Ensino de Nanociência e Nanotecnologia: perspectivas manifestadas por professores da educação básica e superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomkelski,Mauri Luís
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Scremin,Greice, Fagan,Solange Binotto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000300665
Resumo: Resumo: Este artigo evidencia e discute as perspectivas de inserção de tópicos de Nanociência e Nanotecnologia (N&N) no ensino, na visão de professores. Para tanto, apoia-se nos resultados de pesquisa de natureza qualitativa, com base na análise de conteúdo, realizada com professores de matemática e de ciências da natureza dos ensinos médio e superior. Além disso, foram analisados documentos legais das áreas de N&N, nos quais esses tópicos são referenciados. Os resultados apontam três perspectivas de inserção dos tópicos de N&N nas práticas profissionais: abordagem de base para desenvolver um conteúdo, integrada a um conteúdo curricular, e suplementar às atividades de sala de aula. Nesta última perspectiva, o professor busca suplementar abordagens de sala de aula com atividades extraclasse em que é possível aprofundar os conhecimentos, com ênfase em ciência e tecnologia. Existe, portanto, amparo legal para a inserção destes tópicos de N&N, bem como necessidades sociais, econômicas e ambientais emergentes que carecem de formação profissional compatível e, consequentemente, de mais investimentos na área de educação.
id UNESP-22_7325f02e569bd23d49dd67c87e6557d3
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132019000300665
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Ensino de Nanociência e Nanotecnologia: perspectivas manifestadas por professores da educação básica e superiorNanociênciaNanotecnologiaEnsino médioEnsino superiorResumo: Este artigo evidencia e discute as perspectivas de inserção de tópicos de Nanociência e Nanotecnologia (N&N) no ensino, na visão de professores. Para tanto, apoia-se nos resultados de pesquisa de natureza qualitativa, com base na análise de conteúdo, realizada com professores de matemática e de ciências da natureza dos ensinos médio e superior. Além disso, foram analisados documentos legais das áreas de N&N, nos quais esses tópicos são referenciados. Os resultados apontam três perspectivas de inserção dos tópicos de N&N nas práticas profissionais: abordagem de base para desenvolver um conteúdo, integrada a um conteúdo curricular, e suplementar às atividades de sala de aula. Nesta última perspectiva, o professor busca suplementar abordagens de sala de aula com atividades extraclasse em que é possível aprofundar os conhecimentos, com ênfase em ciência e tecnologia. Existe, portanto, amparo legal para a inserção destes tópicos de N&N, bem como necessidades sociais, econômicas e ambientais emergentes que carecem de formação profissional compatível e, consequentemente, de mais investimentos na área de educação.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2019-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000300665Ciência & Educação (Bauru) v.25 n.3 2019reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320190030014info:eu-repo/semantics/openAccessTomkelski,Mauri LuísScremin,GreiceFagan,Solange Binottopor2019-10-04T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132019000300665Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:10.257972Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de Nanociência e Nanotecnologia: perspectivas manifestadas por professores da educação básica e superior
title Ensino de Nanociência e Nanotecnologia: perspectivas manifestadas por professores da educação básica e superior
spellingShingle Ensino de Nanociência e Nanotecnologia: perspectivas manifestadas por professores da educação básica e superior
Tomkelski,Mauri Luís
Nanociência
Nanotecnologia
Ensino médio
Ensino superior
title_short Ensino de Nanociência e Nanotecnologia: perspectivas manifestadas por professores da educação básica e superior
title_full Ensino de Nanociência e Nanotecnologia: perspectivas manifestadas por professores da educação básica e superior
title_fullStr Ensino de Nanociência e Nanotecnologia: perspectivas manifestadas por professores da educação básica e superior
title_full_unstemmed Ensino de Nanociência e Nanotecnologia: perspectivas manifestadas por professores da educação básica e superior
title_sort Ensino de Nanociência e Nanotecnologia: perspectivas manifestadas por professores da educação básica e superior
author Tomkelski,Mauri Luís
author_facet Tomkelski,Mauri Luís
Scremin,Greice
Fagan,Solange Binotto
author_role author
author2 Scremin,Greice
Fagan,Solange Binotto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomkelski,Mauri Luís
Scremin,Greice
Fagan,Solange Binotto
dc.subject.por.fl_str_mv Nanociência
Nanotecnologia
Ensino médio
Ensino superior
topic Nanociência
Nanotecnologia
Ensino médio
Ensino superior
description Resumo: Este artigo evidencia e discute as perspectivas de inserção de tópicos de Nanociência e Nanotecnologia (N&N) no ensino, na visão de professores. Para tanto, apoia-se nos resultados de pesquisa de natureza qualitativa, com base na análise de conteúdo, realizada com professores de matemática e de ciências da natureza dos ensinos médio e superior. Além disso, foram analisados documentos legais das áreas de N&N, nos quais esses tópicos são referenciados. Os resultados apontam três perspectivas de inserção dos tópicos de N&N nas práticas profissionais: abordagem de base para desenvolver um conteúdo, integrada a um conteúdo curricular, e suplementar às atividades de sala de aula. Nesta última perspectiva, o professor busca suplementar abordagens de sala de aula com atividades extraclasse em que é possível aprofundar os conhecimentos, com ênfase em ciência e tecnologia. Existe, portanto, amparo legal para a inserção destes tópicos de N&N, bem como necessidades sociais, econômicas e ambientais emergentes que carecem de formação profissional compatível e, consequentemente, de mais investimentos na área de educação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000300665
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000300665
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320190030014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.25 n.3 2019
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170958507343872