Uso do método cooperativo de aprendizagem Jigsaw adaptado ao ensino de nanociência e nanotecnologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite,Ilaiáli Souza
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Lourenço,Ariane Baffa, Licio,José Guilherme, Hernandes,Antonio Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172013000400015
Resumo: Atualmente os efeitos estudados pelos campos da Nanociência e da Nanotecnologia (N&N) influenciam o cotidiano do ser humano. No entanto, há ainda dificuldade por parte dos sistemas escolares em abordar esta temática, principalmente no nível de Educação Básica. Neste artigo, tecem-se considerações sobre uma metodologia de ensino de N&N baseada na aplicação de um minicurso a alunos do Ensino Médio, conjuntamente com uma variação do método de Aprendizagem Cooperativa Jigsaw, na qual se utilizou um texto de divulgação científica como eixo da atividade. Obteve-se que a junção das referidas atividades possibilitou que os alunos relacionassem e compreendessem os diferentes conceitos atrelados a N&N, formando e ampliando sua base conceitual de maneira cooperativa entre os sujeitos envolvidos no proceso.
id SBF-1_4b6f09b151b4a5b7b437d95888aeb8b6
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172013000400015
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Uso do método cooperativo de aprendizagem Jigsaw adaptado ao ensino de nanociência e nanotecnologiananociência e nanotecnologiaEnsino Médiométodo de Aprendizagem Cooperativa JigsawAtualmente os efeitos estudados pelos campos da Nanociência e da Nanotecnologia (N&N) influenciam o cotidiano do ser humano. No entanto, há ainda dificuldade por parte dos sistemas escolares em abordar esta temática, principalmente no nível de Educação Básica. Neste artigo, tecem-se considerações sobre uma metodologia de ensino de N&N baseada na aplicação de um minicurso a alunos do Ensino Médio, conjuntamente com uma variação do método de Aprendizagem Cooperativa Jigsaw, na qual se utilizou um texto de divulgação científica como eixo da atividade. Obteve-se que a junção das referidas atividades possibilitou que os alunos relacionassem e compreendessem os diferentes conceitos atrelados a N&N, formando e ampliando sua base conceitual de maneira cooperativa entre os sujeitos envolvidos no proceso.Sociedade Brasileira de Física2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172013000400015Revista Brasileira de Ensino de Física v.35 n.4 2013reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/S1806-11172013000400015info:eu-repo/semantics/openAccessLeite,Ilaiáli SouzaLourenço,Ariane BaffaLicio,José GuilhermeHernandes,Antonio Carlospor2015-11-05T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172013000400015Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2015-11-05T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso do método cooperativo de aprendizagem Jigsaw adaptado ao ensino de nanociência e nanotecnologia
title Uso do método cooperativo de aprendizagem Jigsaw adaptado ao ensino de nanociência e nanotecnologia
spellingShingle Uso do método cooperativo de aprendizagem Jigsaw adaptado ao ensino de nanociência e nanotecnologia
Leite,Ilaiáli Souza
nanociência e nanotecnologia
Ensino Médio
método de Aprendizagem Cooperativa Jigsaw
title_short Uso do método cooperativo de aprendizagem Jigsaw adaptado ao ensino de nanociência e nanotecnologia
title_full Uso do método cooperativo de aprendizagem Jigsaw adaptado ao ensino de nanociência e nanotecnologia
title_fullStr Uso do método cooperativo de aprendizagem Jigsaw adaptado ao ensino de nanociência e nanotecnologia
title_full_unstemmed Uso do método cooperativo de aprendizagem Jigsaw adaptado ao ensino de nanociência e nanotecnologia
title_sort Uso do método cooperativo de aprendizagem Jigsaw adaptado ao ensino de nanociência e nanotecnologia
author Leite,Ilaiáli Souza
author_facet Leite,Ilaiáli Souza
Lourenço,Ariane Baffa
Licio,José Guilherme
Hernandes,Antonio Carlos
author_role author
author2 Lourenço,Ariane Baffa
Licio,José Guilherme
Hernandes,Antonio Carlos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite,Ilaiáli Souza
Lourenço,Ariane Baffa
Licio,José Guilherme
Hernandes,Antonio Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv nanociência e nanotecnologia
Ensino Médio
método de Aprendizagem Cooperativa Jigsaw
topic nanociência e nanotecnologia
Ensino Médio
método de Aprendizagem Cooperativa Jigsaw
description Atualmente os efeitos estudados pelos campos da Nanociência e da Nanotecnologia (N&N) influenciam o cotidiano do ser humano. No entanto, há ainda dificuldade por parte dos sistemas escolares em abordar esta temática, principalmente no nível de Educação Básica. Neste artigo, tecem-se considerações sobre uma metodologia de ensino de N&N baseada na aplicação de um minicurso a alunos do Ensino Médio, conjuntamente com uma variação do método de Aprendizagem Cooperativa Jigsaw, na qual se utilizou um texto de divulgação científica como eixo da atividade. Obteve-se que a junção das referidas atividades possibilitou que os alunos relacionassem e compreendessem os diferentes conceitos atrelados a N&N, formando e ampliando sua base conceitual de maneira cooperativa entre os sujeitos envolvidos no proceso.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172013000400015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172013000400015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1806-11172013000400015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.35 n.4 2013
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122422121725952