Uso do método cooperativo de aprendizagem Jigsaw adaptado ao ensino de nanociência e nanotecnologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172013000400015 |
Resumo: | Atualmente os efeitos estudados pelos campos da Nanociência e da Nanotecnologia (N&N) influenciam o cotidiano do ser humano. No entanto, há ainda dificuldade por parte dos sistemas escolares em abordar esta temática, principalmente no nível de Educação Básica. Neste artigo, tecem-se considerações sobre uma metodologia de ensino de N&N baseada na aplicação de um minicurso a alunos do Ensino Médio, conjuntamente com uma variação do método de Aprendizagem Cooperativa Jigsaw, na qual se utilizou um texto de divulgação científica como eixo da atividade. Obteve-se que a junção das referidas atividades possibilitou que os alunos relacionassem e compreendessem os diferentes conceitos atrelados a N&N, formando e ampliando sua base conceitual de maneira cooperativa entre os sujeitos envolvidos no proceso. |
id |
SBF-1_4b6f09b151b4a5b7b437d95888aeb8b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1806-11172013000400015 |
network_acronym_str |
SBF-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uso do método cooperativo de aprendizagem Jigsaw adaptado ao ensino de nanociência e nanotecnologiananociência e nanotecnologiaEnsino Médiométodo de Aprendizagem Cooperativa JigsawAtualmente os efeitos estudados pelos campos da Nanociência e da Nanotecnologia (N&N) influenciam o cotidiano do ser humano. No entanto, há ainda dificuldade por parte dos sistemas escolares em abordar esta temática, principalmente no nível de Educação Básica. Neste artigo, tecem-se considerações sobre uma metodologia de ensino de N&N baseada na aplicação de um minicurso a alunos do Ensino Médio, conjuntamente com uma variação do método de Aprendizagem Cooperativa Jigsaw, na qual se utilizou um texto de divulgação científica como eixo da atividade. Obteve-se que a junção das referidas atividades possibilitou que os alunos relacionassem e compreendessem os diferentes conceitos atrelados a N&N, formando e ampliando sua base conceitual de maneira cooperativa entre os sujeitos envolvidos no proceso.Sociedade Brasileira de Física2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172013000400015Revista Brasileira de Ensino de Física v.35 n.4 2013reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/S1806-11172013000400015info:eu-repo/semantics/openAccessLeite,Ilaiáli SouzaLourenço,Ariane BaffaLicio,José GuilhermeHernandes,Antonio Carlospor2015-11-05T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172013000400015Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2015-11-05T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso do método cooperativo de aprendizagem Jigsaw adaptado ao ensino de nanociência e nanotecnologia |
title |
Uso do método cooperativo de aprendizagem Jigsaw adaptado ao ensino de nanociência e nanotecnologia |
spellingShingle |
Uso do método cooperativo de aprendizagem Jigsaw adaptado ao ensino de nanociência e nanotecnologia Leite,Ilaiáli Souza nanociência e nanotecnologia Ensino Médio método de Aprendizagem Cooperativa Jigsaw |
title_short |
Uso do método cooperativo de aprendizagem Jigsaw adaptado ao ensino de nanociência e nanotecnologia |
title_full |
Uso do método cooperativo de aprendizagem Jigsaw adaptado ao ensino de nanociência e nanotecnologia |
title_fullStr |
Uso do método cooperativo de aprendizagem Jigsaw adaptado ao ensino de nanociência e nanotecnologia |
title_full_unstemmed |
Uso do método cooperativo de aprendizagem Jigsaw adaptado ao ensino de nanociência e nanotecnologia |
title_sort |
Uso do método cooperativo de aprendizagem Jigsaw adaptado ao ensino de nanociência e nanotecnologia |
author |
Leite,Ilaiáli Souza |
author_facet |
Leite,Ilaiáli Souza Lourenço,Ariane Baffa Licio,José Guilherme Hernandes,Antonio Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Lourenço,Ariane Baffa Licio,José Guilherme Hernandes,Antonio Carlos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite,Ilaiáli Souza Lourenço,Ariane Baffa Licio,José Guilherme Hernandes,Antonio Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
nanociência e nanotecnologia Ensino Médio método de Aprendizagem Cooperativa Jigsaw |
topic |
nanociência e nanotecnologia Ensino Médio método de Aprendizagem Cooperativa Jigsaw |
description |
Atualmente os efeitos estudados pelos campos da Nanociência e da Nanotecnologia (N&N) influenciam o cotidiano do ser humano. No entanto, há ainda dificuldade por parte dos sistemas escolares em abordar esta temática, principalmente no nível de Educação Básica. Neste artigo, tecem-se considerações sobre uma metodologia de ensino de N&N baseada na aplicação de um minicurso a alunos do Ensino Médio, conjuntamente com uma variação do método de Aprendizagem Cooperativa Jigsaw, na qual se utilizou um texto de divulgação científica como eixo da atividade. Obteve-se que a junção das referidas atividades possibilitou que os alunos relacionassem e compreendessem os diferentes conceitos atrelados a N&N, formando e ampliando sua base conceitual de maneira cooperativa entre os sujeitos envolvidos no proceso. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172013000400015 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172013000400015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1806-11172013000400015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física v.35 n.4 2013 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF) instacron:SBF |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
instacron_str |
SBF |
institution |
SBF |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||marcio@sbfisica.org.br |
_version_ |
1752122422121725952 |