Influências dos processos de socialização nas práticas com música de professoras de Matemática: reflexos na constituição identitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira,Flávia Helena
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Costa,Váldina Gonçalves da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100202
Resumo: Resumo: A identidade profissional de um sujeito se constitui pelas vivências na socialização primária, perpassando pela trajetória profissional. Fundamentando-se em autores como Dubar, Bolívar, Berger e Luckmann, descrevem-se relatos de professoras de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental que utilizam música na sala de aula, com o objetivo de compreender de que maneira a música esteve ou está presente na formação da identidade dessas professoras. Utilizando a cartografia, apresenta-se um mapa cartográfico com os pontos de destaque dos relatos registrados. Verificou-se que as vivências das participantes influenciaram nas decisões para a utilização da música na sala de aula. Identificaram-se como práticas desenvolvidas: meditação, música no ambiente, utilização de paródias prontas para memorização de conteúdos e para a revisão de conteúdos.
id UNESP-22_60248c1a97b3318897018ff661d1a158
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132022000100202
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Influências dos processos de socialização nas práticas com música de professoras de Matemática: reflexos na constituição identitáriaEnsino de matemáticaEnsino fundamentalIdentidade docenteSocialização do indivíduoMatemática e músicaResumo: A identidade profissional de um sujeito se constitui pelas vivências na socialização primária, perpassando pela trajetória profissional. Fundamentando-se em autores como Dubar, Bolívar, Berger e Luckmann, descrevem-se relatos de professoras de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental que utilizam música na sala de aula, com o objetivo de compreender de que maneira a música esteve ou está presente na formação da identidade dessas professoras. Utilizando a cartografia, apresenta-se um mapa cartográfico com os pontos de destaque dos relatos registrados. Verificou-se que as vivências das participantes influenciaram nas decisões para a utilização da música na sala de aula. Identificaram-se como práticas desenvolvidas: meditação, música no ambiente, utilização de paródias prontas para memorização de conteúdos e para a revisão de conteúdos.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100202Ciência & Educação (Bauru) v.28 2022reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320220004info:eu-repo/semantics/openAccessPereira,Flávia HelenaCosta,Váldina Gonçalves dapor2022-03-22T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132022000100202Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:20.976955Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Influências dos processos de socialização nas práticas com música de professoras de Matemática: reflexos na constituição identitária
title Influências dos processos de socialização nas práticas com música de professoras de Matemática: reflexos na constituição identitária
spellingShingle Influências dos processos de socialização nas práticas com música de professoras de Matemática: reflexos na constituição identitária
Pereira,Flávia Helena
Ensino de matemática
Ensino fundamental
Identidade docente
Socialização do indivíduo
Matemática e música
title_short Influências dos processos de socialização nas práticas com música de professoras de Matemática: reflexos na constituição identitária
title_full Influências dos processos de socialização nas práticas com música de professoras de Matemática: reflexos na constituição identitária
title_fullStr Influências dos processos de socialização nas práticas com música de professoras de Matemática: reflexos na constituição identitária
title_full_unstemmed Influências dos processos de socialização nas práticas com música de professoras de Matemática: reflexos na constituição identitária
title_sort Influências dos processos de socialização nas práticas com música de professoras de Matemática: reflexos na constituição identitária
author Pereira,Flávia Helena
author_facet Pereira,Flávia Helena
Costa,Váldina Gonçalves da
author_role author
author2 Costa,Váldina Gonçalves da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira,Flávia Helena
Costa,Váldina Gonçalves da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de matemática
Ensino fundamental
Identidade docente
Socialização do indivíduo
Matemática e música
topic Ensino de matemática
Ensino fundamental
Identidade docente
Socialização do indivíduo
Matemática e música
description Resumo: A identidade profissional de um sujeito se constitui pelas vivências na socialização primária, perpassando pela trajetória profissional. Fundamentando-se em autores como Dubar, Bolívar, Berger e Luckmann, descrevem-se relatos de professoras de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental que utilizam música na sala de aula, com o objetivo de compreender de que maneira a música esteve ou está presente na formação da identidade dessas professoras. Utilizando a cartografia, apresenta-se um mapa cartográfico com os pontos de destaque dos relatos registrados. Verificou-se que as vivências das participantes influenciaram nas decisões para a utilização da música na sala de aula. Identificaram-se como práticas desenvolvidas: meditação, música no ambiente, utilização de paródias prontas para memorização de conteúdos e para a revisão de conteúdos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100202
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320220004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.28 2022
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170959235055616