Dimensões práxica, ética e estética da formação docente: uma perspectiva à luz do pensamento Bakhtiniano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deconto,Diomar Caríssimo Selli
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ostermann,Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100265
Resumo: Resumo: Neste trabalho, apresentamos parte de uma pesquisa maior que tem por objetivo construir uma possível perspectiva de formação contra-hegemônica de professores de Ciências à luz do pensamento bakhtiniano, uma perspectiva que denominamos formação dialógica-responsável de professores. Três dimensões dessa perspectiva, práxica, ética e estética, serão desenvolvidas a partir do cotejamento de textos do Círculo Bakhtiniano com textos de formação de professores, sempre no sentido de tensionar, contrapor, mostrar insuficiências e avançar em relação ao modelo hegemônico de formação, pautado pela racionalidade técnica. Nossas dimensões permitem visualizar a formação docente de forma mais ampla, possibilitando novos olhares no que diz respeito à interdependência teoria-prática, a interrelações entre responsabilidade, valores e autonomia docente, bem como à função do professor como sujeito ativo, reflexivo e criador.
id UNESP-22_52f892c77eb197a500428d7bc37d1853
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132021000100265
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Dimensões práxica, ética e estética da formação docente: uma perspectiva à luz do pensamento BakhtinianoFormação docenteBakhtinModelo de formação docenteResumo: Neste trabalho, apresentamos parte de uma pesquisa maior que tem por objetivo construir uma possível perspectiva de formação contra-hegemônica de professores de Ciências à luz do pensamento bakhtiniano, uma perspectiva que denominamos formação dialógica-responsável de professores. Três dimensões dessa perspectiva, práxica, ética e estética, serão desenvolvidas a partir do cotejamento de textos do Círculo Bakhtiniano com textos de formação de professores, sempre no sentido de tensionar, contrapor, mostrar insuficiências e avançar em relação ao modelo hegemônico de formação, pautado pela racionalidade técnica. Nossas dimensões permitem visualizar a formação docente de forma mais ampla, possibilitando novos olhares no que diz respeito à interdependência teoria-prática, a interrelações entre responsabilidade, valores e autonomia docente, bem como à função do professor como sujeito ativo, reflexivo e criador.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100265Ciência & Educação (Bauru) v.27 2021reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320210067info:eu-repo/semantics/openAccessDeconto,Diomar Caríssimo SelliOstermann,Fernandapor2021-11-26T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132021000100265Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:20.220917Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Dimensões práxica, ética e estética da formação docente: uma perspectiva à luz do pensamento Bakhtiniano
title Dimensões práxica, ética e estética da formação docente: uma perspectiva à luz do pensamento Bakhtiniano
spellingShingle Dimensões práxica, ética e estética da formação docente: uma perspectiva à luz do pensamento Bakhtiniano
Deconto,Diomar Caríssimo Selli
Formação docente
Bakhtin
Modelo de formação docente
title_short Dimensões práxica, ética e estética da formação docente: uma perspectiva à luz do pensamento Bakhtiniano
title_full Dimensões práxica, ética e estética da formação docente: uma perspectiva à luz do pensamento Bakhtiniano
title_fullStr Dimensões práxica, ética e estética da formação docente: uma perspectiva à luz do pensamento Bakhtiniano
title_full_unstemmed Dimensões práxica, ética e estética da formação docente: uma perspectiva à luz do pensamento Bakhtiniano
title_sort Dimensões práxica, ética e estética da formação docente: uma perspectiva à luz do pensamento Bakhtiniano
author Deconto,Diomar Caríssimo Selli
author_facet Deconto,Diomar Caríssimo Selli
Ostermann,Fernanda
author_role author
author2 Ostermann,Fernanda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Deconto,Diomar Caríssimo Selli
Ostermann,Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Bakhtin
Modelo de formação docente
topic Formação docente
Bakhtin
Modelo de formação docente
description Resumo: Neste trabalho, apresentamos parte de uma pesquisa maior que tem por objetivo construir uma possível perspectiva de formação contra-hegemônica de professores de Ciências à luz do pensamento bakhtiniano, uma perspectiva que denominamos formação dialógica-responsável de professores. Três dimensões dessa perspectiva, práxica, ética e estética, serão desenvolvidas a partir do cotejamento de textos do Círculo Bakhtiniano com textos de formação de professores, sempre no sentido de tensionar, contrapor, mostrar insuficiências e avançar em relação ao modelo hegemônico de formação, pautado pela racionalidade técnica. Nossas dimensões permitem visualizar a formação docente de forma mais ampla, possibilitando novos olhares no que diz respeito à interdependência teoria-prática, a interrelações entre responsabilidade, valores e autonomia docente, bem como à função do professor como sujeito ativo, reflexivo e criador.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100265
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100265
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320210067
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.27 2021
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170959219326976