Uma abordagem centrada no aluno para ensinar Química: estimulando a participação ativa e autônoma dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cicuto,Camila Aparecida Tolentino
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Miranda,Ana Carolina Gomes, Chagas,Sinara da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000401035
Resumo: Resumo: Neste artigo, investigou-se um componente de Química em que o ensino é centrado no aluno. Assim, as aulas são organizadas por meio de períodos de estudo (PE) e grupos de discussão (GD), além da utilização de mapas conceituais e Histórias em Quadrinhos como recursos didáticos. Teve-se por objetivo verificar a percepção dos alunos (n=26) sobre o ambiente de aprendizagem proporcionado nesse componente. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário com seis perguntas abertas acompanhadas de uma escala numérica de 10 níveis (1- pouco; 10- muito). Análise dos dados combinou as abordagens quantitativas e qualitativas. Os resultados indicaram que os alunos avaliaram positivamente o componente de Química. Esse resultado é de grande relevância, pois ratifica a importância de se promover ambientes de aprendizagem que permitem a participação ativa e autônoma dos acadêmicos, em prol da qualidade do Ensino Superior.
id UNESP-22_7413a97e2c6d754718e33e0a83e23a70
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132019000401035
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Uma abordagem centrada no aluno para ensinar Química: estimulando a participação ativa e autônoma dos alunosFormação de professoresEnsino de químicaAprendizagem ativaEnsino centrado no alunoResumo: Neste artigo, investigou-se um componente de Química em que o ensino é centrado no aluno. Assim, as aulas são organizadas por meio de períodos de estudo (PE) e grupos de discussão (GD), além da utilização de mapas conceituais e Histórias em Quadrinhos como recursos didáticos. Teve-se por objetivo verificar a percepção dos alunos (n=26) sobre o ambiente de aprendizagem proporcionado nesse componente. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário com seis perguntas abertas acompanhadas de uma escala numérica de 10 níveis (1- pouco; 10- muito). Análise dos dados combinou as abordagens quantitativas e qualitativas. Os resultados indicaram que os alunos avaliaram positivamente o componente de Química. Esse resultado é de grande relevância, pois ratifica a importância de se promover ambientes de aprendizagem que permitem a participação ativa e autônoma dos acadêmicos, em prol da qualidade do Ensino Superior.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2019-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000401035Ciência & Educação (Bauru) v.25 n.4 2019reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320190040012info:eu-repo/semantics/openAccessCicuto,Camila Aparecida TolentinoMiranda,Ana Carolina GomesChagas,Sinara da Silvapor2019-12-11T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132019000401035Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:11.489671Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Uma abordagem centrada no aluno para ensinar Química: estimulando a participação ativa e autônoma dos alunos
title Uma abordagem centrada no aluno para ensinar Química: estimulando a participação ativa e autônoma dos alunos
spellingShingle Uma abordagem centrada no aluno para ensinar Química: estimulando a participação ativa e autônoma dos alunos
Cicuto,Camila Aparecida Tolentino
Formação de professores
Ensino de química
Aprendizagem ativa
Ensino centrado no aluno
title_short Uma abordagem centrada no aluno para ensinar Química: estimulando a participação ativa e autônoma dos alunos
title_full Uma abordagem centrada no aluno para ensinar Química: estimulando a participação ativa e autônoma dos alunos
title_fullStr Uma abordagem centrada no aluno para ensinar Química: estimulando a participação ativa e autônoma dos alunos
title_full_unstemmed Uma abordagem centrada no aluno para ensinar Química: estimulando a participação ativa e autônoma dos alunos
title_sort Uma abordagem centrada no aluno para ensinar Química: estimulando a participação ativa e autônoma dos alunos
author Cicuto,Camila Aparecida Tolentino
author_facet Cicuto,Camila Aparecida Tolentino
Miranda,Ana Carolina Gomes
Chagas,Sinara da Silva
author_role author
author2 Miranda,Ana Carolina Gomes
Chagas,Sinara da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cicuto,Camila Aparecida Tolentino
Miranda,Ana Carolina Gomes
Chagas,Sinara da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Ensino de química
Aprendizagem ativa
Ensino centrado no aluno
topic Formação de professores
Ensino de química
Aprendizagem ativa
Ensino centrado no aluno
description Resumo: Neste artigo, investigou-se um componente de Química em que o ensino é centrado no aluno. Assim, as aulas são organizadas por meio de períodos de estudo (PE) e grupos de discussão (GD), além da utilização de mapas conceituais e Histórias em Quadrinhos como recursos didáticos. Teve-se por objetivo verificar a percepção dos alunos (n=26) sobre o ambiente de aprendizagem proporcionado nesse componente. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário com seis perguntas abertas acompanhadas de uma escala numérica de 10 níveis (1- pouco; 10- muito). Análise dos dados combinou as abordagens quantitativas e qualitativas. Os resultados indicaram que os alunos avaliaram positivamente o componente de Química. Esse resultado é de grande relevância, pois ratifica a importância de se promover ambientes de aprendizagem que permitem a participação ativa e autônoma dos acadêmicos, em prol da qualidade do Ensino Superior.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000401035
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000401035
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320190040012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.25 n.4 2019
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170958538801152