Identificação de problemas do currículo, do ensino e da aprendizagem de física e de matemática a partir do discurso de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132004000200004 |
Resumo: | O contexto deste estudo é o desenvolvimento de um ambiente virtual construtivista para a formação continuada de professores de Física e de Matemática do nível médio, cujo objetivo é promover o desenvolvimento do conhecimento profissional do professor a partir da reflexão sobre problemas autênticos da sua prática. No presente estudo, buscou-se a autenticidade dos problemas no discurso de uma amostra de professores de escolas públicas do município do Rio de Janeiro e do interior do Estado. A análise de conteúdo permitiu a classificação do discurso dos professores em três categorias: Condições Estruturais da escola pública, Currículo e Ensino-Aprendizagem. A partir da análise de avaliação dos temas que compõe as categorias Currículo e Ensino-Aprendizagem, foi identificada uma série de problemas comuns a professores de Física e de Matemática da escola pública. Os problemas curriculares estão marcados pelas políticas educacionais atuais e os de ensino-aprendizagem dizem respeito tanto a aspectos teóricos quanto a práticos do trabalho dos professores além de exprimirem queixas em relação às deficiências de vários tipos do aluno da escola pública. |
id |
UNESP-22_5a49ad1cbac4a0d15765cf8b9991c633 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132004000200004 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Identificação de problemas do currículo, do ensino e da aprendizagem de física e de matemática a partir do discurso de professoresproblemas da prática pedagógicaensino de Físicaensino de MatemáticaO contexto deste estudo é o desenvolvimento de um ambiente virtual construtivista para a formação continuada de professores de Física e de Matemática do nível médio, cujo objetivo é promover o desenvolvimento do conhecimento profissional do professor a partir da reflexão sobre problemas autênticos da sua prática. No presente estudo, buscou-se a autenticidade dos problemas no discurso de uma amostra de professores de escolas públicas do município do Rio de Janeiro e do interior do Estado. A análise de conteúdo permitiu a classificação do discurso dos professores em três categorias: Condições Estruturais da escola pública, Currículo e Ensino-Aprendizagem. A partir da análise de avaliação dos temas que compõe as categorias Currículo e Ensino-Aprendizagem, foi identificada uma série de problemas comuns a professores de Física e de Matemática da escola pública. Os problemas curriculares estão marcados pelas políticas educacionais atuais e os de ensino-aprendizagem dizem respeito tanto a aspectos teóricos quanto a práticos do trabalho dos professores além de exprimirem queixas em relação às deficiências de vários tipos do aluno da escola pública.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2004-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132004000200004Ciência & Educação (Bauru) v.10 n.2 2004reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132004000200004info:eu-repo/semantics/openAccessRezende,FlaviaLopes,Arilise Moraes de AlmeidaEgg,Jeanine Mariapor2009-08-31T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132004000200004Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:24.737218Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identificação de problemas do currículo, do ensino e da aprendizagem de física e de matemática a partir do discurso de professores |
title |
Identificação de problemas do currículo, do ensino e da aprendizagem de física e de matemática a partir do discurso de professores |
spellingShingle |
Identificação de problemas do currículo, do ensino e da aprendizagem de física e de matemática a partir do discurso de professores Rezende,Flavia problemas da prática pedagógica ensino de Física ensino de Matemática |
title_short |
Identificação de problemas do currículo, do ensino e da aprendizagem de física e de matemática a partir do discurso de professores |
title_full |
Identificação de problemas do currículo, do ensino e da aprendizagem de física e de matemática a partir do discurso de professores |
title_fullStr |
Identificação de problemas do currículo, do ensino e da aprendizagem de física e de matemática a partir do discurso de professores |
title_full_unstemmed |
Identificação de problemas do currículo, do ensino e da aprendizagem de física e de matemática a partir do discurso de professores |
title_sort |
Identificação de problemas do currículo, do ensino e da aprendizagem de física e de matemática a partir do discurso de professores |
author |
Rezende,Flavia |
author_facet |
Rezende,Flavia Lopes,Arilise Moraes de Almeida Egg,Jeanine Maria |
author_role |
author |
author2 |
Lopes,Arilise Moraes de Almeida Egg,Jeanine Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rezende,Flavia Lopes,Arilise Moraes de Almeida Egg,Jeanine Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
problemas da prática pedagógica ensino de Física ensino de Matemática |
topic |
problemas da prática pedagógica ensino de Física ensino de Matemática |
description |
O contexto deste estudo é o desenvolvimento de um ambiente virtual construtivista para a formação continuada de professores de Física e de Matemática do nível médio, cujo objetivo é promover o desenvolvimento do conhecimento profissional do professor a partir da reflexão sobre problemas autênticos da sua prática. No presente estudo, buscou-se a autenticidade dos problemas no discurso de uma amostra de professores de escolas públicas do município do Rio de Janeiro e do interior do Estado. A análise de conteúdo permitiu a classificação do discurso dos professores em três categorias: Condições Estruturais da escola pública, Currículo e Ensino-Aprendizagem. A partir da análise de avaliação dos temas que compõe as categorias Currículo e Ensino-Aprendizagem, foi identificada uma série de problemas comuns a professores de Física e de Matemática da escola pública. Os problemas curriculares estão marcados pelas políticas educacionais atuais e os de ensino-aprendizagem dizem respeito tanto a aspectos teóricos quanto a práticos do trabalho dos professores além de exprimirem queixas em relação às deficiências de vários tipos do aluno da escola pública. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132004000200004 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132004000200004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132004000200004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.10 n.2 2004 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170955263049728 |