Influências dos processos de socialização nas práticas com música de professoras de Matemática: reflexos na constituição identitária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100202 |
Resumo: | Resumo: A identidade profissional de um sujeito se constitui pelas vivências na socialização primária, perpassando pela trajetória profissional. Fundamentando-se em autores como Dubar, Bolívar, Berger e Luckmann, descrevem-se relatos de professoras de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental que utilizam música na sala de aula, com o objetivo de compreender de que maneira a música esteve ou está presente na formação da identidade dessas professoras. Utilizando a cartografia, apresenta-se um mapa cartográfico com os pontos de destaque dos relatos registrados. Verificou-se que as vivências das participantes influenciaram nas decisões para a utilização da música na sala de aula. Identificaram-se como práticas desenvolvidas: meditação, música no ambiente, utilização de paródias prontas para memorização de conteúdos e para a revisão de conteúdos. |
id |
UNESP-22_60248c1a97b3318897018ff661d1a158 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132022000100202 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Influências dos processos de socialização nas práticas com música de professoras de Matemática: reflexos na constituição identitáriaEnsino de matemáticaEnsino fundamentalIdentidade docenteSocialização do indivíduoMatemática e músicaResumo: A identidade profissional de um sujeito se constitui pelas vivências na socialização primária, perpassando pela trajetória profissional. Fundamentando-se em autores como Dubar, Bolívar, Berger e Luckmann, descrevem-se relatos de professoras de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental que utilizam música na sala de aula, com o objetivo de compreender de que maneira a música esteve ou está presente na formação da identidade dessas professoras. Utilizando a cartografia, apresenta-se um mapa cartográfico com os pontos de destaque dos relatos registrados. Verificou-se que as vivências das participantes influenciaram nas decisões para a utilização da música na sala de aula. Identificaram-se como práticas desenvolvidas: meditação, música no ambiente, utilização de paródias prontas para memorização de conteúdos e para a revisão de conteúdos.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100202Ciência & Educação (Bauru) v.28 2022reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320220004info:eu-repo/semantics/openAccessPereira,Flávia HelenaCosta,Váldina Gonçalves dapor2022-03-22T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132022000100202Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:20.976955Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Influências dos processos de socialização nas práticas com música de professoras de Matemática: reflexos na constituição identitária |
title |
Influências dos processos de socialização nas práticas com música de professoras de Matemática: reflexos na constituição identitária |
spellingShingle |
Influências dos processos de socialização nas práticas com música de professoras de Matemática: reflexos na constituição identitária Pereira,Flávia Helena Ensino de matemática Ensino fundamental Identidade docente Socialização do indivíduo Matemática e música |
title_short |
Influências dos processos de socialização nas práticas com música de professoras de Matemática: reflexos na constituição identitária |
title_full |
Influências dos processos de socialização nas práticas com música de professoras de Matemática: reflexos na constituição identitária |
title_fullStr |
Influências dos processos de socialização nas práticas com música de professoras de Matemática: reflexos na constituição identitária |
title_full_unstemmed |
Influências dos processos de socialização nas práticas com música de professoras de Matemática: reflexos na constituição identitária |
title_sort |
Influências dos processos de socialização nas práticas com música de professoras de Matemática: reflexos na constituição identitária |
author |
Pereira,Flávia Helena |
author_facet |
Pereira,Flávia Helena Costa,Váldina Gonçalves da |
author_role |
author |
author2 |
Costa,Váldina Gonçalves da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira,Flávia Helena Costa,Váldina Gonçalves da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de matemática Ensino fundamental Identidade docente Socialização do indivíduo Matemática e música |
topic |
Ensino de matemática Ensino fundamental Identidade docente Socialização do indivíduo Matemática e música |
description |
Resumo: A identidade profissional de um sujeito se constitui pelas vivências na socialização primária, perpassando pela trajetória profissional. Fundamentando-se em autores como Dubar, Bolívar, Berger e Luckmann, descrevem-se relatos de professoras de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental que utilizam música na sala de aula, com o objetivo de compreender de que maneira a música esteve ou está presente na formação da identidade dessas professoras. Utilizando a cartografia, apresenta-se um mapa cartográfico com os pontos de destaque dos relatos registrados. Verificou-se que as vivências das participantes influenciaram nas decisões para a utilização da música na sala de aula. Identificaram-se como práticas desenvolvidas: meditação, música no ambiente, utilização de paródias prontas para memorização de conteúdos e para a revisão de conteúdos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100202 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100202 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1516-731320220004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.28 2022 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170959235055616 |