficina de Musicalização Coletiva, como forma de qualificar esse ambiente de ensino e aprendizagem cooperativa. O objetivo do texto é o de resgatar a eficiência dos espaços construtivistas das oficinas e refletir sobre formas de se proporcionar uma formação continuada de qualidade e com um real significado para os envolvidos nos processos educacionais propostos. Finalmente, pretende-se abordar a importância dos trabalhos em grupo e conceituar musicalização e cooperação, trazendo ações possíveis a serem exercidas em forma de Oficinas Pedagógicas na área artístico-musical ainda muito carente de formação. Conclui-se que o ambiente das Oficinas Pedagógicas é um espaço privilegiado de trocas sociais, aprendizagens significativas e construções em qualquer área de conhecimento.  
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/564
10.36311/1984-1655.2008.v1n2.p95-112
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/564
identifier_str_mv 10.36311/1984-1655.2008.v1n2.p95-112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/564/453
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2008 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2008 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 1 n. 2 (2008); 95-112
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 1 No. 2 (2008); 95-112
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 1 Núm. 2 (2008); 95-112
1984-1655
10.5555/repeg.v1i2
reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
collection Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository.name.fl_str_mv Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv scheme.marilia@unesp.br
_version_ 1797049037437796352